TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Pesquisa

Por:   •  10/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À PESQUISA

A importância da pesquisa científica

Gustavo Fernandes Cruz1 Guilherme Cardozo Tiago de Oliveira

Oziel Pereira Batista da Silva2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“A pesquisa científica é uma atividade humana, cujo objetivo é conhecer e explicar os fenômenos, fornecendo respostas às questões significativas para a compreensão da natureza.” (PRODANOV E FREITAS 2013, p. 48).

Em número cada vez maior, estudantes e profissionais de diferentes áreas percebem que, sem um conhecimento básico na temática da metodologia científica, além de não terem oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico, sentem-se prejudicados na qualidade de labuta diária. (MOLINA, 2003, p. 9).

Ao pensar sobre a pesquisa como parte fundamental do processo de formação superior, é necessária uma abordagem em relação ao principal personagem desse processo, o professor. Este possui em seu poder o conhecimento e a missão de colaborar da melhor maneira possível com a formação do acadêmico. O professor então precisa utilizar da ferramenta pesquisa para tornar essa missão mais eficaz. Neste espaço, o professor permite uma interação maior com o aluno, permite que este comece a debater sobre as teorias, forme sua opinião, e procure assim sua resposta, instigando assim, o espírito investigativo no aluno. (MACIEL & OLEGINI, 2011).

1 Acadêmicos


REFERÊNCIAS

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FLC21334ADS) – Prática Introdução a Pesquisa - 04/05/23

1 Tutor externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FLC21334ADS) – Prática Introdução a Pesquisa- 04/05/23

MACIEL, C.M.L.A.; OLEGINI, M.R. Referência de fonte eletrônica. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/ensino-superior-a-pesquisa-como-ferramenta- pedagogica/73568/. Acesso em 28 de abril de 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo - Rio grande do Sul: Feevale, 2013.

MOLINA, Aurélio; DIAS, Emanuel; MOLINA, Ana Elizabeth A. L. Iniciação Científica: manual para profissionais e estudantes das áreas da saúde, ciência biológicas e humanas. Recife, PE: EDUPE, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com