TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Web

Por:   •  1/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

Historia da Web

Nomes: Miguel Kuckoski, Lucas Marcelino, Douglas de Lima, Carlos Eduardo Ferreira, Matheus Almeida.

Unidade: Palhoça – Pedra Branca

Data: 21/03/2017

Sumário

História da Web        3

Origem        3

Aperfeiçoamento        3

Anos de 90-00        3

Web 1.0        4

Web 2.0        4

Web 3.0        4

Web 4.0: Futuro próximo ou realidade distante?        4

Bibliografia        6


História da Web

Origem

Após a frustração dos Estados Unidos com o sucesso do lançamento do satélite “Sputnik 1” pela união soviética em outubro de 1957, foi criado a ARPA (Agencia de projetos de pesquisa avançada) com o foco em desenvolver tecnologias inovadoras para suprir necessidades ainda não identificadas.

Cientes do poder da comunicação os E.U.A criaram um sistema de descentralização de suas informações no pentágono para evitar a perda total em caso de ataques por parte da união soviética. Assim surgiu a necessidade de fazer a interligação desses arquivos.

Em 1962 o chefe do escritório de processamento de informação da ARPA, Joseph Licklider, selecionou um grupo para desenvolver pesquisas em computadores, embora tenha deixado o grupo antes de iniciar os trabalhos.

Com isso foi apenas em 1967 que a ideia para uma rede de computadores surgiu, a “ARPANET”, e em dezembro de 1969 a primeira rede de 4 computadores já estava funcionando. Sendo utilizado uma técnica de envio de dados divididos em pequenos pacotes para que pudessem ser processados rapidamente sem bloquear a comunicação entre as outras partes, sendo também uma forma de codificação de dados na época.

Com o projeto concretizado, começaram a surgir diversas outras redes usando o mesmo sistema de troca de dados, tem se como exemplo a X.25 (desenvolvida pela união internacional de comunicações), a JANET, que permitiu a comunicação entre todas as universidades do Reino Unido, e a rede americana CompuServe. Entretanto, apesar de terem redes com bastante conexões, eram privadas, diferentes das dos tempos atuais.  

Aperfeiçoamento

O maior problema surgiu quando tentaram fazer a comunicação entre diferentes redes, devido a utilização de protocolos diferentes na arquitetura das redes, fazendo com que Robert Kahn (ARPA) começasse a estudar uma padronização para essas estruturas. Mas foi só com a chegada de Vinton Cerf da universidade de Stanford que conseguiram mascarar essa diferença de protocolo, criando uma padronização chamada de “Internet Transmission Control Program”.

Financiados pela ARPA, o desenvolvimento deste software foi concluído e em 1982 as conexões para fora dos EUA foram convertidas para usar o novo protocolo “TCP/IP”. Iniciando a internet como hoje a conhecemos. A partir disso foi necessário aprimorar as tecnologias para que as redes suportassem a quantidade de acessos que eram crescentes na época.

Anos de 90-00

Em 1992 o cientista Tim Berners-Lee criou o World Wide Web (www) que possibilitava a criação de hipertextos permitindo o acesso e edição por várias pessoas simultâneamente. Também nos anos 90 foi desenvolvido o protocolo HTTPS, garantindo a troca de dados criptografados em rede, aumentando o interesse mundial pela web.

Logo em seguida começaram a surgir os grandes portais da web, como Yahoo, Uol, salas de bate papo, mensagens instantâneas, Google, etc. E nos anos 2000 essa expansão já se consolidava no cotidiano popular, o que traria ainda mais evoluções.

Web 1.0

A web 1.0 é praticamente como a internet começou para informar e trocar informações, mas de maneira estática e com quase nenhuma interação por parte do usuário e com variados diretórios de links. A internet começou a evoluir e tomar forma a partir das necessidades das pessoas.

Mesmo tendo poucos usuários, a grande maioria fazia um uso bem técnico da rede, os sites que mais dominavam eram os de empresas e instituições cheias de páginas em construção.

Os principais serviços dessa época eram: Altavista, Yahoo, Netscape, DMOZ, Hotmail e Google.

Web 2.0

Na web 2.0 as páginas deixam de ser estáticas com pouco conteúdo e muitos links para migrar para seu período em que se popularizou mundialmente com conteúdos dinâmicos e atrativos, dando a chance de seus internautas terem a criação de seus próprios conteúdos com a chegada das redes sócias como YouTube, Facebook, Wikipédia entre outras conhecidas até hoje.

Toda essa evolução se deu entre os anos de 2000 a 2009 e é nesse período em que as pessoas começam a utilizar a navegação mobile e uso de aplicativos fortemente. O termo web 2.0 foi criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media.

Web 3.0

A Web 3.0, também conhecida como Web Inteligente ou Web Semântica. Tem como principal característica a exibição de conteúdos mais organizados e mais inteligentes já disponíveis na internet, muito mais personalizado para cada usuário baseado nas suas pesquisas e comportamentos. Temos como exemplo o site de pesquisas da Google. Se um jornalista esportivo pesquisar determinado conteúdo, vai receber mais resultados relacionados ao esporte do que se um chefe de cozinha pesquisar o mesmo conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com