TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Taxonomia de Bloom

Por:   •  19/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Taxonomia de Bloom – Tópicos 2 e 2.1

A Taxonomia de Bloom significa uma classificação de objetivos de processos educacionais.

Ao invés de se criar objetivos como geralmente se faz em um plano de ensino ou em um plano de aula, se cria esses objetivos no nível cognitivo requerido em cada aprendizagem.

Bloom estudou essa taxonomia com um grupo de especialistas de várias universidades dos EUA, mas embora todos tenham colaborado significamente no desenvolvimento, ela é conhecida como Taxonomia de Bloom.

Duas das inúmeras vantagens de se utilizar a taxonomia no contexto educacional são:

  • Oferecer a base para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação e utilização de estratégias diferenciadas para facilitar, avaliar e estimular o desempenho dos alunos em diferentes níveis de aquisição de conhecimento;
  • Estimular os educadores a auxiliarem seus discentes, de forma estruturada e consciente, a adquirirem competências específicas a partir da percepção da necessidade de dominar habilidades mais simples (fatos) para, posteriormente, dominar as mais complexas (conceitos).

As classificações propostas por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios

  • Cognitivo: abrangendo o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades intelectuais;
  • Afetivo: abrangendo a forma como se lida com os problemas emocionalmente, como: sentimentos, valores, entusiasmo, motivação e atitudes.
  • Psicomotor: abrangendo as habilidades motoras em termos de velocidade, precisão, distância, procedimentos ou técnicas de execução.

Embora todos os três domínios (cognitivo, afetivo e psicomotor) tenham sido amplamente discutidos e divulgados, em momentos diferentes e por pesquisadores diferentes, o domínio cognitivo é o mais conhecido e utilizado. 

[pic 1]

[pic 2]

Em 1999, foi publicado um significativo trabalho de retrospectiva da utilização da taxonomia, para discutir a possibilidade de rever os pressupostos teóricos da Taxonomia de Bloom. Em 2001, o relatório da revisão foi publicado num livro. O grupo tentou buscar o equilíbrio entre o que existia, a estruturação da taxonomia original e os novos desenvolvimentos incorporados à educação nos quarenta e poucos anos de existência. Além de mudanças no entendimento como o processo cognitivo ocorre, houve mudanças na forma como se propunha a redação dos objetivos.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (294.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com