TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redes de Computadores

Por:   •  25/7/2017  •  Artigo  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

1 – INTRODUÇÃO

Devido a necessidade de melhorias na estrutura da universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central, teve-se a iniciativa do curso de ciências da computação, para elaborar um mapeamento da estrutura da UERN, desse modo, demonstrando, e identificando, pontos de melhorias na rede da universidade, por sua vez este levantamento estrutural, foi dividido em grupos, e elaborado pelos alunos, do  período, teve como coordenador o Prof. Dr. Rommel Wladimir de Lima, bem como a colaboração de técnicos da universidade. O presente relatório, demonstra o mapeamento da rede FANAT. Foram analisados os equipamentos como switches e roteadores, bem como o cabeamento e sua organização estrutural.[pic 1]

2 – DESENVOLVIMENTO

A internet é um dos problemas enfrentados pela universidade, para tentar resolver o problema e diminuir os gargalos causados na rede precisamos redefinir a estrutura atual de cabeamento para oferecer uma internet de qualidade para todos. Uma melhor organização de cabeamento vai permitir uma economia em termos de cabo e dispositivos. Para redefinir a estrutura de rede do bloco da FANAT temos que encontrar todas as conexões de todos os dispositivos existentes no bloco, para saber como é o movimento dos pacotes e permitir uma melhor movimentação dos mesmos.

2.1 - OBJETIVO

O mapeamento é um levantamento de todos os dispositivos presentes no bloco e de onde vem suas conexões. Esse estudo vai ser de muita importância para observar como a estrutura de cabeamento foi desenvolvida e como pode ser melhorada, permitindo uma internet de qualidade.

2.2 - METODOLOGIA

A metodologia utilizada para fazer o mapeamento, foi de utilizar uma ou duas pessoas nas salas anotando todas as informações dos dispositivos e as conexões internas e outra pessoa em um dos switchs principais do bloco para saber de onde vai a conexão para a determinada sala.

2.3 - DESCRIÇÃO

Em todo o bloco da FANAT foram encontrados 22 dispositivos que fazem parte da rede. Foram encontrados 5 switchs de 24 portas, 7 switchs de 8 portas e 10 roteadores. Um dos switchs de 24 portas se encontra no laboratório de computação, portanto fornecendo a comunicação apenas para o laboratório, além de ter 1 switch de 8 portas e 1 roteador. Os outros 4 switchs de 24 portas fazem a comunicação com todos os computadores que estão no bloco fornecendo internet. Na sala da secretaria da FANAT tem presente 4 switchs, sendo 3 switchs de 24 portas e 1 switch de 8 portas, onde se concentra boa parte da infraestrutura de rede do bloco. No laboratório de bioquímica e fisiologia de plantas encontra o outro switch de 24 portas e também 1 switch de 8 portas e 1 roteador. No restante das salas do bloco encontra-se todos os equipamentos restantes.

3 – COMCLUSÃO

Podemos observar, que a organização estrutural da rede FANAT, tem alguns déficits, a serem corrigidos, como por exemplo equipamentos com baixa qualidade, cabos desorganizados, e falta de manutenção na estrutura, são problemas que podem ser examinados facilmente, para se corrigir esses problemas, tem-se a necessidade de um estudo mais aprofundado da rede FANAT, bem como da rede UERN - Campus Central. Problemas de baixa velocidade podem estar relacionado não apenas a estrutura, mais podem ser derivados, de mal gerenciamento da rede, por parte, de seus administradores, uma série de fatores devem ser observados, para se fazer levantamentos mais precisos, bem como, para se resolver os problemas da rede. Neste relatório foi apresentado apenas um levantamento da estrutura, e não uma solução para o problema, mais por meio do mesmo, podemos fazer levantamentos, para futuras melhorias da estrutura de rede da universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central.  

TABELA DOS SWITCHS

DISPOSITIVO

MODELO

PORTASUTIL.

TOMBO

SIGLA

LOCALIZAÇÃO

1

SWITCH

FURUKAWA 10/100 ETHERNET

13/24

-

SWSF1

SECRETARIA FANAT

2

SWITCH

HP PROCURVE

22/24

-

SWSF2

SECRETARIA FANAT

3

SWITCH

Modelo Intelbras SF 2400

12/24

-

SWSF3

SECRETARIA FANAT

4

SWITCH

D-Link 1024D

14/24

-

SWLBFP

Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Plantas

5

SWITCH

FURUKOWA 10/100 ETHERNET

19/24

-

SWLEC2

LEC

TABELA DOS SUB-SWITCHS

DISPOSITIVO

MODELO

PORTASUTIL.

TOMBO

SIGLA

LOCALIZAÇÃO

1

SUB-SWITCH

D-LINK

DES-1008

5/8

-

SWLEC1

LEC

2

SUB-SWITCH

SROCG

5/8

-

SBSF

Secretaria da FANAT

3

SUB-SWITCH

ENCORE

4/8

-

SBDMATH

Departamento de Matemática

4

SUB-SWITCH

BRAVIEW

5/8

-

SBDBIO

Departamento de Biologia

5

SUB-SWITCH

ENCORE

2/8

-

SBLBFP

Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Plantas

6

SUB-SWITCH

Allied Telesis AT-FS708 Fast Ethenet

3/8

-

SBSME

Sala da Microscopia Eletrônica  

7

SUB-SWITCH

ENCORE

6/8

-

SBLIB

Laboratório de Informática de Biologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (424.1 Kb)   docx (275.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com