TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de aprendizagem: Gestão Estratégica

Data: 01/11/2013

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia e analise o artigo abaixo indicado.

Faça a leitura do texto "Planejamento ou Pensamento Estratégico?" disponível no site: http://www.intelligentia.com.br/novidades/artigos/ensaio_rap0203-2.pdf e, em seguida faça o que se pede abaixo.

a) Elabore uma análise crítica, levando em consideração os seguintes itens: (3,5 pontos)

- A síntese da opinião de 2 outros autores (com a devida referência) além do autor do texto acima Robin Alves Pagano.

- O posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- As convergências e divergências entre os autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

Resposta:

Segundo o autor do texto indicado, Robin Alves Pagano o Pensamento e o Planejamento Estratégico não são opções distintas, não se deve optar por uma única  escola de formulação de estratégias em detrimento de outra, pois a junção das duas ampliam a competitividade da organização para assim se maximizar os resultados.

Na opinião Pagano, o Planejamento Estratégico é muito importante para  empresa, pois ele propicia um detalhamento dos seus objetivos e metas de médio e curto prazo, e  ao contrário do que alguns pensão, não são decisões tomadas,  que não podem ser reversíveis, tem que se ter sempre um plano de ação para a resolução de acontecimentos e situações inesperadas.

Já o Pensamento Estratégico também é importante, pois ele tem em si o poder de criatividade, intuição e é capaz de se adequar mais facilmente as mudanças de cenários. Mas em contrapartida, ao confiar demasiadamente em sua capacidade de provocar as mudanças organizacionais com vista à realização da estratégia, pode correr o risco de se ter processos muito demorados, e a empresa se especializar em “apagar incêndios”.

 Segundo o escritor e consultor Mário Persona, o profissional ou a empresa  que fizer apenas um Planejamento Estratégico dos seus objetivos, está fadado ao fracasso, levando em conta o mundo extremamente dinâmico em que vivemos hoje. É necessário estar sempre atento ao mercado, empresa e profissionais prontos para novas tomadas de decisões. Planejamento leva em consideração dados que foram coletados do passado ou no máximo de um presente imediato.

Para Persona, o Pensamento Estratégico é o mais importante atualmente, e três coisas são fundamentais para que profissionais e empresa consigam se sobressair diante de novas oportunidades: Detectar; Analisar e Atender.

Segundo o autor Luiz Eduardo Gasparetto, o Pensamento Estratégico pensa apenas no hoje e no amanhã da empresa, este só define para onde a empresa vai, mas não como chegar lá. Aí que entra o Planejamento, para traçar os planos e as metas.

Na opinião de Gasparetto, depois de viver um período de ascensão, sendo uma atividade importante nas organizações, o Planejamento Estratégico viveu um período de ostracismo, devido a alta da inflação, era impossível fazer um planejamento mesmo a curto prazo, praticamente inútil, devido as tantas variáveis e rápidas mudanças de cenário, se tornava um processo obsoleto. Assim se fazendo necessário sempre um Pensamento Estratégico. Mas com a volta da estabilização financeira e o controle da inflação, o Planejamento voltou a ser uma fundamental ferramenta para definir os rumos da empresa.

Já o nosso livro de estudos pondera o quão importante é o Planejamento Estratégico, mas ressalta que não se deve abrir mão de planos adaptativos e contingenciais, ou seja, nunca podemos abrir mão do Pensamento Estratégico.

Após toda essa pesquisa, concluo que praticamente todos são unanimes quanto ao uso do Planejamento e Pensamento Estratégicos, não podendo jamais abdicar de um ou outro, uma empresa que quer se manter sólida e competitiva precisa ter estas duas formas de administração no “sangue”.

b) Elabore uma dissertação com quatro parágrafos. (3,5 pontos)

- No primeiro parágrafo - Apresentar as ideias de Robin Alves Pagano e os outros 2 autores que você escolheu como fonte.

- No segundo parágrafo - Apresentar o posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- No terceiro parágrafo - Apresentar as convergências e divergências entre autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

- No quarto parágrafo apresente a sua conclusão abordando a partir de suas análises a importância do Pensamento e Planejamento estratégico para as organizações na atualidade.

Resposta:

Tentarei expor de uma maneira breve o que é e para que serve o Planejamento e o Pensamento Estratégico, levando em consideração as opiniões de Robin Alves Pagano, Mário Persona e Luiz Eduardo Gaspareto.

O Planejamento Estratégico trata-se de uma análise do ambiente corporativo, levando-se em consideração os seus aspectos internos e externos, traçando objetivos e metas para curto, médio e longo prazo, sempre com planos de ação e contingência, pois este Planejamento tão formal, não pode ser tão rígido, deve haver uma flexibilidade no plano de ação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (335.5 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com