TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da educação ética e educação

Por:   •  19/9/2017  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Formação de Professores e Trabalho Docente

Semestre Letivo: 2017.2

Professor Dr. Pablo Cruz Spinelli

Aluno: Wilton Ferreira dos Santos

Aula 18 – Filosofia da educação ética e educação - Ética no contexto escolar - Vídeo documentário realizado com a professora Terezinha Azeredo Rios.

O que será da educação sem a ética? Esta pergunta a professora Terezinha Rios, traz para iniciar suas reflexões sobre a ética no contexto escolar.  A educação como um gesto de construção da humanidade através de um processo educativo que é realizado por várias instituições sociais, porém a Escola é a instituição que se dedica especificamente a educação, e o professor deve contribuir de forma competente para construir essa humanidade.

Trabalho competente do professor = trabalho de boa qualidade; não apenas professores mais de boa qualidade a essas “qualidades” a professora Terezinha Rios, defende a idéia de que competência é saber fazer bem o que é preciso fazer (qualificar a qualidade) e nomina as dimensões constituintes da competência do professor como técnica, estética, política e ética.   Dimensão Técnica: que tem a ver com o saber fazer, dominar bem o conteúdo a ser ensinado e o não mais importante saber ensinar; dimensão Estética: o trabalho é bonito se atinge o objetivo “relação pedagógica” a presença da sensibilidade e da beleza no trabalho, prazer no que se faz; dimensão Política: tomar partido não ser de um partido, estar atento as demandas da sociedade na construção e implementação da “organização curricular” que deve ser importante na construção do ser humano, do cidadão para a vida na polis; dimensão Ética: dimensão fundante da competência, ela se articula com as dimensões anteriores, o comprometimento da construção do bem comum com a apropriação dos saberes.

O gesto do professor ensina! Quando se ensina uma disciplina não é a penas “matemática, informática etc.”, ensina-se valores, ensina-se com gestos com atitudes. A isso a professora chama de “Um trabalho de boa qualidade”.

 

Referência        

, acessado em 05/09/2017, as 16h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com