TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet e a nova infraestrutura da tecnologia de informação

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  3.038 Palavras (13 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: Gestão de Sistemas de Informação

 “Sistemas de Informação Gerenciais”

A internet e a nova infraestrutura da tecnologia de informação

As tecnologias de informações atuais são capazes de criar sistemas de apoio, que podem reduzir os custos das empresas. Com tecnologia avançada é possível alicerçar plataformas tecnológicas eficientes. A nova infraestrutura de tecnologia de informação se constitui de banco de dados complexos, computadores e servidores especializados. Essa estrutura também incorpora a infraestrutura pública, como sistema telefônico, a Internet e os serviços de redes públicas.  Fora da organização é possível acessar as mesmas informações através do acesso remoto.

A internet começou como uma rede do Departamento de Defesa dos EUA, inicialmente para interligar cientistas e professor do mundo inteiro. A internet é uma rede mundial de redes que utiliza o modelo de computação cliente/servidor e o modelo de referência de rede TCP/IP. As pessoas utilizam a internet por meio de aplicativos clientes, como software de navegação. Ela provê a infraestrutura primária para comércio e negócios eletrônicos e empresas digitais. É possível acessar a internet através de um:

PC – Plataforma de computação de finalidade geral, que pode executar muitas tarefas diferentes, mas cuja utilização pode ser complexa

PC de rede – Computador de rede com recursos mínimos de armazenamento local e processamento. Projetado para utilizar software e serviços entregues por rede e pela internet

Smartphone – Tem uma pequena tela e um teclado para navegar pela Web e trocar e-mails, além de promover comunicação por voz.

PDA – Agenda digital de mão, sem fio, com serviços de e-mail e internet

A tecnologia internet promove a infraestrutura primaria para comércio e negócios eletrônicos e para a empresa digital emergente. A internet se desenvolveu muito e tornou-se uma ferramenta efetiva para indivíduos e organizações, pelo meio de uma Web de interfaces gráficas de usuário e link com acesso fácil e com cobertura mundial. A Web pode customizar serviços e produtos através de recursos multimídias, assim diversificando a cadeia de comercio.

A internet é baseada na tecnologia cliente/servidor. Servidores dedicados são o coração da informação na Net. Cada serviço de internet é implementado por um ou mais programas de software. Todos os serviços podem rodar em um único servidor e diferentes serviços também podem ser alocados em máquinas diferentes. As plataformas clientes atuais incluem não somente PCs, mas também amplo sortimento de dispositivos de mão, alguns dos quais podem até mesmo prover acesso sem fio à internet

Para diminuir os custos de comunicações as organizações utilizam a Net como alternativa de comunicação com seus colaboradores. Além disso, esta ferramenta pode disseminar de forma mais abrangente os conhecimentos. A conectividade global e o baixo custo da internet ajudam as empresas a reduzir os custos de transação e agenciamento, possibilitando um relacionamento direto com fornecedores, clientes. Portanto, garantindo que coordenem atividades em escala global com recursos limitados.

OSI e TCP/IP dividem o processo de comunicação em camadas e são modelos de alusão para alcançar a conectividade em redes. Dois computadores utilizando TCP/IP poderiam comunicar-se, mesmo que estivessem baseados em plataformas de hardware e software distintos. O OSI é um sistema desenvolvido para conectar diferentes tipos de computadores e redes, For projetado para suportar redes globais com grandes volumes de processamento de transações

Unix é um padrão de sistema operacional que pode ser usado para criar sistemas abertos, assim como o Linux. Para usufruir das principais tecnologias de suporte as organizações precisam investir em ferramentas de software. Dentre os serviços de internet mais importantes para as empresas estão: e-mail, Usener, bate-papo, Telnet, FTP  e a Worl Wide Web.  

Há dois modos de identificar páginas Web que devem ser pesquisadas por máquinas de busca, uma é fazer com que os proprietários de páginas Web registrem seus URLs nos sites de busca. Outra é usar agentes de software conhecidos como aranhas, bots e répteis Web para percorrer a Web e identificar as páginas para indexação.

Organizações podem usar padrões Internet de trabalho em rede e tecnologia Web para criar redes privadas chamadas intranets. Embora a Web esteja averta a qualquer um, a intranet é privada e protegida de visitas públicas por firewalls – sistemas de segurança com software especializado que impedem que estranhos invadam redes privadas. Intranets privadas que são ampliadas para usuários autorizados externos à empresa são denominados extranets, elas são especialmente úteis para conectar organizações com fornecedores, clientes ou parceiros de negócios.

O m-commerce  é a utilização da Internet para comprar bens e serviços, assim como encaminhar receber mensagens usando dispositivos de mão, sem fio. Aplicações de Web sem fio permitem que usuários portando telefones celulares, PDA’s e outros dispositivos de computação sem fio habilitados para Web acessem informações digitais da internet e fiquem conectados onde quer que estejam. Algumas limitações do m-commerce podem ser superadas usando tecnologia de reconhecimento de voz. Portais de voz aceitam comandos de voz para acessar informações da Web. O m-commerce também se beneficiará de redes sem fiz mais velozes. Provedores de redes celulares estão acelerando seus serviços, preparando novas versões dos três principais padrões digitais para dobras sua velocidade.

O valor da Internet está em sua capacidade de conectar, com facilidade e baixo custo, tantas pessoas em tantos lugares. A conectividade global e a facilidade de utilização podem oferecer às empresas acesso a outras empresas ou pessoas que estariam fora do seu alcance. Empresas podem conectar-se diretamente com fornecedores e parceiros de negócios gastando pouco recurso. A tecnologia de Internet provê um meio de baixo custo para a formação de alianças globais e organizações virtuais.

Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (442.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com