TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico de TI

Por:   •  18/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

Bruno Ricardo de Souza RA2097509

PIM V – Locadora de veículos Unidas

Hortolândia Centro

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA

Bruno Ricardo de Souza RA2097509

PIM III – NOME DA EMPRESA

Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação apresentado à Universidade Paulista – UNIP Orientador: Antonio Palmeira.

Hortolândia Centro

2021

RESUMO

O objeto deste estudo é o entendimento do cenário atual do cliente Unidas e a elaboração de uma proposta de Planejamento Estratégico TI, com o desenvolvimento do Plano Estratégico Empresarial, que consequentemente irá direcionar ao desenvolvimento de subitens como a estratégia de reestruturação da equipe de TI conforme o planejamento elaborados, bem como os custos embarcados nesse movimento estratégico, juntamente com a melhoria contínua na qualidade de software para atingir os objetivos e metas traçadas nos planejamentos.

Palavra-chave: Planejamento Estratégico de TI, Plano de Estratégico Empresarial, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Economia e Mercado, Qualidade de Software.

ABSTRACT

The object of this study is the understanding of the current customer scenario Unidas and the elaboration of a proposal for Strategic Business Planning, with the development of the Strategic IT Planning, which consequently will lead to the development of sub-items such as the restructuring of the IT team according to the planning, as well as the costs embarked on in this strategic movement, together with the continuous improvement in the quality of software to achieve the objectives and goals outlined in the planning.

Keywords: IT Strategic Planning, Business Strategic Plan, Strategic Management of Human Resources, Economics and Market, Software Quality. 

Sumário

1. INTRODUÇÃO 6

2. Planejamento Estratégico de TI 7

2.1. Sobre a empresa 7

2.2. Organização da TI nas empresas 7

2.3. Planejamento Estratégico Empresarial 7

2.3.1. Etapas 8

3. Gestão Estratégica de Recursos Humanos 12

3.1. Organograma 12

3.2. Reestruturação do Organizacional 12

3.3. Motivação 15

4. Economia e Mercado 17

5. Qualidade de Software 18

5.1. Métodos a serem utilizados. 18

5.2. Qualidade de Software. 19

7. REFERÊNCIAS 22

1. INTRODUÇÃO

Com o crescimento da empresa em seu segmento de atuação, os processos precisam ser dinamicamente ajustados em tempo real para permitir o crescimento organizado, juntamente com um bom posicionamento em frente aos concorrentes e também em termos de competitividade, bem como também uma boa imagem e relacionamento com seus clientes.

Esta abordagem permite uma consolidação da marca em sua posição atual de mercado, bem como agrega valor a marca e sua imagem aos seus clientes, fornecedores e parceiros em sua esfera de abrangência.

O Planejamento Estratégico de TI se torna necessário para acomodar as necessidades das áreas do negócio como um todo. Para isto é necessário alinhar o Plano Estratégico Empresarial ao Plano Estratégico de TI

2. Planejamento Estratégico de TI

2.1. Sobre a empresa

A Unidas foi fundada na cidade de São Paulo em 1985 com a junção de 5 locadoras de veículos e o aporte financeiro de 2 investidores, em 2017 houve a fusão com a Locarvel de Minas Gerais tornando a empresa a segunda maior locadora de veículos do Brasil, estando atrás apenas da Movida. Atualmente presente em mais de 230 pontos de locação e 90 lojas em todas as capitais, nos maiores aeroportos e nas maiores regiões metropolitanas do Brasil.

Missão: Mover as pessoas e negócios com eficiência e excelência.

Visão: Ser a referência em soluções de mobilidade veicular até 2023.

Valores: Respeitamos as pessoas e trabalhamos em equipe; Paixão pelo cliente; Agimos como dono; Ética e transparência; Simplicidade e agilidade

2.2. Organização da TI nas empresas

Atualmente as empresas devem ser adaptar a um modelo organizacional que proporciona a adaptação aos novos procedimentos de organizações nas áreas Administrativas e Produtivas. Os processos são dependentes da relação entre o capital e o trabalho. Novas formas de gestão fazem frente aos modelos utilizados nas gerações anteriores.

A TI possibilita atualizar constantemente os processos de negócio, e com isso se torna uma área estratégica para tomada de decisão das empresas, porém, este nem sempre foi o papel da Tecnologia das Informações no negócio. A Tecnologia da informação era vista como uma área interna para suportar as demais áreas do negócio, sem ter protagonismo.

2.3. Planejamento Estratégico Empresarial

Processo do Planejamento Estratégico será elaborado com a proposta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com