TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Sobre Depuração

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO PAULO DE SOUZA

ETEC JACINTO FERREIRA DE SÁ

TRABALHO DE         TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TEMA: DEPURAÇÃO

NOME: GUSTAVO LINO FERREIRA

RM:21878

22/10/2018

DEPURAÇÃO (DEBUGGING)

Depuração é uma forma de executarmos um programa e acompanharmos a sua execução, etapa por etapa. Desta forma, podemos dizer que: “Depurar, é monitorar o nosso programa a cada momento e entendermos o motivo que o levou a realizar determinada ação. Não existe maneira melhor do que a depuração, para que nós consigamos entender cada linha de código e aprender como cada instrução é executada. Além disso podemos assistir ao programa executando linha após linha, que nos oferece a capacidade de monitorar tudo o que está acontecendo. É o processo de encontrar e remover os erros em um software ou até mesmo em um hardware.

         Para os softwares os bugs podem ser desde um simples erro de sintaxe como uma digitação errada ou até mesmo um erro de lógica de programação. O famoso: “Run time error”. Já no hardware o problema pode vir de algum componente ou de uma montagem errada do circuito eletrônico.  

FERRAMENTAS DE DEPURAÇÃO

A ferramenta que permite a depuração de código está presente em qualquer IDE e ela deixará que você inspecione internamente seu código fonte durante a execução da aplicação. Através dele você poderá por exemplo, determinar os pontos de paradas, os famosos “Break points”, para verificar o estado atual da aplicação, ou ainda acompanhar o conteúdo de uma determinada variável tudo isso para facilitar o árduo trabalho de encontrar o bug no seu sistema.

EXISTEM FERRAMENTAS ESPECÍFICAS PARA FAZER A DEPURAÇÃO COMO:

Para desenvolvimento Front-end:

Chrome Dev Tools - Web Inspector -  Firefox Developer Tools.

Para quem constrói aplicações com React:

React Developer Tools.

Para desenvolvedores de nod:

Nod Inspect, auxilia inspecionar o que está acontecendo em um servidor.

Outra forma de depurar um sistema, são os logs de erro. Logs nada mais são do que arquivos de textos com informações muito uteis do que esta acontecendo, ou do que aconteceu no momento da execução de um código. Eles estão presentes, no sistema operacional, nos servidores web e banco de dados.

Também existem depuradores um pouco diferentes desses apresentados, dos quais, desenvolvedores de linguagens de alto nível estão mais habituados.

EXEMPLO:

Na criação de um drive ou um novo hardware que seja compatível com Windows em algum momento haverá a necessidade de realizar testes para verificar se o sistema operacional e o hardware estão se comunicando de forma correta. Para isso o próprio Windows disponibiliza ferramentas para a depuração através do: Windows Driver Kit, Windows debuggers. Que são um conjunto de seis ambientes de depuração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com