TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.678 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

FACULDADE DE NÉGOCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (FACNET)

Andréia Kalinna de Souza – RA 2400008263

Gestão de Recursos Humanos

Disciplina:  Gestão de Desempenho

Professor EAD: Rosemeire Farias

Professora Presencial: Alessandra Lee

GESTÃO DE DESEMPENHO

BRASÍLIA – DF

25/08/2014


SUMÁRIO

1. Introdução        2

2. Mercado de trabalho e de recursos humanos: variações de ofertas e demanda        3

2.1 A modernidade e o RH        4

3. Levantamento e descrição de perfil profissional        5

3.1 Ficha de Descrição De Cargos        6

4. O Processo de recrutamento - tipos de ferramentas        7

4.1 Modelo de Anúncio e Descrição da Empresa        8

5. O processo de seleção: Principais técnicas, relação custo e benefício, analise de currículo e seleção por competência.        9

5.1 Seleção por Competência        9

5.2 As etapas necessárias para o processo de seleção        9

6. Entrevista de seleção e Jogos e dinâmicas de grupo        11

6.1 Dinâmicas        11

7. Ambientação e Integração de Pessoal        14

7.1 Dinâmica de integração para novo funcionário: Recital das Almas Gêmeas        14

8. Considerações Finais        15

9. Referências Bibliográficas        16


[pic 2]

1. Introdução

O presente trabalho tem como tema principal a Gestão de Desempenho que surgiu nos últimos anos como um conceito alternativo as técnicas tradicionalmente utilizadas para avaliar o desempenho dos colaboradores. A Gestão de Desempenho trata-se de um processo mais recente, no âmbito da gestão de pessoas, que vem evoluindo muito nas organizações, passando de um mero processo de avaliação para um processo de gestão da aprendizagem, do auto desenvolvimento, da gestão da própria carreira, das aspirações profissionais, além da contratação de resultados quantitativos do negócio.

Antes praticava-se a avaliação de desempenho focando-se essencialmente números, metas e objetivos, identificando-se ao final de um período os resultados obtidos pela empresa, área ou unidade de trabalho e dos indivíduos que tinham seus objetivos cascateados dos objetivos e metas mais amplos da empresa. Hoje, na era do planejamento e dos mapas estratégicos, as organizações, além de traçarem seus planos de negócio e resultados esperados, também definem as expectativas de seus clientes, as competências essenciais da organização, traços de cultura e valores e diferenciais dos produtos e de serviços que não podem ser traduzidos apenas em números e que demandam uma avaliação comportamental, por parte dos gestores, tornando o processo mais subjetivo e cheio de significados específicos para o sucesso do negócio.

Como tem sido implantada? A partir das definições de metas e objetivos do negócio, da clarificação dos valores e competências requeridas para a organização e para o cargo e dos profissionais expressarem suas aspirações e registrarem seu histórico profissional e de aprendizagem, um banco de dados pode ser elaborado e com a ajuda da tecnologia, pode ser acompanhado pela empresa gerando um verdadeiro mapa de talentos e potenciais, onde os critérios do desempenho superior ficam mais claros e transparentes para todos os envolvidos no processo. A gestão por desempenho figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos, conforme explicam Brandão e Guimarães (2001). Segundo esses autores, a gestão por desempenho constitui um processo contínuo, que tem como etapa inicial a formulação da estratégia organizacional. Conclui-se que a retenção dos bons colaboradores é indiscutivelmente, um componente essencial para o sucesso das organizações, na atual economia.

2. Apresentação da Empresa Estudada

Companhia de Bebidas das Américas – Ambev, localizada na Rua Renato Paes de Barros, 1017, 4º andar São Paulo – SP. A Ambev atua no ramo de bebidas, produzindo e comercializando cervejas, refrigerantes e bebidas não carbonatadas. A Companhia de Bebidas das Américas nasceu em 1999, quando as centenárias Cervejarias Brahma e Companhia Antarctica anunciaram a decisão de juntar esforços. O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novas marcas tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil.

A Ambev é a empresa líder na maioria dos mercados em que atua, possui elevada capacidade de geração de caixa, a sua gestão eficiente tem proporcionado crescimento nas vendas aliado ao aumento da rentabilidade e tem uma baixa alavancagem com uma necessidade relativamente baixa de investimentos, garantindo assim uma boa remuneração aos acionistas.

2.1. Descrição da Empresa

Nome

           Companhia de Bebidas das Américas – Ambev

Localização

           Rua Renato Paes de Barros, 1017, 4º andar São Paulo – SP

Segmento em que atua

           Atua no ramo de bebidas

Missão

A missão da Ambev é a sua razão de ser e seu compromisso como empresa. “Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.”  

Visão

Sua visão é “ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor”.

Valores

Os seus princípios (valores) estão divididos em três: sonho, gente e cultura. O princípio sonho afirma que o sonho que motiva os funcionários a trabalharem juntos com um único objetivo: ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor. O princípio gente defende a liberdade que pessoas excelentes possuem para crescer em velocidades condizentes com seus talentos, e serem recompensadas adequadamente. Estes são os ativos mais valiosos da companhia. Além disso, os líderes devem selecionar pessoas com potencial para serem melhores do que eles, pois assim, a empresa avalia os seus líderes pela qualidade das suas equipes. Por último, temos o princípio cultura onde a companhia estimula os seus colaboradores a nunca estarem completamente satisfeitos com os seus resultados; eles acreditam que o bom senso e a simplicidade orientam melhor que sofisticação e complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com