TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Software Avaliação da Disciplina

Por:   •  17/4/2023  •  Abstract  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 6

Qualidade de Software

Avaliação da Disciplina

1. A ISO12207 descreve um modelo de ciclo de vida para produtos de software. Considerando a ISO12207, assinale a alternativa FALSA (1 ponto).

a) O modelo proposto pela ISO12207 classifica os processos do ciclo de vida em três tipos: processos fundamentais, processos de apoio e processos organizacionais.

b) Aquisição, Fornecimento e Desenvolvimento são alguns dos processos fundamentais.

c) Documentação, Verificação e Validação são alguns dos processos de apoio.

d) Manutenção e Auditoria são alguns dos processos organizacionais.

e) Gerência é um processo organizacional.

2. Considerando uma empresa de software certificada pela ISO 9001 (seguindo as diretrizes da ISO 900003), marque com um X a proposição ou proposições que NÃO INDICAM uma não-conformidade (1 ponto).

(  )       Ausência de registros de qualidade.

(  )       A Gerência de Configuração não é completamente apoiada por uma ferramenta CASE.

(  )       Os registros de qualidade são mantidos, mas o entrevistado não sabe como eles são obtidos.

(  )           É possível fazer adaptações na metodologia de desenvolvimento de software desde que estas decisões estejam devidamente documentadas.

3. Determine em que nível de maturidade do CMMI (em estágios) uma empresa com as características abaixo seria enquadrada (1 ponto).

Característica 1: Com base na implantação de todas as PA´s (Process Áreas) dos níveis anteriores, a organização atingiu um modelo de gestão com foco na organização, com uma metodologia corporativa para o desenvolvimento de software e com regras bem definidas para a adaptação dessa metodologia de acordo com as características particulares dos diferentes projetos.

Característica 2: A empresa também implementou com sucesso um Programa de Treinamento com foco na organização, Coordenação Intergrupos (definindo a interface entre a engenharia de software e os outros grupos de engenharia) e um processo formal para a realização de inspeções.

Característica 3: Novas tecnologias que despontam no mercado nem sempre são incorporadas através de um estudo da sua relação custo X benefício para a empresa.

Característica 4: Embora já tenha um repositório corporativo com dados relevantes sobre projetos anteriores, as metas de desempenho para os processos de software ainda não são definidas através de um Gerenciamento Quantitativo do Processo.

a) Nível 1

b) Nível 2

c) Nível 3

d) Nível 4

e) Nível 5

4. Determine em que nível de maturidade do CMMI (em estágios) uma empresa com as características abaixo seria enquadrada (1 ponto).

Característica 1: Os custos de manutenção são sempre mais altos do que o esperado.

Característica 2: Novas tecnologias que despontam no mercado são estudadas a fundo para que seja compreendida a importância da sua implantação ou não-implantação.

Característica 3: Os procedimentos estabelecidos inicialmente no plano de projeto são abandonados e a atenção é focada na codificação quando surgem imprevistos que causam impacto no prazo de entrega.

Característica 4: A empresa seleciona seus subfornecedores levando em consideração aspectos técnicos (certificações, aceitação dos produtos do subfornecedor no mercado, etc) e estratégicos (área de atuação do subforncecedor, futuras parcerias) e tem mecanismos de monitoramento do andamento das tarefas repassadas ao subcontratado.

a) Nível 1

b) Nível 2

c) Nível 3

d) Nível 4

e) Nível 5

5. De acordo com o CMMI (em estágios), classifique as sentenças abaixo em VERDADEIRA ou FALSA (1 ponto).

V      F               Uma organização não pode chegar ao Nível 2 sem implementar uma política de Garantia da Qualidade.

V      F               O Gerenciamento de Requisitos é uma das PA´s que precisam ser alcançadas para que a organização consiga atingir o nível 2.

V      F                 Processos dos níveis mais altos de maturidade podem ser desenvolvidos por organizações do nível 1.

V      F              O foco do nível 4 é a Melhoria Contínua, de modo que o processo da organização esteja permanentemente sendo otimizado.

6. Com relação ao CMMI (em estágios), classifique as sentenças abaixo em VERDADEIRA ou FALSA (1 ponto).

V      F                  Este modelo é uma instância da ISO 15504 (SPICE).

V      F                  No nível 3, o grupo de processos define os bens de processo que formarão a metodologia corporativa. Os bens de processo podem ser adaptados de acordo com as características específicas de um projeto, contanto que sigam as instruções detalhadas de como e em que circunstâncias essas adaptações podem ocorrer.

V      F                  O certificado dado para qualquer nível de maturidade do CMMI tem validade de dois anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (199.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com