TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microlearning E Mobile Learning: Aliados No Processo De Aprendizagem

Por:   •  23/11/2023  •  Artigo  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 11

MICROLEARNING E MOBILE LEARNING: ALIADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Resumo:

Os constantes avanços tecnológicos, no que diz respeito ao ambiente digital de aprendizagem, reinventa as salas de aulas e as inúmeras maneiras de ensinar e aprender. As multimídias surgem como uma nova metodologia no processo de aprendizagem. Docentes e discentes aplicam esses recursos em seus cotidianos escolares tornando-os peças fundamentais na busca pelo conhecimento. Como consequência observa-se alunos mais engajados, maior acessibilidade e, até, uma grande melhoria na qualidade do ensino. Este artigo tem como objetivo proporcionar um maior conhecimento dos métodos de multimídia para um processo de aprendizagem mais dinâmico através da microlearning e da mobile learning, como projeto para instituições de ensino. Para isso, estudou-se pesquisas, artigos, estudos de caso e autores que tratam do tema Aprendizagem com Mobilidade. Buscou-se expor as principais definições, além de compreender essas multimídias em um contexto voltado para a acessibilidade. Ao utilizar multimídias como metodologia de ensino, o aprender fazendo constrói novas formas de comunicação, preparando o indivíduo para o uso de suas habilidades enquanto sujeito transformador. Pretende-se refletir sobre a importância da flexibilidade na educação, ou seja, a liberdade de buscar novos conhecimentos em horários e locais distintos da sala de aula, trazendo a oportunidade de inserir momentos de estudo a qualquer hora do dia.

        

Palavras-chave: Aprendizagem. Microlearning. Mobile learning.

Abstract:

Constant technological advances, with regard to the digital learning environment, reinvent classrooms and the countless ways of teaching and learning. Multimedia emerges as a new methodology in the learning process. Teachers and students apply these resources in their daily school lives, making them fundamental pieces in the search for knowledge. As a result, more engaged students, greater accessibility and even a great improvement in the quality of teaching are observed. This article aims to provide greater knowledge of multimedia methods for a more dynamic learning process through microlearning and mobile learning, as a project for educational institutions. To this end, research, articles, case studies and authors dealing with the topic of Learning with Mobility were studied. We sought to expose the main definitions, in addition to understanding these multimedia in a context focused on accessibility. When using multimedia as a teaching methodology, learning by doing builds new forms of communication, preparing the individual to use their skills as a transformative subject. The aim is to reflect on the importance of flexibility in education, that is, the freedom to seek new knowledge at different times and locations in the classroom, providing the opportunity to include moments of study at any time of the day.

Keywords: Learning. Microlearning. Mobile learning.

1 Introdução

Com o surgimento e o desenvolvimento constantes das novas tecnologias os profissionais envolvidos com a educação têm enfrentado profundas mudanças nas metodologias de aprendizagem. Baseados nessa afirmação, tanto discentes quanto docentes renovam suas capacidades cognitivas. Um forte aliado nesse contexto é o uso das diferentes multimídias como recurso de aprendizagem.

A Aprendizagem com Mobilidade traz a possibilidade de quebrar fronteiras antes inalcançáveis, interligando métodos e recursos, tendo em vista que a tecnologia acelera o progresso dos envolvidos.

No ambiente educacional a comunicação e a informação são ferramentas para uma evolução e, até mesmo, para uma revolução na qual a aprendizagem deixa de ser linear e passa a ser descontínua e transdisciplinar.

Diversos são os tipos de multimídias que podem ser utilizados para auxiliar o processo de aprendizagem, através de suas funcionalidades tornam-se objetos relevantes para a educação. É o caso da microlearning e da mobile learning, que em conjunto possibilita que o aluno interaja com o conteúdo e as atividades propostas, participando de forma ativa das aulas, seja presencial ou virtualmente.

Vale ressaltar que em qualquer forma de ensinar faz-se necessária uma preocupação e uma dedicação maior ainda para que todos tenham acesso à informação, sendo assim essas multimídias, quando utilizadas, precisam proporcionar acessibilidade para qualquer tipo de estudante, dentro de suas inúmeras dificuldades, sejam físicas ou cognitivas.

O presente artigo tem como foco, além de expor os conceitos que envolvem o uso da microlearning e da mobile learning no processo de aprendizagem, refletir, de forma sucinta, sobre o uso das mesmas para o desenvolvimento de produções textuais e, também, a acessibilidade para pessoas surdas-mudas nesse processo.

De acordo com Marçal (2005), muitos objetivos envolvem o uso dessas multimídias no processo de aprendizagem:

  1. Melhorar os recursos para o aprendizado do aluno, que poderá contar com um dispositivo computacional para execução de tarefas, anotação de ideias, consulta de informações via Internet, registro de fatos através de câmera digital, gravação de sons e outras funcionalidades existentes;
  2. Prover acesso aos conteúdos didáticos em qualquer lugar e a qualquer momento, de acordo com a conectividade do dispositivo;
  3. Aumentar as possibilidades de acesso ao conteúdo, incrementando e incentivando a utilização dos serviços providos pela instituição, educacional ou empresarial;
  4. Expandir o corpo de professores e as estratégias de aprendizado disponíveis, através de novas tecnologias que dão suporte tanto à aprendizagem formal como à informal;
  5. Fornecer meios para o desenvolvimento de métodos inovadores de ensino e de treinamento, utilizando os novos recursos de computação e de mobilidade.

(Marçal, Andrade, Rios, 2005, p.03).

Posto isso, o objetivo principal desse artigo é de esclarecer os aspectos que envolvem a microlearning e a mobile learning como mecanismos para uma aprendizagem mais dinâmica e, além disso, a utilização dessas multimídias no processo de produção textual.

2 As multimídias no processo de aprendizagem

Segundo Rathbone (1995, p.9), “a palavra multimídia significa simplesmente algo que consegue se comunicar de várias maneiras”. Já Wilke (1995) corrobora:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (198.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com