TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica Reestruturação dos Processos internos de TI

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

Reestruturação dos Processos internos de TI

Empresa: Minas Móvel

Julho /2018

[pic 2]


Elaborado por: Luiz Ferreira

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação


Sumário

Tópicos desenvolvidos        4

Apresentação e objetivo        5

Desenvolvimento        7

        Produção        8

        Distribuição        8

        Logística        9

        Serviços        10

Considerações finais e recomendações        12

Referências bibliográficas        13

 

Tópicos desenvolvidos

Serão elaborados relatórios com ações estratégicas para melhoria nos processos internos da Minas Móvel, envolvendo as seguintes áreas:

  • Produção;
  • Distribuição;
  • Logística;
  • Serviço.

Apresentação e objetivo

Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, publicada em 2011, os dados revelam o crescimento do uso pessoal de aparelhos celulares por brasileiros com mais de 10 anos de idade, frente a 2005, foi de 107,2%.

O crescimento e a expansão do setor de telecomunicações podem ser evidenciados em outras fontes. Por exemplo, o relatório O desempenho do setor de telecomunicações no Brasil – séries temporais – 1T13 (primeiro trimestre de 2013), apresentado pela Telebrasil, onde informa:

 • a densidade do serviço de telefonia fixa comutada se mantém estável desde 2008 (de 21,7 a 22,5 acessos por 100 habitantes);

• a densidade do serviço de TV por assinatura, que também se manteve estável       (de 2,0 a 2,1) até 2004, passou a ser de 8,5 assinantes por 100 habitantes no final do primeiro trimestre de 2013 (1T13);

• já a densidade dos serviços de comunicação móvel (celular) e de acesso fixo à internet banda larga atingiram 133,7 e 10,6 assinantes por 100 habitantes, valores bem superiores aos registrados em 2001 (16,4 e 0,20, respectivamente).

Segundo o Resumo Executivo por Serviço, de maio de 2013, os indicadores relativos à telefonia móvel, em fevereiro de 2013, foram:

• 265,5 milhões de acessos (+4%);

• 134 acessos/100 habitantes; • 80% dos celulares no regime pré-pago;

• 60.790 ERBs, com crescimento de 10% em um ano;

• 6.000 ERBs ativadas em 2012, com crescimento de 64% em relação a 2011;

• 83% da população em cidades com, pelo menos, quatro prestadoras;

• todos os municípios brasileiros com cobertura da telefonia móvel.

Por decorrência do crescimento de uso de telefones celulares e a expansão do setor telecomunicações, encontramos a Minas Móvel. Uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação que iniciou suas atividades em 2007, com um grupo de cinco profissionais, sendo eles, das áreas de Administração de Empresas e Ciências da Computação.  

Em razão ao rápido crescimento e o aumento da demanda por sistemas que utilizem a internet, a empresa necessita rever seu modelo de negócio e elaborar novas estratégias para os processos de Produção, Distribuição, Logística e Serviços, para manter a vantagem competitiva.

Esta analise tem como objetivo planejar e desenvolver soluções de melhoria na infraestrutura de TI da Minas Móvel, visando o atendimento com excelência a seus clientes.

Desenvolvimento

Vivemos em uma ERA onde tudo é urgente, onde os clientes por sua vez estão cada vez mais exigentes, em busca de excelentes níveis de qualidade seja de produtos, serviços e atendimento. Portanto para se manter frente à concorrência é preciso se antecipar, e saber quais são suas necessidades para surpreendê-los e encantá-los.

E para isso, exige-se uma gestão cada vez mais eficaz, que possibilite ter informações confiáveis, aumentar o faturamento, reduzir as despesas, ter o controle do estoque, controlar as compras, fazer a gestão e garantir a comunicação com a equipe, otimizar o fluxo de trabalho, gerir o fluxo de caixa, executar as tarefas diárias, acompanhar o planejamento x o realizado, saber que produtos/serviços são mais rentáveis, cuidar do marketing, como está a qualidade de atendimento, estar atento ao mercado e concorrentes, além de outras tantas coisas que são necessárias para atingir os resultados financeiros e operacionais do negócio.

Neste caso, a Tecnologia da Informação, é um excelente aliado ao gestor, pois provêem ferramentas ou sistemas/ aplicativos, que auxiliam no gerenciamento do negócio como um todo, tornando-se fundamental para o bom funcionamento das organizações.

Desta forma é através de novas ferramentas da tecnologia da informação, que a empresa Minas Móvel irá alcançar o objetivo de melhoria em seus processos internos, e será decisiva para a reestruturação de seu posicionamento estratégico, obtendo assim maior vantagem competitiva.

  • Produção

Atualmente para se ter vantagens competitivas as organizações precisam ter conhecimento e estar cientes de todos os seus processos de produção, como cada área esta desempenhando seu papel e visando resultados positivos em termos de lucro.

Como já falamos anteriormente, a integração entre TI e os demais departamentos são de suma importância para a eficiência organizacional. Para isso uma ferramenta adequada mostra-se essencial para condicionar os meios necessários, para uma correta interpretação dos dados dos diversos setores da organização.

Uma ferramenta que pode oferecer os subsídios necessários para o enfrentamento dos desafios presentes e futuros que impactam as organizações, e permitir a eficiência organizacional, é através do uso do SIG (Sistemas de Informações Gerenciais), ferramenta que têm por característica a integração de todos os processos da empresa, eliminando assim redundância de trabalho, como por exemplo, quando há uma venda, automaticamente já há a baixa do estoque, o contas a receber já fique atualizado. Ele oferece muitas vantagens para as organizações, sendo a busca por resultados o vetor principal de sua existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (266.9 Kb)   docx (805.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com