TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE JOGOS E BRINCANDEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  10/9/2016  •  Artigo  •  4.537 Palavras (19 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 19

  CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]

[pic 2]

MARIA DO ROSÁRIO GUEDES BORGES ROCHA

O USO DE JOGOS E BRINCANDEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

[pic 3]

Dourados

2016

          CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

MARIA DO ROSÁRIO GUEDES BORGES ROCHA

O USO DE JOGOS E BRINCANDEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Artigo final elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC II, do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados - para fins de obtenção do Grau de Licenciada em Pedagogia, sob orientação da Prof.ª Ma. Tatiani Garcia Neves.

[pic 8]

Dourados

2016

          CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

MARIA DO ROSÁRIO GUEDES BORGES ROCHA

O USO DE JOGOS E BRINCANDEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Aprovado em: ____ / ____ /16

Orientadora: Profa. Ma. Tatiani Garcia Neves.

                                                              ________________________________

Profa. Me. Natacya Munarini O. Caetano

                                                                                       Coordenadora do Curso

[pic 13]

                             

Dourados – MS

2016

O USO DE JOGOS E BRINCANDEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Maria do Rosário Guedes Borges Rocha[1]

Tatiani Garcia Neves[2]∙∙

RESUMO: Este artigo tem como objetivo o estudo a fim de saber a contribuição do lúdico na aprendizagem através jogos e brincadeiras partindo para uma pesquisa bibliográfica, com foco nas brincadeiras na educação Infantil e ensino fundamental primeira fase. Teve como problemática levantada indagar se a ludicidade contribui para a construção do conhecimento das crianças. Para se atingir os objetivos propostos buscou-se a fundamentação teórica que deu suporte à inter-relação da ludicidade com a aprendizagem e pesquisados os autores Kishimoto, Vygotsky e Jean Piaget. Por fim, refletiu-se que o lúdico é uma experiência muita significativa para a manifestação humana, pois o jogo e a brincadeira são ferramentas que possibilitam a construção e a apropriação dos conhecimentos. 

ABSTRACT: This article aims to study to know the playful contribution in learning through games and activities going on a literature search, focusing on play in early childhood education and primary education first stage. Had the issue raised question whether playfulness contributes to the construction of knowledge of children. To achieve the goals sought to theoretical foundation that supported the inter- relationship of playfulness with learning and surveyed the Kishimoto authors, Vygotsky and Jean Piaget. Finally, it thought that the playfulness is a lot of meaningful experience for the human manifestation, as the game and the game are tools that enable the construction and acquisition of knowledge.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem.

KEYWORDS: Games. Games. Learning.

INTRODUÇÃO

A escolha deste tema “O Uso de jogos e Brincadeiras no Desenvolvimento da Aprendizagem” é uma oportunidade de analisar as possibilidades de aprendizagem por meio de jogos. Uma vez que, trabalhado de forma adequada os jogos permitem aos alunos desenvolverem suas diversas capacidades; tais como capacidade de organização, análise, reflexão, argumentação e uma série de valores que contribuem para a formação de cidadãos que precisam aprender a lidar com o ganhar, perder, trabalhar em equipe e a respeitar regras.

O ato de jogar e brincar na sala de aula propicia a construção de novos conhecimentos, um aprofundamento do que foi trabalhado, a revisão de conceitos já aprendidos, caracterizando-se como uma metodologia favorável à aprendizagem, e nesse sentido, a figura do professor assume papel de suma importância, pois é a intencionalidade pedagógica do professor que garante a exploração dos aspectos educativos dos jogos, servindo como um momento de avaliação pelo professor e de auto avaliação pelo aluno.

Para fundamentar este trabalho, foram realizadas diversas reflexões com base na leitura de textos pensados e repensados por autores como: Patrick Barbosa Moratori, Jean Willian Fritz Piaget e Viviam Santim Tremea. Cada autor aqui citado, dotado de um conjunto de competências, e é neste contexto que o jogo ganha espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, estimulando o interesse do aluno.

Trabalhar os jogos nos anos iniciais é a oportunidade de tornar as aulas mais lúdicas e prazerosas, despertando nos alunos a curiosidade, permitindo-os ampliar seus conhecimentos por meio de desafios, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos, social, motor, emocional e intelectual. Assim, delineamos os tópicos que se apresentam neste trabalho, a fim de responder a seguinte questão: Qual a importância dos jogos no processo da aprendizagem nos anos iniciais?

  1. JOGOS E BRINCADEIRAS: RECURSOS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Para melhor entender e compreender os estudos relativos aos jogos e brincadeiras e sua relação com o processo de aprendizagem buscou-se os referenciais teóricos de Vygotsky (1984, 1994, 1998) e Kishimoto (1993) os quais tem em comum o estudo sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação.

Kishimoto (1993) ressalta que o brinquedo assume a função lúdica e educativa. Como função lúdica o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer. E como função educativa, ensina tudo àquilo que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (192 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com