TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem XML .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Anhanguera Educacional

Faculdade Anhanguera São Paulo – Belenzinho

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Superior em Sistemas de Informação.

ATPS

Linguagem XML

São Paulo

2015

Nome: Jessyca Jenniffer Gomes

RA: 6452321636

Nome: Michel dos Santos de Oliveira

RA: 6658361840

Nome: Karina de Andrade

RA: 6433266600

Nome: Marcio Berger Gouveia

RA: 6662402656

São Paulo

2015

Sumário

1.        Razão Social        

2.        Ramo de Atividade        

3.        Serviços Prestados        

4.        Matriz de Papéis e Responsabilidade        


Objetivos e as características da linguagem

Relatório apresentado, como exigência parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas da informação, na Anhanguera Educacional, sob a orientação da prof.º Roberto Santos disciplina de Linguagem em XML.

São Paulo

2015


1.  A linguagem XML

  1. 1.1 Objetivos e as características da linguagem

Com o advento da Web, em certo momento, as limitações do HTML se tornaram visíveis, tornando-o ultrapassado pela falta de extensibilidade e suas definições ambíguas que permitiam uma proliferação de HTMLs erradas, com a ameaça de sofrer uma interoperabilidade o W3C criou as Cascading Style Sheets, folhas de estilo ou CSS, e adicionou uma extensibilidade limitada, no entanto essas medidas foram apenas para ganhar tempo, era visível a necessidade de uma nova linguagem, em razão disso, nasceu a XML.

A XML combina potência e extensibilidade com a simplicidade exigida pela comunidade WEB, incorporada às folhas de estilo e a criação avançada de hyperlinks, a XML tornou-se poderosa. A independência dos dados, a separação do conteúdo e sua apresentação são as características essenciais da XML e a sua ausência de instruções de formatação facilita a realização de análise sintática, tornando uma estrutura de referencia para o intercambio de dados já que ela pode ser manipulada por qualquer aplicativo, o que antes era limitado aos servidores agora pode ser realizado pelos clientes, o que causa uma redução na carga dos servidores e no tráfego da rede, resultando em uma rede mais rápida e eficiente.

Apesar da sua desenvoltura em descrever dados de texto, ela não se limita a isso, descreve também imagens, gráficos vetoriais, animações e qualquer outro tipo de dado para o qual seja estendida. A simplicidade do XML permite que não apenas um software personalizado ou um programador com um extenso conhecimento de criação de scripts possa utilizá-la. A XML é a primeira linguagem que tornou os documentos legíveis para todos os níveis de programadores e manipuláveis por computadores.

Apesar da sua eficiência na Web, ele vem sendo cada vez mais utilizada em bancos de dados, pois a sua natureza estruturada, mas não formatada, permite que ela seja manipulada, e na medida em que a WEB continua a se expandir é provável que a XML se torne a linguagem universal para as representações de dados.

Exemplo 1:

A sintaxe inicial define a versão XML usada no documento, neste caso o documento está conforme a especificação 1.0 da XML. “Os caracteres”?>” indicam que esta é uma instrução de abertura de documento, para que o interpretador XML compreenda que esta instrução não deve ser apresentada aos usuários.

Esta linha descreve o elemento raiz do documento (como se dissesse: "este documento é um bilhete"). Todo documento XML deve ter um elemento raiz contendo um único par de tag, e todos os outros elementos devem estar dentro da raiz.

João

Ana

Lembrete

Não me esqueça neste fim-de-semana!

As quatro linhas descrevem quatro elementos filhos da raiz (para, de título, e corpo).

E finalmente esta última linha define o final do elemento raiz. Repare que todo elemento deve ter uma tag de fechamento, mas você deve ter notado que a declaração não tem. Isso é porque ela não faz parte do documento em si, por ela não ser um elemento XML, ela não necessita de fechamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (401.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com