TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Taxonomia de Bloom

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

A taxonomia de bloom         é estruturada em níveis de complexidade crescente, do mais simples ao mais complexo e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido habilidade do nível anterior.

Só após conhecer um determinado assunto, alguém poderá compreende-lo e aplica-lo. Nesse sentido a taxonomia proposta não é apenas um esquema para a classificação, mas uma possibilidade de organização hierárquica dos processos cognitivos de acordo com os níveis de complexidade e objetivos do desenvolvimento cognitivo desejado e planejado.

Os processos categorizados pela Taxonomia dos Objetivos Cognitivos de Bloom, além de representarem resultados de aprendizagem esperados, são acumulativos, o que caracteriza uma relação de dependência entre os níveis e são organizados em termos de complexidades dos processos mentais.

Encerrando um modo de utilização bastante prático, uma vez que permite, a partir da utilização de uma tabela de domínio cognitivo perceber qual verbo utilizar/aplicar, em função do comportamento esperado, organizando os objetivos de aprendizagem em seis níveis, os quais são por ordem crescente de complexidade.

↓ Conhecimento: apontar, definir, enunciar, marcar, recordar, relatar, sublinhar. Refere-se a habilidade do aluno em identificar informação especifica a partir de situações de aprendizagens anteriores.

↓ Compreensão: descrever, discutir, examinar, esclarecer, identificar, narrar, reafirmar. Refere-se a habilidade do aluno em demonstrar compreensão pela informação, sendo capaz de reproduzir a mesma por ideia e palavras próprias.

↓ Aplicação: Aplicar, demonstrar, dramatizar, empregar, ilustrar, interpretar. Refere-se a habilidade do aluno em recolher e aplicar informação ou situações ou problemas concretos.

↓ Síntese: armar, articular, compor, criar, dirigir, planejar, esquematizar. Refere-se a habilidade do aluno de recolher e relacionar informação de várias fontes, formando um produto novo.

Avaliação: ajuizar, apreciar, eliminar, escolher, estimar, julgar. Refere-se a habilidade do aluno em fazer julgamentos sobre o valor de algo, tendo em consideração critérios conhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com