TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Artificial

Por:   •  14/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo:

 Inteligência artificial  

Ufac

Matéria: Inglês

Lucas de lima chaves

Sistemas de Informação

1° período

12/06/2018

Inteligência artificial, uma abordagem moderna

Stuart J. Russell e Peter Norvig

Resumo capitulo I:

O que é AI?

Desde os primórdios da raça humana, o Homo sapiens sempre se preocupou com sua sobrevivência de modo que subsistisse a tudo e a todos, com isso ao passar das eras surgiram feiticeiros medievais, magos, alquimistas e tantos outros seres que acreditavam ter conseguido criar a formula da vida eterna, todos errados, pois concentravam-se em buscar as coisas e conhecimentos impossíveis de se alcançar.

A história da humanidade só se torna realmente evolutória após o homem concentrar seus conhecimentos e focos em ciências exatas como por exemplo a astronomia, saber que o sol e não a terra é o centro da nossa galáxia. Surgimento do computador onde a Inteligência Artificial deu seu primeiro passo para sua criação, onde os princípios de IA baseiam-se em fazer com que o computador possa pensar isoladamente o mais parecido possível como um ser humano de forma racional, interpessoal que saiba resolver um problema criando resposta para diferentes situações.

  • Teste de Alan Turing

Alan Turing (1950) o teste de Alan se baseava na seguinte premissa, se uma pessoa não conseguir distinguir se estava falando com um computador ou com uma pessoa normal o tipo de inteligência artificial ali aplicada já estaria pronta para consumo, no caso desse exemplo o computador teria passado no teste.

Isto tudo era feito da seguinte forma: uma pessoa chamada de interrogador ficava em uma sala isolado e através de um teclado se comunicava com outros dois componentes (outra pessoa e um computador), onde o interrogador começaria um diálogo, ao finda-lo, teria que distinguir quem seria a pessoa e a IA.

Pensando humanamente: a abordagem de modelagem cognitiva

Para poder criar uma tecnologia que seja possível raciocinar e resolver problemas conforme a mente humana, primeiro temos que entender o próprio cérebro humano com isso vários cientistas entram no campo de debate do que é ético e não é.

Para poder haver um estudo mais aprofundado na área do comportamento humano foi preciso contar com o apoio de psicólogos, psicanalistas e psiquiatras que por sua vez fizeram experimentos comportamentais, psicanalíticos e temperamentais almejando o resultado de alcançar um padrão em todos esses para inserir em uma máquina, mas que só a teoria de tudo faz com que seja preciso uma teoria muito complexa e uma estrutura altamente avançada para que seja possível ter um resultado 100% satisfatório.

Agora mudando de pensamento e deixando de pensar somente como os humanos, mas também inserindo a lógica matemática, para que uma ideia não entre em conflito com outra, se eu gosto de laranjas, logo, gosto de frutas, porque sei que a laranja é uma fruta.

Resumindo, pensar racionalmente nada mais é do que Lógica, esse campo surgiu baseado nas tentativas de tentar codificar o “pensamento correto”, em outras palavras, processos de raciocínios irrefutáveis, aonde que a partir de premissas consideradas verdadeiras é possível tirar conclusões, como por exemplo:

“Toda fruta é saborosa, a Laranja é uma fruta, logo a Laranja é saborosa.”

“Homer Simpson trabalha em uma usina nuclear, uma usina nuclear exige muita segurança e disciplina, logo Homer Simpson é uma pessoa muito cuidadosa e disciplinada no trabalho.”

             Agindo racionalmente: A abordagem do agente racional

Agir racionalmente é “fazer a coisa certa”, se aplicarmos isso a um sistema seria, ao darmos um objetivo a ele e ele conseguir alcança-lo através das informações disponíveis o mesmo terá agido racionalmente.

Logo, um agente racional é um sistema que, dados os objetivos, recebe estímulos do ambiente e executa a ação correta. Nesta abordagem, Inteligência Artificial é vista como o estudo e construção de agentes racionais.

A racionalidade perfeita é impossível por causa de limitações de recursos (computacionais, informacionais, etc), logo deve-se buscar o “melhor possível”.

 As fundações da inteligência artificial

Segue abaixo as faculdades mentais que ajudaram no desenvolvimento do estudo de AI:

  • FILOSOFIA (428 a.c. - hoje):
  • Silogismos, lógica;
  • A mente como um sistema físico;
  • Fundamentos da aprendizagem, linguagem e racionalidade.
  • MATEMÁTICA (800 - hoje):
  • Algoritmo, lógica formal;
  • Teorema da incompletude de Gödel;
  • Indecidibilidade (Turing);
  • Intratabilidade (Cook);
  • Teoria das probabilidades.
  • PSICOLOGIA (1879 - hoje):
  • “Behaviorismo”;
  • Psicologia cognitiva.
  • LINGUÍSTICA (1957 - hoje):
  • Representação de conhecimento;
  • Gramática.

História da inteligência artificial atualmente

Os desenvolvimentos em I.A. avançam lado a lado com a evolução dos computadores que, ao longo do tempo foram fazendo com que se começassem a encarar essas máquinas como inteligentes alterando mesmo o nosso conceito de inteligência e aproximando os conceitos ‘máquina’, tradicionalmente não inteligente da ‘inteligência’, capacidade antes consignada exclusivamente ao homem.

No entanto o seu objeto de estudo continua rodeado de uma certa bruma, no sentido em que o homem ainda não possui uma definição suficientemente satisfatória de inteligência e para se compreenderem os processos da inteligência artificial e da representação do conhecimento terão de se dominar os conceitos de inteligência humana e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com