TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação ao Gerenciamento da Memória

Por:   •  17/10/2018  •  Exam  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  1.200 Visualizações

Página 1 de 15

Em relação ao gerenciamento da memória , apenas uma das alternativas abaixo é verdadeira:

A compactação é uma forma de diminuir a fragmentação externa em sistemas com partições variáveis.

Um sistema de memória virtual utiliza a técnica de paginação. Esse sistema pode gerar endereços virtuais de 16 bits mas possui memória física de apenas 32 kbytes sendo que as páginas possuem tamanho de 4 kbytes.

O número de entradas na tabela de páginas e a quantidade de molduras de páginas serão respectivamente:

16 entradas e 8 molduras.

Uma interrupção é tratada por:

Duas ou mais alternativas estão corretas.

Um sistema operacional NÃO é responsável por:

Coordenar o uso dos recursos de hardware.

O escalonador de curto prazo de um sistema operacional é responsável por:

Decidi r qual processo da fila de processos prontos, será o próximo a ser executado.

Num certo sistema, o processo A foi disparado no instante 0, o processo B no instante 1, e o processo C no instante 2.  O processo A necessita de 5 segundos de CPU, o B 4 segundos, e o C 1 segundo.  Considere que todos processos sejam integralmente “CPU-bound” e que o tempo necessário à troca de processos seja irrelevante, de modo que após 10 segundos todos processos tenham sido concluídos.  Qual será o tempo médio de espera para esses três processos, caso o algoritmo de escalonamento seja FCFS (“First Come, First Served”)?

4,66 segundos.

Escolha a alternativa correta:

Todas as threads possuem seu próprio program counter.

Podemos entender como memória lógica e memória física respectivamente:

Toda a memória que um processo é capaz de endereçar (normalmente a capacidade de endereçamento do processador). Aquela implementada pelos chips de memória.

Considere um sistema operacional que implementa gerência de memória através de partições variáveis. Neste momento, existem as seguintes lacunas (áreas livres) na memória: 11K, 5K, 20K, 15K, 19K e 13K nessa ordem. Quais espaços serão ocupados pelas solicitações de 12K, 5K e 6K, nessa ordem se o algoritmo de substituição de páginas utilizado for o “Best-Fit”?

15K, 5K e 11K.

Considere um sistema operacional que implementa gerência de memória através de partições variáveis. Neste momento, existem as seguintes lacunas (áreas livres) na memória: 11K, 5K, 20K, 15K, 19K e 13K nessa ordem. Quais espaços serão ocupados pelas solicitações de 12K, 5K e 6K, nessa ordem se o algoritmo de substituição de páginas utilizado for o “Circular-Fit”?

20K, 15K e 19K.

Podemos afirmar que os seguintes passos são realizados após uma falta de página na memória:

processo gerador da falta é suspenso; página física é alocada; página lógica é acessada dando-se o início da sua leitura no disco; a tabela de páginas é atualizada e o processo é retirado do estado de suspenso.

Um processo deve ser executado em 5 páginas físicas. A tabela abaixo apresenta o número da página, o momento da carga, o momento do último acesso e o bit de referência de cada página.

Obs: ut = unidade de tempo

Página

Carga (ut)

Ultimo Acesso (ut)

Bit referência

0

126

279

1

1

230

255

0

2

160

280


Página 1 e Página 4.

Na FAT (File Alocation Table) a menor unidade de leitura/escrita é o cluster. Para a FAT-12 um cluster é igual a um setor (512 bytes). Para a FAT-16 um cluster é formado por 64 setores (32 Kbytes). Para a FAT-32 um cluster é formado por 8 setores (4 Kbytes). Qual a capacidade máxima de discos rígidos gerenciados com FAT-12, FAT-16 e FAT-32 respectivamente?

2M bytes, 20M bytes, 1T bytes.

O mecanismo de DMA é implementado para:

Permitir o acesso ‘de um dispositivo de entrada/saída à memória RAM sem o auxílio do processador.

Qual o conceito de regiões críticas?

Cada processo tem um segmento de código, no qual valores armazenados em variáveis globais e tabelas podem ser alterados, novos dados podem ser gravados em arquivos e assim por diante.

O que são semáforos?

Uma variável inteira que contém um valor inicial e à qual todo acesso é feito por meio de duas operações, wait e signal. Quando um processo modifica o valor armazenado em um semáforo, nenhum outro processo pode, simultaneamente, modificar ou ler esse valor. Podemos usar semáforos para resolver o problema das regiões críticas de n processos.

Qual o conceito de impasse?

A implementação de um semáforo com uma lista de processos bloqueados pode fazer com que dois ou mais processos fiquem esperando para sempre por um evento que só pode ser causado por um dos processos bloqueados. Quando isso ocorre, dizemos que há um impasse(deadlock) entre os processos.

Qual o conceito de monitores?

Se caracterizam por garantir que, a cada instante, apenas um processo esteja usando seus procedimentos e funções. Dessa maneira, o programador não precisa programar ele próprio essa restrição de sincronização entre processos.

Os alunos do curso de computação de uma grande universidade utilizam a linguagem de programação C para implementar seus programas. A FIGURA 1 ilustra os procedimentos realizados pelo compilador da linguagem C para gerar um arquivo executável, que em um primeiro momento é apenas uma entidade passiva que para ter alguma utilidade precisa se transformar em um processo para ser executado. Todo processo para ser executado, após a checagem inicial, precisa ser adicionado à fila de processos prontos. Caberá ao escalonador de CPU enviá-lo para execução assim que solicitado pelo despachante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (213 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com