TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DAS ORGANIZAÇÕES

MELO, Daniel Reis Armond. A importância da tecnologia da informação nas estratégias das organizações contemporâneas: breve revisão de literatura. In: Convibra, 2008. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/2008/artigos/412_0.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014.

APRESENTAÇÃO DO AUTOR DA OBRA

O professor Daniel Reis Armond de Melo possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012). Mestre em Engenharia de Produção (2006) e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (2002).Atualmente é Professor da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de consultoria empresarial, atuando principalmente nas seguintes áreas: Gerenciamento de Projetos, Gestão da Inovação e Sistemas de informação.

PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA

O trabalho visa analisar o impacto das tecnologias, principalmente da Tecnologia da Informação, sobre o ambiente organizacional das empresas. Seus objetivos foram identificar os impactos percebidos quando da implantação da Tecnologia das Informações; analisar as influências da Tecnologia de Informação como ferramenta indispensável no mundo contemporâneo e em um mercado hipercompetitivo, buscando discernir a necessidade para conhecimento geral e seu funcionamento. Enfocar para consequências de utilização da tecnologia e como isso atingirá positivamente as empresas.

RESUMO

Em seu artigo MELO enfatiza em um dos pontos abordados, o relacionamento entre a globalização e o avanço tecnológico, determinado pela agilidade com que as informações ocorrem, exigindo das empresas um sistema de informação ágil e um papel estratégico. Destaca a evolução rápida dos sistemas de Informação, seu uso e exploração. Foca a importância da informação para a gestão das organizações como peça indispensável, tornando-se vital para a sobrevivência das organizações, principalmente a utilização da Tecnologia de Informação (TI),contudo esta realidade, obriga as organizações não apenas novas práticas gerenciais, mas um novo conhecimento administrativo, onde o domínio da informação, a rapidez de decisão podem fazer toda diferença.

Por muito tempo a tecnologia da informação foi considerada como um item de suporte à organização na redução de custos, nos últimos anos tem evoluído, passando para um nível tático e atualmente ao nível estratégico das organizações. Diante deste cenário as empresas passaram a elaborar seus planos e criar estratégias voltadas para o futuro, tendo como alicerce a TI. O autor apoia em dois modelos que visam estudar o papel, a gestão e a organização da TI. O primeiro modelo denominado Grid Estratégico, de McFarlan (1998) permite visualizar como a TI está relacionada à estratégia e a operação do negócio da empresa. O segundo modelo, Matriz de Intensidade de Informação, de Porter e Milar (1985), discute o problema destacando o quanto de informação é contido no processo e no produto.

O autor esclarece que, estar conectado à rede mundial de computadores pode representar desvantagem por haver maior exposição das informações, porém em contrapartida indica uma grande vantagem pela agilidade das informações, diminuição de tempo na realização das tarefas, redução dos gastos e disponibilização de ferramentas para a tomada de decisões em tempo ágil. Contudo, outros avanços em TI já se baseiam no comportamento humano, tendo como norte suas necessidades e disposições em relação ao uso da informação, mostrando assim uma tendência de mover o usuário para o centro do foco, ofertando uma vasta opção de informações.

Embora poucos aspectos da função da TI tenha sido destacados, como a redução de custos, aumento de produtividade agilidade na tomada de decisão e etc., o verdadeiro objetivo da TI é a competitividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com