TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História das Telecomunicações

Por:   •  19/11/2020  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Avançado de Porteirinha

"A História das Telecomunicações"

ALUNO: TÚLIO HENRIQUE DOS SANTOS

         O telegrafo é considerado o primeiro dispositivo responsável ​​pela transmissão de informações à distância. Dentre as muitas invenções que visavam à telecomunicação, acredita-se que o primeiro telegrafo foi desenvolvido pelo francês Claude Chappe em 1790, que utilizava-se de braços mecânicos articulados colocados em torres que transmitiam mensagens a até 16 km de distância. Logo após veio o telegrafo que foi considerado um marco muito importante para a história, o seu criador Morse inventou também um código para transmitir a informação através de seu telégrafo, o código Morse. Embora desacreditado por 12 anos, Morse conseguiu apoio do governo para construir fios elétricos de Baltimore a Washington DC, e a mensagem: “Que obras fez DEUS?”, viajou nos fios até Baltimore num piscar de olhos.

      Em 5 de agosto de 1858 o primeiro cabo telegráfico transatlântico é inaugurado, mas a comunicação foi interrompida 4 semanas depois e em 1866 é inaugurado o segundo cabo telegráfico transatlântico, que estabelece comunicação permanente entre a Europa e os Estados Unidos, e 15 anos depois já havia mais de 160 mil km de cabos submarinos. Nesse mesmo período surgiu o pantelégrafo do francês Caseli, esse aparato enviava imagens pelas linhas telegráficas e é considerada a primeira maquina de fax do mundo. O primeiro telefone foi chegar em 1876, construído por Alexander Bel e em 1877 Tomas Edson inventou um telefone com um microfone muito melhor que o de Bel, e acreditava que atender o telefone dizendo alô seria melhor do que dizer oi, como Bel tinha definido.

   O termo “fibra óptica” só veio em 1951, depois de uma longa espera por melhores tecnologias. Nos anos 70, foram aperfeiçoados os dispositivos emissores, como o LED e o Laser, que possibilitaram o surgimento dos primeiros sistemas de transmissão por fibra óptica. No ano anterior ao desenvolvimento da fibra ótica uma equipe da universidade da Califórnia ligava o primeiro computador ao que se tornaria a internet e em 1989 foi inaugurado o primeiro sistema de telefonia celular do Brasil.

     

   

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com