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A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA SOCIEDADE E NO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Por:   •  6/3/2018  •  Artigo  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  426 Visualizações

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A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA SOCIEDADE E NO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.

Mateus de Sousa Valente1, Guilherme Henrique Rodrigues da Silva¹, Lucas de Paiva Santos1, José Roberto de Almeida1

¹Universidade de Uberaba - UNIUBE, Uberaba - Minas Gerais

mateus.sousa.valente@gmail.com.br; jose.almeida@uniube.br

Resumo

Atualmente, os jogos eletrônicos estão cada vez mais populares, e a sua influência na nossa sociedade aumenta conforme o tempo passa. Além de ser, hoje, um dos maiores mercados do mundo, gerando cerca de 100 bilhões de dólares ao ano, os jogos digitais trazem tecnologias e conceitos inovadores que são usados em inúmeros setores da indústria. Áreas como o empreendedorismo, medicina, arquitetura, televisão e engenharia, utilizam das técnicas e conhecimentos derivados do desenvolvimento de jogos eletrônicos. Dessa interação, surgiram dois conceitos: serious game e gamification, que são abordados ao decorrer deste artigo. Apesar da popularidade dos jogos digitais e sua influência na indústria, o Brasil tem pouca participação na produção de produtos para esse mercado. Para mudarmos esse cenário, as pessoas devem conhecer alguns dos aspectos, discutidos neste trabalho. Temas como as características do mercado, perfil do consumidor e seu impacto no desenvolvimento humano e social, também são abordados.

Palavras-chave: Jogos eletrônicos, gamifi-cation, serious games.

1 Introdução

A indústria de jogos digitais (games) hoje em dia representa um mercado muito expressivo. No mundo, os games já faturam mais que setores como cinema e música. Mas não é apenas a sua capacidade de geração de empregos e renda que lhe dá importância, pois o mercado de jogos eletrônicos possui uma grande vocação de gerar inovações tecnológicas nos mais diversos setores da economia. Assim, a título de exemplo, já influenciaram a arquitetura, construção civil, desenvolvimento de sistemas, educação, treinamento, publicidade e vários outros (FLEURY,2014).

Se hoje essa indústria está em crescimento, um dos motivos é que o perfil do consumidor mudou. Se outrora, era formado por consumidores em sua maioria jovens do sexo masculino, atualmente esse cenário é totalmente diferente. Agora, existem consumidores jovens, adultos e idosos. E, em relação a gênero, é praticamente igualitário.

Por consequência dessa mudança, a produção dos games ficou cada vez mais complexa. As necessidades para se desenvolver um jogo tornaram-se extremamente técnicas, exigindo sempre inovação em tecnologia e, muitas vezes, deixam de ser apenas entretenimento.

Como resultado dessas necessidades a produção de games incorpora uma equipe multidisciplinar, em sua maioria altamente especializada. Faz-se necessário, então, a interação entre os setores de programadores e engenheiros de software. São necessários também, artistas, animadores, designers, roteiristas, compositores, músicos, enfim, áreas que combinam a mais pura criatividade com a alta tecnologia.

Dessa maneira, não é incomum que por causa da variedade e especialização dos fabricantes, eles comecem a atuar simultaneamente em outros setores. Hoje, quando há essa atuação conjunta, chama-se de serious game. Mas, quando são aplicados conceitos que interferem na interação entre pessoas e empresas, dá-se o nome de gamification.

 Apesar de tal panorama, para se aproveitar desse mercado no Brasil, os jogos digitais ainda têm que superar preconceitos. Tais aspectos estão relacionados em grande parte à visão de que são atividades restritas a jovens adolescentes que perdem horas preciosas de estudo e são estimulados a atos de violência e perversidade (FLEURY, 2014).

Para desmitificar esses preconceitos, o objetivo deste artigo é informar e discutir sobre os impactos dos games na sociedade, seu mercado e sua evolução tecnológica.

 

2 Materiais e Métodos.

Objeto de estudo de universidades, indústrias e estudiosos do comportamento humano, a consequência trazida pela inclusão dos jogos eletrônicos no cotidiano pode ser variada. Portanto, é possível que encontremos inúmeros estudos positivos e negativos sobre os efeitos dos videogames.

2.1 Influencia dos jogos eletrônicos no desenvolvimento humano e social.

Pelo lado positivo, eles aumentam nossa capacidade de resolver problemas de lógica e matemática. Desenvolvem a coordenação motora, melhoram a habilidade de planejar e gerenciar recursos, além de nos tornar mais rápidos para pensar e memorizar. Logo, também nos influencia no âmbito emocional, evoluindo nossa competência de responder à desafios e frustrações.

Dessa forma, nos ajuda a lidar com tomadas de decisões e, quando necessário, a repensar objetivos. Enfim, impactam em inúmeras habilidades que se refletem no cotidiano.

Em contrapartida, é possível visualizar aspectos negativos, porque em vários estudos é criada uma correlação entre quem joga e um aumento de violência no seu comportamento. Além disso, outro fator ruim, é que os jogos podem ensinar a crianças valores errados e recompensar as pessoas por serem violentas. Jogar descontroladamente, estendendo-se por horas e dias, pode gerar comportamentos antissociais e queda de desempenho na escola ou trabalho (RAISE SMART KID, 2016).

Porém, é necessário entender que os jogos como qualquer outra mídia, devem ser consumidos da maneira correta, ou seja, sem exageros, e quando apresentados a crianças, devem ser acompanhados por seus responsáveis.

Logo, conclui-se que os aspectos negativos não estão no jogo em si, mas em um consumo inapropriado. Sendo assim, a faixa etária indicativa para o jogo deve ser respeitada, e seu consumo exige moderação.

Sem dúvida, a questão mais controversa e polêmica é a da violência. Encontram-se inúmeros estudos contra e a favor da correlação entre o comportamento agressivo e jogos eletrônicos violentos. Como qualquer outra mídia por si só não é capaz de tornar alguém violento. Mas, é considerado um fator de risco para pessoas com predisposição a violência (O GLOBO, 2016).

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