TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  10/12/2021  •  Resenha  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

CAMPUS: VITÓRIA DA CONQUISTA

ALUNO: ARTHUR DA SILVA LEMOS

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PROFESSORA: VIVIANE MARIA LÉLIS CARVALHO

RESPOSTAS TRABALHO DA I UNIDADE

  • O Trabalho ou Pesquisa Científica tem como objetivo buscar, descobrir ou realizar alguma ação dentro do universo da Pesquisa Científica. Assim o tema escolhido vai ser destrinchado pelo pesquisador, que a partir da temática escolhida vai elaborar um questionamento. Com isso será traçado todo um caminho para as descobertas acerca do assunto, e dará o suporte para que se encontre um resultado ou uma solução de um problema até que se prove o contrário.
  • Texto Científico tem como objetivo apresentar e discutir ideias a respeito de assuntos e processos, com a aplicação de técnicas para se obter resultados em diversas áreas do conhecimento. Assim o Texto Científico busca relatar resultados de maneira original, proveniente de uma dada pesquisa acerca de um estudo realizado.
  • As características de uma Pesquisa Científica consistem em processos metódicos de investigação. Assim são utilizados procedimentos científicos afim de se encontrar respostas para um problema. Para este tipo de pesquisa se deve obrigatoriamente avaliar a problemática acerca de determinado assunto. E se esse assunto está realmente no âmbito de interesse por parte da comunidade científica, sem contar que, a partir dessa pesquisa é esperado a produção de resultados novos e relevantes para o interesse social.
  • A Pesquisa Científica é muito importante para a sociedade. Pois a partir desses estudos e levantamentos, que são comprovados dados ou teorias relacionados a área no qual foi abordada. Sem contar que quando são documentadas, se tornam ferramentas importantes para o desenvolvimento de toda uma sociedade. Através de conhecimentos que são produzidos e gerados por cientistas e pesquisadores de todo o mundo. Estimulando inovações, descobertas e surgimento de novas tecnologias para transformar a vida das pessoas para melhor.

  • Conhecimento Empírico: O Conhecimento oriundo do senso comum, algumas vezes chamado de conhecimento empírico, é baseado na generalização de eventos ou interpretações particulares, tomadas como regra. É um saber básico e superficial das coisas, sem provas nem demonstração.

O senso comum está fundamentado na crença em informações que não foram verificadas. É um conhecimento transmitido de pessoa para pessoa que, ao final, constrói todo um sistema de crenças, muitas vezes contraditórias ou preconceituosas.

  • Conhecimento Tácito: Assim como o conhecimento empírico, o conhecimento tácito se baseia nas experiências vivenciadas individualmente por cada pessoa ao longo da vida. Esse conhecimento é único e particular de cada indivíduo.

  • Conhecimento Teológico: A particularidade do conhecimento religioso é seu embasamento na fé, na crença nas revelações divinas e em seus textos sagrados oriundos dessas revelações. Com base na fé, a união entre o conhecimento e as religiões, chamado de teologia, visa estruturar sistemas de conhecimento baseados em verdades não-demonstráveis e indubitáveis, chamados de dogmas. A religião garante a ligação entre o que é humano e o que é divino.
  • Conhecimento Filosófico: O conhecimento filosófico mudou a forma de compreensão de si mesmo ao longo do tempo. Desde os filósofos pré-socráticos na Grécia Antiga até a filosofia produzida atualmente, muitas alterações ocorreram, como o modo de conceber o mundo. A filosofia e a ciência caminham juntas no rigor, na necessidade lógica e no uso da razão. Entretanto, o método científico, apesar de ter sido produzido filosoficamente, não se aplica integralmente à produção de conhecimento filosófico. A atividade filosófica é uma reflexão crítica sobre as bases que tornam todas as formas de conhecimento possíveis. E, para além disso, volta-se também para a reflexão crítica sobre sua própria atividade e construção.
  • Conhecimento Científico: A ciência é, em si mesma, uma área devotada a construção do conhecimento. A palavra ciência tem origem no latim scientia que pode ser traduzido como "conhecimento". Sendo assim o que caracteriza e distingue o conhecimento científico dos demais é o método. O método científico cumpre a função de impedir ou reduzir ao máximo todo o tipo de erro ou ambiguidade. O conhecimento científico possui uma pretensão de verdade a partir da verificação e da validação de seu método.

  1. O método científico é, basicamente, um conjunto de regras para se realizar uma experiência, com o objetivo de produzir um novo conhecimento, além de corrigir conhecimentos pré-existentes. Essas regras são necessárias justamente para coibir a subjetividade, direcionando a pesquisa para a produção de conhecimentos válidos — em suma, científicos. Existem variados tipos de métodos científicos, na verdade, seguindo diferentes linhas de procedimento. Então, o pesquisador pode tomar diferentes caminhos para realizar um trabalho verdadeiramente preciso, como os abaixo:
  • Experimental: este tipo engloba os métodos hipotético-dedutivo, de observação e medição
  • Dialético: este tipo considera o constante movimento dos fenômenos históricos e sociais
  • Empírico-analítico: este aqui se baseia na lógica empírica, diferenciando elementos de um fenômeno e revendo cada um deles individualmente
  • Histórico: tipo que relaciona o objeto ou fenômeno estudado às etapas pelas quais eles passam, em uma ordem cronológica. Normalmente, o método científico segue algumas etapas básicas para que o planejamento da pesquisa seja orientado. Não é algo mandatório, mas o comum é a seguinte ordem: observação, elaboração do problema, levantamento de hipóteses, experimentação, análise dos resultados e conclusão.

  1. Hipótese:
    a uma hipótese é uma forma de tentarmos encontrar uma explicação para um fato. Uma hipótese é passiva de ser testada para ver sua validade. Podemos encarar uma hipótese como sendo uma aposta, previsão ou uma possível explicação para a ocorrência de um fenômeno.

    Achado:
     Se consiste em uma descoberta de dados inéditos, materiais ou informações durante estudos científicos. Que resultam em novos e importantes conhecimentos sem que exista uma finalidade específica em realizar-se esta descoberta.

Modelo: Os modelos representam o conhecimento, fenômenos e sistemas. Assim o modelo é estruturalmente facilitador da compreensão de tudo aquilo que é descoberto e produzido em qualquer parte do mundo.

Teoria: Uma teoria científica, por sua vez, busca nos dá uma explicação lógica sobre o porquê de as coisas acontecerem como acontecem. Isso é feito através de uma metodologia muito bem embasada em fatos observáveis e experimentais. Algumas teorias são bem corroboradas, ou seja, com uma grande quantidade de fatos que, na prática, é pouco provável que estas sejam falseadas. Entretanto, esta possibilidade é inerente e indissociável de qualquer teoria que se diz científica, não devido aos fatos, mas às ideias associadas à mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com