TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Planejamento Estratégico Para TI

Por:   •  20/10/2022  •  Monografia  •  4.117 Palavras (17 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 17

  1. A Importância do Planejamento Estratégico para o departamento de Tecnologia da Informação

Márcio Gomes Frota – marcio.frota@gmail.com 

MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação - Liderança, Governança e Negócios

Instituto de Pós-Graduação - IPOG

Manaus, AM, 23 de setembro de 2021

Resumo

No atual contexto, em que, entre outros motivos, o aumento da globalização modificou a maneira como fazemos negócios, tornando-os mais complexos, além disso, a cada dia que passa, também cresce o nível de exigência e expectativa dos clientes e outras partes interessadas, se faz necessário que as organizaçõs compreendam que devem existir estratégias bem definidas para a busca pela melhoria continua, não apenas nos produtos e serviços, mas também em seus processos internos, controles, entre outros. A Norma Norma Brasileira International Organization for Standardization (NBR ISO 9001) se destaca como uma grande aliada, auxiliando e recomendando boas práticas para que se implante um sistema de gestão da qualidade, ajudando as empresas a aumentar a eficiência e a satisfação do cliente. Inicialmente, havia a exigência legal para a ARRIS Indústira Eletrônica do Brasil Ltda, empresa utilizada neste estudo de caso, manter os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus e permanecer competitiva no mercado nacional e regional, se tornou necessário a implantação e certificação do Sistema da Qualidade baseado nas normas NBR ISO 9000 - ISO 9001:2015, O que, também, garante o compromisso da organização com as melhores práticas de negócio abordadas pela Norma. Como parte da implantação da Norma, a alta direção da empresa decidiu por realizar a implantação do Planejamento Estratégico para todos os setores. Com isso, cada líder de departamento elencou indicadores de desempenho e com o passar dos anos e o amadurecimento destes indicadores, foi possível identificar problemas e trabalhar na melhoria contínua, foi quando pode-se notar sensível melhora em vários destes números. Neste estudo, serão abordados os indicadores operacionais do departamento de Tecnologia da informação (TI) e sua evolução através da implantação da ISO e em especial do planejameto estratégico. Os números foram extraídos de várias fontes, como sistema de controle chão de fábrica, pesquisa de satisfação de clientes e sistema de gerenciamento de chamados.

Palavras-chave: ISO.Planejamento.Estratégico.Indicadores.Gestão.Qualidade

  1. Introdução

Todo gestor de TI almeja um ambiente de TI padronizado, estável, disponível, que gere menos demandas de suporte, tudo isso para melhor suportar o negócio. Mas, para que este objetivo seja atingido,  não se pode esquecer que uma série de ações terão que ser, não somente pensadas, mas, acima de tudo, planejadas e realizadas.

Neste contexto, visando atingir excelência operacional e tática, além de atender à Norma, o time de TI da ARRIS Indústria Eletrônica do Brasil Ltda se comprometeu com o processo de implantação da ISO 9001:2015 no ano de 2018, quando se iniciou o primeiro cilco do planejamento estratégico da organização em que todos os departamentos foram envolvidos.

Contudo, antes que se pudesse iniciar o Planejamento Estratégico propriamente dito, outras importantes etapas precisaram ser realizadas para permitir o sucesso do processo de planejamento estratégico. Neste trabalho esse processo será apresentado em mais detalhes com o objetivo de evidenciar a eficácia da adoção das melhores práticas da ISO e da Gestão Estratégica no que tange ao tema, através dos  resultados medidos pelos dos indicadores de desempenho elencados pelo departamento de TI e aprovados pela alta direção da organização.

Conforme exposto por Vantogroup (2009, p15, apud ELIAS e RUIZ, 2016, p.2), a gestão estégica e, consequentemente o planejamento estratégico exigem um perfil empreendedor e compromissado do gestor, e permite alcaçar agilidade e autonomia, em um clima de organizacional de interdependência e compreensão compartilhada da realidade, resultando na construção coletiva de propostas de ações para o cumprimento de objetivos, missão e visão do futuro da empresa.

Outros autores também reforçam a relevância e importância da estratégia e seus desdobramentos e etapas para a sobrevivência das organizações:

De modo geral, os empregadores não compreendem efetivamente o que movimenta a sua empresa e como devem planejar e obter o que desejam. Frequentemente as organizações estão atuando por impulso, e sequer pensam em como deve ser executado, para atingir a meta esperada.

A estratégia utilizada nas empresas é propriamente isso, as pesquisas e etapas são essenciais para que seja alcançado o que foi definido anteriormente, e saber previamente a forma de como conquistar as decisões e criar uma vantagem competitiva entre a concorrência (SILVA, 2019:11)

  1. Desenvolvimento

Classifica-se o planejamento em três níveis ou tipos que se distinguem, basicamente, pela abrangência dos planos, conteúdo e prazo das ações a serem desenvolvidas. São eles: Planejamento estratégico, tático e operacional (figura 1).

[pic 1]

Figura 1 – Planejamento Estratégico, Tático e Operacional

Fonte: https://pmkb.com.br/artigos/o-planejamento-estrategico-como-base-para-o-crescimento/attachment/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional_giseli-anversa/ 

O Planejamento é um dos quatro pilares do processo administrativo Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC), e este, consiste em estabelecer os objetivos organizacionais e das ações necessárias para atingi-los (GARDEEFF, 2020). Na tabela a seguir, encontram-se mais informações acerca dos diferentes níveis de planejamento.

[pic 2]

Tabela 1 – Níveis de Planejamento

Fonte: Adaptada de Chiavenato (2005)

Ainda de acordo com Gardeeff (2020), não há um consenso entre as etapas do planejamento estratégico, mas de modo geral, pode-se adotar que as fases para a elaboração e implementação do planejamento estratégico são as seguintes:

  1. Definir missão, visão e valores (pode também ser apresentada como a segunda etapa do processo): a missão revela e orienta a atividade de uma organização, é o propósito de existir dela. A visão indica onde pretende chegar, é o futuro desejado da empresa. Os valores indicam quais padrões de comportamento a organização vê como corretos
  2. Diagnóstico estratégico (pode também ser apresentada como a primeira etapa da do processo): nesta fase, se avalia a situação atual da organização, além de se examinar o ambiente externo e interno utilizando a análise Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats (SWOT), que visa identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

[pic 3]

Figura 2 – Análise SWOT

Fonte: https://pmkb.com.br/artigos/o-planejamento-estrategico-como-base-para-o-crescimento/attachment/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional_giseli-anversa/ 

  1. Formulação de estratégias: desenvolvidas a partir das metas e objetivos traçados com base no diagnóstico estratégico, seguindo o que foi definido para missão, visão e valores da organização
  2. Implementação: nesta fase, são executadas as ações previstas de acordo com as estratégias definidas, é comum se utilizar um plano de ação utilizando a ferramenta five W's-who, what, when, where, and why, and the two H's-how and how much (5W2H), conforme tabela 2.

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com