TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Pesquisa

Por:   •  17/6/2020  •  Monografia  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

        Quando falamos na palavra “pesquisa” muitas informações surgem em nosso pensamento, ficando um pouco confuso organizar tudo isso… No decorrer deste trabalho nos aprofundaremos com mais exatidão no tipo de pesquisa “científica”, da qual é bastante usada inclusive na produção de trabalhos acadêmicos.

        A pesquisa científica, como o nome já diz, abrange todos os tipos de pesquisa que usam como base procedimentos de origem científica para a conclusão de resultados. Uma pesquisa para ser científica precisa que seu resultado possa ser reproduzido, ou seja, uma pesquisa de conceito intelectual não se classificaria como científica, pois não é algo palpável e possível de reprodução.

        Para Demo (1987, p. 23) pesquisa é “a atividade científica pela qual descobrimos a realidade”. Complementando esse conceito, Andrade (2001, p.121) diz que:

A pesquisa é definida como o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos mediante a utilização de métodos científicos, apresentando duas finalidades: uma de ordem intelectual, que busca o alcance do saber para o acúmulo do conhecimento; outra de ordem prática, que se preocupa em atender às exigências e necessidades do mundo moderno.

A seguir, nos aprofundaremos em relação à abordagem, natureza, objetivos e procedimentos da pesquisa científica.

2. INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO – PESQUISA CIENTÍFICA.

        Agora que já sabe-se o conceito de pesquisa científica, vamos conhecer suas diferentes classificações e métodos:

2.1 ABORDAGEM.

A abordagem da pesquisa científica classifica-se em quantitativa e qualitativa:

        Na pesquisa quantitativa utiliza-se com grande ênfase técnicas e ferramentas estatísticas para a análise dos dados que foram obtidos. Dados estes, que são coletados através de opções que garantam respostas claras e objetivas, como questionários de múltipla escolha.

        Já na pesquisa qualitativa, fica claro uma abordagem contraria ao da qualitativa, ou seja, analisa-se expressões, pensamentos e comportamentos. O uso de questionários, por exemplo, pode ser aplicada desde que as respostas tenham espaço para colocações flexíveis e subjetivas. As respostas não podem ser contadas, mas sim interpretadas.

2.2 NATUREZA.

Divide-se em natureza básica e natureza aplicada, onde:

Na pesquisa básica, o objetivo é produzir novos conhecimentos mas sem necessariamente aplicá-los, ou seja, é uma pesquisa teórica. É muito comum no meio acadêmico, mas precisa sempre estar acompanhada de referências bibliográficas.

Ao contrário da básica, a pesquisa aplicada tem a intenção de gerar conhecimento que será de fato aplicado, e muitas vezes surge a partir de uma situação já mapeada que precisa ser solucionada.

2.3 OBJETIVOS.

Os objetivos da pesquisa científica classificam-se em exploratório, descritivo e explicativo.

Quando exploratória, uma pesquisa tem por objetivo familiarizar o autor com determinado contexto ou assunto, e este utiliza-se de levantamento bibliográfico, artigos, entrevistas… Muitas vezes serve para identificar um tema para futuras pesquisas. É bastante útil quando se tem poucas informações de um determinado assunto, ou seja, a pesquisa exploratória vem para acrescentar o que já se tem documentado.

Na pesquisa descritiva, como o nome já sugere, ela serve para detalhar e descrever ao máximo o tema abordado, do qual já é um assunto conhecido. Um exemplo seria as características de determinada população.

A pesquisa explicativa, por sua vez, serve para explicar um fato, ou seja, seus porquês. Em muitos casos é um complemento das pesquisas exploratórias e descritivas. Como esse tipo de pesquisa entrega um conhecimento novo, deve vir acompanhada de uma boa quantidade de dados tabulados.

2.4 PROCEDIMENTOS.

Trata-se de 11 procedimentos diferentes, conforme detalhamento das características de cada um deles, abaixo:

Estudo de caso – Detalhado e empírico, exige um bom aprofundamento do tema. Bastante usado na área biomédica, por exemplo. Neste método os resultados não devem ser generalizados.

Bibliográfica – Usada amplamente, é baseada em livros, artigos e outros materiais científicos. Como pode ter diferentes pontos de vista, visto que consulta-se vários autores, o pesquisador deve, ao fim, formar suas conclusões.

Survey – Bastante útil nas pesquisas exploratórias e descritivas, pois é realizada com grupos de interesse do tema proposto. Um bom exemplo são as pesquisas eleitorais.

De campo – Como o nome diz, neste caso o pesquisador vai até o ambiente da informação, perdendo totalmente o controle do que ocorre, podendo apenas observar e descrever suas percepções. Muito comum como complemento da pesquisa bibliográfica.

Levantamento – Neste tipo o pesquisador interage com as pessoas, por exemplo, fazendo perguntas e aplicando questionários. Como exemplo podemos citar o censo populacional, aplicado pelo IBGE.

Documental – Segue a mesma linha da pesquisa bibliográfica, mas usa-se materiais ainda não publicados/divulgados. Pode-se adicionar materiais não científicos, ou seja, fotos, atas e catálogos, por exemplo.

Etnográfico – Neste método estuda-se as características de um grupo ou povo, sem intervenção do pesquisador, apenas observação.

Ex-post-facto – Realizada sempre após a ocorrência de um fato, como a formação de furacão, por exemplo.

Experimental – Ocorre quando o pesquisador tem controle sobre os fatos e variáveis. Por exemplo, observar o crescimento de uma planta quando ela é exposta ao sol todos os dias, as 12h, por 30 minutos. Repete-se esse fato por um prazo determinado e descreve-se o que foi observado.

Participante – Ocorre quando o pesquisador se envolve com o grupo pesquisado, por exemplo, mas sem roteiros a serem seguidos. A intenção é absorver melhor os detalhes e assuntos que fazem parte desse estudo.

Ação – Semelhante à pesquisa participante, porém neste caso o pesquisador possui um roteiro a ser seguido, após inserir-se dentro daquele grupo de estudo.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Na criação destete trabalho foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, visto que através destes métodos são oferecidos conhecimentos necessários para a resolução da situação proposta, através de diversos tipos de materiais, conforme citado por Marconi e Lakatos (2011, p. 43 e 44):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com