TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação de ERP

Por:   •  21/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

1. ERP – Sigla e camadas

ERP (Enterprise Resource Planning), em português significa planejamento de recurso empresariais. Na prática é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.

Esse sistema pode ser dividido em 3 partes, ou podemos chamar também de camadas:

1 - Camada de apresentação: é a camada em que o usuário tem acesso ao sistema, através de formulários e campos que são preenchidos. Essa camada fará a comunicação interna com a camada de processamento lógico para efetuar processamentos e retornar para a tela ou salvar no banco de dados (database) do ERP.

2 - Camada de processamento lógico: é aqui que fica todos os processos empresariais que o ERP pode ter. Essa camada recebe os dados e as informações que o usuário insere na camada anterior, logo depois o usuário recebe uma resposta da solicitação ou salva no banco de dados. A integridade do sistema fica nessa camada e sempre que for necessário inserir novas atualizações, processos empresariais, melhorar o desempenho e a segurança do sistema, será preciso mexer no código fonte do software, fazer uma nova programação e concluir novamente o programa, para que as novas funcionalidades entrem em vigor.

3 - Camada de armazenagem: quando o usuário digita as informações na tela, ela passa pela camada de processamento e posteriormente vem para essa camada para ser salva em um banco de dados. Alguns softwares ERP também permite a exportação de dados do sistema para arquivos de excel, word, pdf, entre outros.

2.1 Implantando um ERP

Para implantar um sistema ERP na empresa, será necessário um diálogo entre a empresa que fornece o software e os diretores da empresa, tanto do setor administrativo quanto do departamento de TI, para chegar num senso do que será melhor no seu caso. O intuito dessa conversa é descobrir como sua empresa funciona, quais os requisitos que você precisa e como o sistema será implantado, visando diminuir os custos iniciais com a instalação desse novo sistema.

Por exemplo, será necessário verificar se um servidor ficará dentro do ambiente ou se será um servidor nas nuvens (cloud computing), ou se uma junção dessas duas funcionalidades. Por exemplo, um servidor nas nuvens tem um gasto menor com manutenção e atualização desse servidor. Entretanto, por necessitar da internet, será necessário ter uma boa internet no local, que não caia com frequência para a empresa não ficar sem o software.

Após decidir tudo que será necessário o software realizar, a empresa responsável pelo ERP necessitará de um tempo para efetuar as customizações no sistema. Isso não ocorre da noite para o dia. Quando as customizações estiverem prontas e forem aprovadas pela administração e TI, o software começará a ser instalado na empresa. Pode ser por departamentos para facilitar o treinamento, ou instalado na empresa toda.

Esse processo de adaptação do software também é algo que leva tempo, e exigirá muitas ligações para o suporte do ERP para tirar dúvidas e relembrar pontos esquecidos. Após alguns meses, o sistema estará rodando de modo natural, e será nesse momento que você alcançará todos os benefícios e vantagens que um sistema ERP traz para a empresa.

Se fossemos resumir o processo de implementação de um ERP seria da seguinte forma: fazer um levantamento de necessidades, no caso, o que e porque a empresa precisa de um ERP; definição dos recursos de hardware e software, o quanto e qual o tamanho do sistema ERP; treinamento e desenvolvimento dos usuários, capacitar todos as pessoas que utilizarão o sistema; implantação e acompanhamento, depois de implantar é necessário acompanhar para identificar falhas e erros; manutenção e suporte, após todas as etapas finaliza-se dando suporte para sanar as dúvidas dos usuários e corrigir os erros que surgiram na etapa anterior.

2.2 Módulos de sistema ERP

Em grandes corporações, um sistema ERP é dividido em vários módulos, os mais importantes são: módulo de vendas; módulo de controle de estoque; módulo fiscal; módulo de compras; módulo de Recursos Humanos; módulo de CRM; módulo de processos.

Um grande desafio para as corporações está na implementação de ERP e integração de todos estes módulos com outros sistemas que a companhia já utiliza para gerenciar os seus processos. Por essa razão o processo de implementação de ERP deve ser planejado nos mínimos detalhes por toda a empresa e também deve envolver seus colaboradores no processo para que estes se esforcem para absorver os novos processos de alimentação do sistema.

Dentro das corporações, a equipe de TI também possui um papel chave para fazer o backup de informações e integrar os dados antigos com os módulos de ERP de maneira correta para que a empresa continue a analisar e gerenciar seus dados de maneira correta.

2.3 Vantagens de um sistema ERP

Existem diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com