TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede de Computadores, VPN

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

TIVIDADE 01 – SOBRE VPN

* Não é permitido COPIAR e COLAR informações da internet. A pesquisa é livre e permitida. Descreva sempre com suas palavras as questões. Caso necessário discuta com o colega sobre o assunto, MAS NÃO É PERMITIDO TER A MESMA RESPOSTA. Não se esqueça de colocar nome.

* Esta atividade terá valor de 10 PONTOS e deve ser completada dentro de SALA DE AULA NO PERÍODO DA AULA.

* Após o termino ENVIAR PARA O PROFESSOR da matéria (Elber Dias) através do e-mail: professorelber@gmail.com

Nome do aluno: Gustavo Luiz Correa Almeida

Turma: TRCA

1- O que é uma VPN?

VPN é um tipo de conexões normalmente usadas por empresas que precisam da trocar de informações de forma sigilosa. Uma VPN é estabelicida em uma rede pública mas usa tecnologias de criptografia e tunelamento de forma que os dados não podem ser acessados. Se por algum acaso um criminoso conseguir interceptar uma dado VPN dificilmente conseguirá quebrar a criptografia. VPN é um tipo de Firewall, mas ao invés de proteger o computador ele protege os dados que trafegam na rede

2- Como funciona uma VPN?

Quando um dado trafega atraves da VPN, um protcolo é responsável pelo encapsulamento do dado e da criptografia do mesmo, que recebe um cabeçalho com informações do destino quando o dado chega ao destino é feito o desencapsulamento do dado.

3- Quais mecanismos garantem a VPN ser segura?

Os mecanismos são os protocolos que passam pelo tunel virtual, o Ipsec, L2TP, L2F e o PPTP. Os protocolos escolhidos são responsáveis pela conexão no túnel virtual e a critptografia dos dados entres os hosts.

4- Quais as vantagens de se usar uma VPN – para as empresas?

Criptografia de dados

Acesso Remoto

Transferencia de dados

Velocidade

5- Há dois métodos de utilizar um firewall com um servidor VPN:

a. Servidor VPN à frente do firewall

b. Servidor VPN atrás do firewall

- Tendo conhecimento desta informação, descreva um pequeno resumo sobre os itens e relacione algumas vantagens e desvantagem de cada um.

Servidor VPN à frente do Firewall: A VPN conecta a internet e o firewall fica entre o VPN e a intranet.Quando o servidor fica a frente do Firewall é necessário adiconar filtros de pacotes na interface da internet para que seja permitida somente o trafego VPN.

Essa configuração tem como uma vantagem a existencia de um ponto de controle, reduzindo o número de máquina e facilita a manutenção.

Mas existe um conflito de recursos entre o firewall e a VPN, o firewall deve ser cuidadosamente configurado para que não ocorra erros.

Servidor VPN Atrás do Firewall : O Firewall conecta à internet e o servidor VPN fica entre o Firewall e a Intranet.Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com