TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL PARA AS EMPRESAS NA TOMADA DE DECISÕES

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL PARA AS EMPRESAS NA TOMADA DE DECISÕES

As estratégias de negócios estão evoluindo muito rápido e boa parte disso se deve ao avanço da tecnologia e as possibilidades que ela abre. Os sistemas de informações gerenciais são ferramentas com intuito de apoiar decisões de uma empresa em diferentes pontos, desde o nível estratégico até o operacional, um exemplo bastante comum são as ferramentas de BI (business intelligence). Considerando tudo o que a análise de dados proporciona, nas mais diversas áreas, faz com o que esse tipo de sistema tenha sua relevância no meio empresarial.

No meio dessa revolução tecnológica e avanço na ciência em geral nota-se que o trabalho pesado vem sendo substituído cada vez mais por trabalho inteligente, onde se minimiza o esforço e maximiza o retorno. É lógico imaginar que isso teria impacto no meio empresarial, onde as empresas querem minimizar gastos e potencializar lucros, mas isso não quer dizer ter ganhos altos em tudo e sim dizer que o esforço deve ser aplicado de maneira inteligente em pontos onde a rentabilidade é maior.

Os sistemas gerenciais se destacam pois ajuda na escolha de aplicação de força, analisando dados de clientes, por exemplo, e vendo quais tem mais constância de compras, quais compram mais, quais prazos mais escolhem etc. Esses dados são importantes para a gestão, pois mostram como ela deve guiar seu comportamento, cortando excessos de forças, mesmo que pequenos, em diversos pontos, aparando e contendo melhor as despesas. Como exemplo temos o simples fato de otimizar uma rota baseando-se em proporcionar um atendimento menos corrido para o representante, assim, aumentando a qualidade do serviço minimizando o prejuízo de tempo. As grandes empresas sentem o impacto maior em usar esse tipo de software para auxiliar toma de decisões pois tem vários subnegócios e subáreas de atuação onde qualquer economia pequena permite investir esse esforço em outras partes com potencial de retorno.

A importância de ter um analista de dados nas empresas cresce junto com a ideia de que informação é o novo petróleo, saber diferenciar relacionamento e causalidade nesse tipo de sistema pode garantir uma evolução estável dessas empresas. A importância de se ter sistemas gerencias que retornam dados relevantes, importante destacar essa parte, junto com um analista bem preparado para ajudar a tomar decisões de peso (desde pequenas mudanças, como alterar a posição do balcão de vendas, até mudança operacional da indústria) que geram aumento de valor, humano ou financeiro, a empresa. As mudanças vão ocorrer, cabe ao meio ser gerador da mudança e ditar o ritmo ou ser forçado a acompanhar os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com