TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNET E SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DO SUL DA BAHIA - FASB

CURSO DE BIOMEDICINA

ISLAN DAMASCENA GOMES

INTERNET E SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

TEIXEIRA DE FREITAS

2012


ISLAN DAMASCENA GOMES

INTERNET E SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Trabalho desenvolvido para avaliação parcial da disciplina de Informática Aplicada, do curso de Bacharelado em Biomedicina da Faculdade do Sul da Bahia – FASB, sob a orientação da professora Gislene Marengo Cusin.

TEIXEIRA DE FREITAS

2012


LISTA DE FIGURAS

Figura 1. PESSOAS BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE        6

Sumário

1 Introdução        5

2 A interface internet/saúde: perspectiva e desafios        6

2.1 COMUNICAÇÃO VIRTUAL ENTRE CUIDADOR E PACIENTES        6

2.2 TELEMEDICINA E CIBERMEDICINA        6

2.3 A ESCOLHA DO PACIENTE BASEADA EM EVIDÊNCIAS        7

2.4 PSICOTERAPIA via fluxo de elétrons        7

2.5 WEB SEMÂNTICA E SAÚDE        8

2.6 A QUALIDADE EM INFORMAÇÃO EM SAÚDE NA REDE        8

2.7 A expansão caótica da WEB: a soma das máquinas e as sínteses dos humanos        9

2.8 Desafios na interface Internet/saúde: breves comentários finais        9

4 Conclusão        11

4 rEFERêNCIAS        12

1 Introdução

A tecnologia encontra cada vez mais espaço na saúde, com a criação de instrumentos que deixam o trabalho dos profissionais cada vez menos invasivos e mais eficientes, como robôs comandados por humanos que realizam cirurgias em que com uma abertura de apenas alguns milímetros.

A informática encontrou na área da saúde um meio adequado as suas diversas áreas de atuação, facilitando a organização de fichas médicas, de projeções que descrevem a proliferação de organismos dentro de um espaço de tempo, criação de sistemas de trabalho simulado (simulador), entre outras, melhorando a qualidade do trabalho, já que conhecimento prévio facilita a atuação e diagnóstico de patologias. Este é um processo cada vez mais presente na área da saúde que só tende a se desenvolver cada vez mais. Porem, assim como pode ajudar, essas informações também podem induzir os pacientes a tomar decisões precipitadas.

2 A interface internet/saúde: perspectiva e desafios

2.1 COMUNICAÇÃO VIRTUAL ENTRE CUIDADOR E PACIENTES

A saúde procura, cada vez mais, métodos de chegar a toda á população, fornecendo consultas médicas e auxílios a distancia quando possível ou necessário. Mas este método de consulta ainda divide opiniões, por ser a relação profissional entre cuidador e paciente bastante sigilosa, fazendo com que surjam diferentes formas de agir diante de tal situação.

2.2 TELEMEDICINA E CIBERMEDICINA

Com uma procura cada vez maior, surgem diversos projetos para facilitar o acesso das pessoas à prevenção e diagnostico de doenças. Apesar desse projeto a distancia ajudar as pessoas a se prevenir e entender o diagnostico de suas doenças, ele não substitui o trabalho de profissionais da saúde. Apesar de esse trabalho procurar estimular as pessoas a cuidarem mais de sua saúde, pode acabar por induzir a alta medicação com base em resultados prévios.

[pic 1]

Figura 1. PESSOAS BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, pg. 51 e 52

2.3 A ESCOLHA DO PACIENTE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Evidenciando a qualidade de saúde e a comunicação entre o paciente e o médico, faz-se necessário uma comprovação cientifica de qual meio é mais eficaz para que assim, possa chegar informações especificas sobre o paciente.

O medico atua trazendo para o paciente não apenas o tratamento para a doença, mais a informação sobre como a doença ocorreu aumentado à compreensão do paciente. A também a necessidade de dar atenção não apenas física ao paciente mais também emocional, pois ele se apresenta em uma situação de debilidade física.

2.4 PSICOTERAPIA via fluxo de elétrons

Com sistemas de chat como o MSN e o Skype surgiram ideias de consultas terapêuticas a distancia, este método por ser mais barato esta sendo mais utilizado, mas é considerado pelos psicólogos como um método não tão eficiente quanto o presencial, já que diante da pessoa o Psicólogo tem uma melhor capacidade de analisar o seu paciente, além de complicações existentes com a internet no Brasil que torna difícil uma consulta em tempo real e interrupta devido a problemas comuns do seu sistema.

2.5 WEB SEMÂNTICA E SAÚDE

A web semântica seria um sistema que, através da utilização de dados variados, procuraria ajudar dando uma resposta mais objetiva e mais completa. Um biomédico ao emitir um laudo e colocar em um sistema, estaria colaborando para que, quando o medico fosse diagnosticar a doença de um paciente, tivesse mais informações a cerca da sua situação ou, quando um médico fosse examinar uma pessoa, ao buscar por ela em seu sistema, teria dados sobre algum familiar que possui a mesma doença, fichas médicas e informações sobre a medicação. Mas assim como pode facilitar o acesso a úteis a saúde dos pacientes, quando mal utilizadas, pode gerar alguns transtornos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com