TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Artificial

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.875 Palavras (20 Páginas)  •  2.375 Visualizações

Página 1 de 20

Disciplina: Inteligência Artificial

LISTA DE EXERCICIOS:

1ª Lista

Pesquisar e relatar exemplos de sistemas que tenham sido aprovados pelo teste Turing.

Eugene Goostman foi o primeiro software que tentava simular um ser humano em conversações, que foi aprovado no teste de turing. Foi desenvolvido na Rússia e em 2014, se tornou o primeiro chatterbot a ser aprovado no Teste de Turing. Foi retratado como sendo um menino de 13 anos de idade, de Odessa, na Ucrânia, tem um animal de estimação e um pai que é ginecologista. A escolha da idade foi uma estratégia para a finalidade do teste

2ª Lista

Exercícios cap1: 1.1, 1.3, 1.6 e 1.7;

1.1 - Defina com suas próprias palavras:

(a) Inteligência:

Algumas das definições encontradas no dicionário para inteligência são “A capacidade de adquirir e aplicar conhecimento”, “A capacidade de pensamento e razão” e “A capacidade de compreender e lucrar com a experiência”. Todas essas são respostas razoáveis, mas se quisermos algo quantificável, usaríamos algo como “A capacidade de aplicar conhecimento para melhorar o desempenho em um ambiente”.

(b) Inteligência artificial:

A inteligência artificial é definida como o estudo e construção de agentes inteligentes que façam um bom desempenho em um determinado ambiente, para uma determinada arquitetura de agente.

(c) Agente:

É apenas algo que age (agente vem do latim agere, fazer). Mas agentes de computador são esperados por terem outros atributos que distinguem eles de meros programas, tal como operando sobre controle autônomo, percebendo seu ambiente, persistindo sobre um prologando período de tempo, se adaptando à mudanças e sendo capaz de pensar em outros objetivos.

(d) Racionalidade:

A racionalidade é definida como propriedade de um sistema que faz a “coisa certa” dado o que ele sabe.

(e) Raciocínio lógico:

É um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema.

1.3 - As ações reflexas (como recuar de um fogão quente) são racionais? São inteligentes?

Não são, porque o reflexo é instantâneo, você não pensa para realizar, ele simplesmente funciona como uma resposta para o estímulo sensorial e geralmente acontece como amparo em situações de risco.

1.6 - Como a introspecção — o exame que alguém faz de seus próprios pensamentos mais íntimos — poderia ser imprecisa? Eu poderia estar errado sobre aquilo em que estou pensando? Discuta.

A mente humana possui o consciente e o subconsciente, na maioria das vezes pensamos que temos a certeza de determinado pensamento, porem o nosso subconsciente pode estar nos controlando sem que tenhamos a percepção de que isso esteja acontecendo. Por isso o pensamento pode ser impreciso.

1.7 - Até que ponto os sistemas seguintes são instâncias de inteligência artificial?

• Leitores de código de barra de supermercados:

Embora a varredura de código de barras seja, em certo sentido, uma visão por computador, estes não são sistemas de IA. O problema de ler um código de barras é uma forma extremamente limitada e artificial de interpretação visual, e foi cuidadosamente projetada para ser o mais simples possível, dada a limitação de hardware.

• Menus de voz de telefones:

Em certa medida. Por exemplo, tais menus tendem a usar vocabulários e recursos muito limitados, como os dígitos “Sim” e “Não”. Além disso, eles se limitam ao controle projetado, o que simplifica o problema. Por outro lado, os programas devem lidar com um espaço não controlado de todos os tipos de vozes e sotaques. Além disso, eles devem interpretar diferentes vocabulários, o que certamente os classifica como sistemas inteligentes.

• Mecanismos de busca na Web:

Determinar a relevância de uma página Web em uma consulta é um problema de processamento de linguagem natural. Os mecanismos de busca como o “Ask.com”, que agrupam as páginas recuperadas em categorias, usam técnicas de agrupamento e aprendizagem de máquina. Do mesmo modo, outras funcionalidades fornecidas pelos motores de busca usam técnicas inteligentes. Por exemplo, o corretor ortográfico usa uma forma de mineração de dados com base na observação das correções dos usuários de seus próprios erros ortográficos. Por outro lado, o problema de indexar bilhões de páginas da Web de forma a permitir a recuperação em segundos é um problema no projeto do banco de dados, e não na inteligência artificial.

• Algoritmos de roteamento da Internet que respondem dinamicamente ao estado da rede.

Há algo a ser dito para vê-los como agentes inteligentes que trabalham no ciberespaço. A tarefa é sofisticada, a informação disponível é parcial, as técnicas são heurísticas (não garantidamente otimizadas) e o estado do mundo é dinâmico. Tudo isso é característico de atividades inteligentes. Por outro lado, a tarefa está muito longe daquelas normalmente realizadas na cognição humana.

3ª Lista

Exercício 2.1 ao 2.6 Cap. 2; 

2.1 Suponha que a medida de desempenho se preocupa apenas com os T primeiros passos de tempo do ambiente e ignora tudo a partir de então. Mostre que a ação de um agente racional depende não apenas do estado do ambiente, mas também do passo de tempo que ele alcançou.

Quando um agente é colocado em um ambiente gera uma sequência de ações de acordo com as percepções que recebe. As ações podem ou não afetar o ambiente, se caso as ações do agente sejam afetadas por conta do ambiente então é necessário atualizar o ambiente. Uma ação também pode levar a caminhos diferentes, portanto, precisamos saber qual será o resultado em relação a cada ação que foi tomada, não somente apenas as etapas em que o tempo T (intervalos) influenciam por conta da constante mudança do mundo. Um agente só pode tomar decisões com base no seu conhecimento, caso aconteça uma parada no tempo T intervalos, podendo não conseguir atingir o seu objetivo, a menos que que o objetivo em questão tenha sido projetado em torno do tempo T intervalos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (301.2 Kb)   docx (634.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com