TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tomada de Decisão

Por:   •  15/8/2019  •  Artigo  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

SUPORTE À TOMADAS DE DECISÃO, BI E BIG DATA

Donizete Correia Junior, Lucas Diego de Oliveira Rodrigues

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Votuporanga

Av. Jerônimo Figueira da Costa, 3014 - Pozzobon, Votuporanga - SP, 15503-110

Este trabalho apresenta definições, conceitos e comparações acerca das principais tecnologias voltadas ao oferecimento de suporte às tomadas de decisão por parte dos gerentes e gestores de empresas, o BI e o Big Data, nos quais, visam reunir dados e transformá-los em informações que possam ser interpretadas para auxiliarem na tomada de decisão e consequentemente, no progresso das organizações.

Palavras-chave: Tecnologia. Tomadas de decisão.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, organizações buscam pelo aumento de sua produtividade e competitividade, e para isso, na maioria das ocasiões adotam tecnologias voltadas à gestão empresarial por meio da coleta, organização e apresentação de dados já gerados e armazenados, para que com isso, possam fazer análises pontuais sobre aspectos da empresa e a partir destes, tomarem as decisões ideais que concedam consideráveis benefícios para a evolução da organização.

Dentre essas tecnologias, destacam-se o BI (Business Intelligence) e o Big Data, constantemente presente nos contextos de gestão empresarial, além de que, quando adotados e utilizados por gestores com estratégias inteligentes, resultam no ideal auxílio para a tomada de decisão dentro da organização.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta seção apresentam-se definições e conceitos acerca das principais tecnologias voltadas ao suporte às tomadas de decisão, sendo elas, os sistemas de informações gerenciais (SIG) o BI e o Big Data.

Para os sistemas de informações gerenciais poderem proporcionar algum modelo de suporte a tomadas de decisão, primordialmente devem ser coletados e processados os dados para então gerar a informação, ser feito as devidas análises e a partir disso, tomar uma decisão que acarrete consideráveis benefícios para a organização de acordo com o ambiente em que está inserida.

Um dos maiores desafios dos sistemas de informações é assegurar de forma confiável a qualidade e agilidade da informação que é imprescindível para as organizações e seus gestores. Tornando-se um diferencial onde o planejamento coleta e seleciona dados, levando ao nível estratégico da organização para transformá-los em informações com alto aproveitamento para a definição de estratégias, planos e metas a se atingir (LEAL, 2008).

Contemporaneamente, os sistemas de informações gerenciais proporcionam notável apoio a tomadas de decisões estratégicas por meio de resultados alcançados, com o intuito de processar e entender as informações reunidas e implementar a melhor decisão para obter resultados satisfatórios.

  1. BI (Business Intelligence)

A Inteligência Empresarial, do inglês Business Intelligence, caracteriza-se como um processo de coleta, organização e análise de dados, voltado a oferecer suporte às tomadas de decisão no contexto empresarial, através de interfaces intuitivas com a apresentação dinâmica de gráficos (relatórios e dashboards).

Por sua vez, é definida como uma solução que organiza uma extensa quantidade de dados em sua forma bruta, retirados de um banco de dados, em dados organizados que se caracterizam por se tornar informações úteis e de fácil entendimento às gerentes e gestores de uma organização, vulgo responsáveis pelas tomadas de decisão.

Segundo Eugênio (2018),

A principal função do BI é facilitar a análise e interpretação dos dados. Com as informações coletadas dos bancos de dados corporativos, é possível identificar falhas e corrigi-las, bem como identificar novas oportunidades de negócio. Traçar metas e elaborar planos de ação se torna muito mais fácil e assertivo.

É comum o BI ser confundido como sendo uma única ferramenta que auxilia na tomada de decisão organizacional, sobretudo, por sua vez, caracteriza-se como um sistema de ferramentas que, quando incorporadas, permitem a rápida e assertiva análise de dados para então orientar a melhor decisão a ser efetivada.

  1. Big Data

O termo Big Data, no âmbito da tecnologia da informação, aborda o grande volume de dados gerados e armazenados de forma aleatória e dispersa, estes que por sua vez, são responsáveis por impactar diretamente nas tomadas de decisão dos gestores dentro das organizações. O intuito principal desta tecnologia é unir os dados coletados e organizá-los de modo que, os gerentes e gestores da empresa interprete-os com o objetivo de alcançar favoráveis resultados com as tomadas de decisão a partir da análise desses dados.

O Big Data possui várias características, dentre elas os conhecidos 5Vs, denominados: volume, veracidade, variedade, velocidade e valor. Sendo aspectos que conceituam que os dados confiáveis analisados tragam informações que contribuam diretamente para a otimização do negócio.

Este possui algumas vantagens, conforme dito por Pereira (2016):

[...] o Big Data ajuda na interpretação dos dados, propondo uma tomada de decisões certa e de qualidade, a boa gestão de dados tende a compor um cenário competitivo em relação às outras organizações. Além disso, o Big Data permite maior liberdade na hora de monitorar os dados, já que será feito de forma automatizada, melhorando a produtividade de toda a equipe.

Uma vez que, quando adotado e utilizado conforme a estratégia do gestor, é capaz de interpretar, unificar e segmentar os dados de acordo com as preferências estipuladas, resultando em consideráveis benefícios no que se refere ao aprimoramento e avanço da empresa, além da possível otimização específica de cada departamento.

  1. COMPARATIVO ENTRE BI E BIG DATA NAS TOMADAS DE DECISÃO

Gerentes e gestores devem se adequar às novas tendências da tecnologia empresarial, visto que há inúmeros softwares capazes de auxiliar na produtividade e tomadas de decisão dentro da organização, otimizando de maneira completa e sintonizada o funcionamento de cada departamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com