TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informática Básica

Por:   •  5/4/2021  •  Resenha  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 10


[pic 1]

[pic 2]

Informática Aplicada

PROFESSOR MARCEL

Vanuza Tobias de Freitas

Machadinho do oeste – RO, 2021.

Contextualização dos Conceitos Sobre Computação em Nuvem

Computação em nuvem (do inglês cloud computing) é um conceito que faz referência a uma tecnologia que permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da internet, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados – daí vem à alusão a “nuvem”. A partir de qualquer computador e em qualquer lugar, podemos acessar informações, arquivos e programas num sistema único, essa tecnologia  permite acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet como backup de dados, recuperação de desastres, e-mail, desktops virtuais, desenvolvimento e teste de software, análises de big data e aplicativos web voltados ao cliente.

As organizações de todos os tipos, portes e setores usam a nuvem para uma grande variedade de casos de uso, os principais fornecedores deste tipo de tecnologia estão a Microsoft, Salesforce, Slytap, HP, IBM, Google e Amazon.  Os três principais tipos de computação em nuvem são infraestrutura, plataforma e software como serviço e os benefícios são a agilidade e a praticidade, existe a possibilidade de acessar dados, arquivos e aplicativos a partir de qualquer lugar e por diferentes aparelhos, como laptops, PDAs e celulares, bastando para isto uma conexão com a internet, em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, você pode acessar serviços de tecnologia, com capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, como backup de dados, recuperação de desastres, e-mail, desktops virtuais, desenvolvimento e teste de software, análises de big data e aplicativos web voltados ao cliente.

Por exemplo, as empresas do setor de saúde usam a nuvem para desenvolver tratamentos mais personalizados para os pacientes. Empresas de serviços financeiros usam a nuvem como base para detectar e prevenir fraudes em tempo real. E fabricantes de videogames usam a nuvem para entregar jogos online para milhões de jogadores em todo o mundo. A computação em nuvem oferece diferentes níveis de controle, flexibilidade e gerenciamento para que você possa selecionar o conjunto certo de serviços para as suas necessidades.  Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar, democratiza o acesso a recursos de software de nível internacional, pois o aplicativo de software atende a diversos clientes, oferece aos indivíduos e às empresas a capacidade de um pool de recursos de computação com boa manutenção, seguro, de fácil acesso e sob demanda. A cloud computing utiliza uma camada de rede para conectar desde os dispositivos de ponto periférico dos usuários, como computadores, smartphones e acessórios portáteis, a recursos centralizados na data Center, outro fator importante é ter uma conexão estável e rápida para aproveitar melhor a tecnologia, já que existe a necessidade de acessar servidores remotos, a computação na nuvem,

É importante ter em mente que as nuvens não são todas iguais e que não existe um tipo de computação em nuvem que seja o “correto” ou o “ideal” para todos os casos. Para cada caso e para cada necessidade existe um modelo adequado e atualmente existem a nuvem pública, nuvem privada ou nuvem híbrida.  O armazenamento nas nuvens também gera desconfiança, principalmente no que se refere à segurança, afinal a proposta é manter informações importantes em um ambiente virtual, e não são todas as pessoas que se sentem à vontade com isso.

Google Drive

O Google Drive é um serviço online que permite o armazenamento de arquivos na nuvem do Google ele armazene todos os seus arquivos, baseia-se no conceito de computação em nuvem, pois o internauta poderá armazenar arquivos através deste serviço e acedê-los a partir de qualquer computador ou outros dispositivos compatíveis, desde que ligados à internet, pode ter acesso a qualquer hora e em qualquer lugar no seu computador desktop e em dispositivos móveis e controla como eles são compartilhados. O aplicativo, disponível para pc Windows, Mac, mobile Android e iOS - também é possível entrar na versão web - é uma resposta da gigante americana aos programas do gênero, como Dropbox e SkyDrive. Com ele, é possível fazer o upload e acessar seus arquivos, incluindo vídeos, livros, fotos e PDFs. O Google Drive reúne em um só lugar os documentos de outros produtos da fabricante, como Google Docs, Google Fotos, Google Sheets, Google Forms e Google Slides. Ele permite o compartilhamento de arquivos com outros usuários, com colaboração em tempo real, além da troca de mensagens e comentários de forma simples e intuitiva entre os colaboradores.    Com a sincronização do Google Drive, todo o conteúdo é armazenado e salvo nos servidores do Google, de forma automática. Isso significa que é possível continuar um trabalho em máquinas ou até mesmo redes de internet distintas, sem medo de perder o conteúdo, ele sincroniza com seus dispositivos móveis e seu computador, então se você mudar qualquer coisa em um gadget, a alteração surgirá automaticamente em todos os outros lugares. Ele também grava as alterações de modo que se você fizer uma edição e salvar, é possível voltar a todas as revisões feitas nos últimos 30 dias.

Em um mesmo lugar, você poderá acessar essas ferramentas: Gmail: um dos clientes de e-mails mais populares da internet; Drive: armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem; Documentos: editor de textos, similar ao Microsoft Word; Planilhas: editor de planilhas, como a Microsoft Excel; Apresentações: editor de slide shows, como a Microsoft PowerPoint; Hangouts: serviço de chat, com suporte à áudio, vídeo e compartilhamento de tela; Agenda: organizador de compromissos pessoais e tarefas; Contatos: organizador de contatos e e-mails. Uma funcionalidade de destaque no novo serviço é a busca dos arquivos, que é feita em todo o conteúdo do arquivo, através de palavras chaves e filtros, como, por exemplo, tipo de arquivo e usuário criador. O serviço promete ainda reconhecer objetos dentro das suas imagens e textos escaneados, fornecendo dados sobre seus documentos.  

O serviço Google Drive integra um controle de versão para os arquivos armazenados. Todas as modificações feitas nos arquivos são registradas e guardadas automaticamente por 30 dias. Caso o usuário deseje, é possível escolher uma versão para salvar para sempre. Assim, os usuários podem ter controle do que foi feito nos seus arquivos, conhecendo o que foi alterado, quando e por quem é possível compartilhar absolutamente todos os dados do drive com seus colaboradores, podendo separar as permissões em “arquivos fechados”, “apenas visualização” e “edição habilitada”. Ou seja, você decide quem terá acesso ao conteúdo e o que cada um pode fazer com o material. O espaço de armazenamento de arquivos na nuvem dominado pelo Dropbox tem ficado mais populoso. SkyDrive da Microsoft, iCloud da  Apple, Evernote e Box estão todos brigando pelo seu conteúdo. Mas o Google Drive talvez se destaque nesse time.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (284.5 Kb)   docx (211.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com