TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transformação Digital na Magalu

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Transformação Digital-1020-0_3

Módulo: 5

Aluno: Mônica Mattana

Turma: 3

Tarefa: Descobrindo o processo de transformação digital nas organizações.

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

A empresa escolhida é a Magazine Luiza uma das maiores redes varejistas do Brasil. Hoje a rede conta com mais de 1000 lojas espalhadas pelo país e emprega mais de 30000 funcionários. (2) A Magazine Luiza tem passado por um grande processo de transformação digital nos últimos anos e por isso é considerada um case de sucesso no que tange evoluções com o emprego da tecnologia. A empresa foi apontada como uma das mais inovadoras do Brasil pela revista americana Fast Company.

A Magalu, como ficou popularmente conhecida no mercado, é listada no Novo Mercado da B3, fez recentemente 14 aquisições, consolidando sua presença nacional que já abrange 18 estados do país, conta com mais cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Estante Virtual e Época Cosméticos, além de milhares de sellers em seu marketplace e é detentora de um super aplicativo com uma base instalada de 21 milhões de usuários ativos.(13)

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

Empresa brasileira Magazine Luiza.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

A Magazine Luiza foi fundada em 1959 por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato em Franca, interior de São Paulo. Sua primeira loja de departamentos foi inaugurada 15 anos mais tarde e foi em apenas 1992 que surgiram as primeiras lojas virtuais da Magalu. Em 2000 foi lançado o site de comércio eletrônico e após 3 anos a Magazine Luiza criou a Lu, avatar virtual que ajuda os consumidores a conhecer melhor os produtos vendidos e faz a divulgação da marca nos canais digitais. (2)

Em 2005 é criada a TV Luiza, a Rádio Luiza e o Portal Luiza, em 2012 a empresa lança o Chip Luiza que oferece acesso gratuito a redes sociais, voltado para clientes de baixa renda. Pode-se dizer que em 2015 se iniciou o ciclo da transformação digital da empresa com o lançamento de um aplicativo para mobile e a implantação deste app em 180 lojas para facilitar atendimento. Um ano mais tarde a Magalu tornou-se uma empresa de capital aberto e todos os vendedores já atendiam utilizando um smartphone através do aplicativo do Mobile Vendas. Também nesse mesmo ano é lançado a plataforma de Marketplace com cerca de 50 parceiros que passaram a vender seus produtos dentro do site do Magazine Luiza. Em 2017 a empresa inova e cria um canal de denúncia interno, adquiriu a IntegraCommerce e seu negócio voltado a tecnologia e inovação, o laboratório LuizaLabs, chega a mais de 450 engenheiros e especialistas que trabalham para tornar as operações do Magazine Luiza cada vez mais digitais. Foi em 2018 que a Magazine Luiza virou Magalu e adquiriu a startup de logística Logbee. Hoje o app do Magalu é um dos mais bem-sucedidos apps de compras do Brasil, com 26 milhões de downloads e uma participação de cerca de 40% dos pedidos online da companhia. (2) 

Em março deste ano a empresa criou a plataforma digital Parceiro Magalu, programa voltado para micro, pequenas empresas e trabalhadores autônomos, a fim de que esses possam vender pela internet, sem sair de casa. Essa iniciativa agregou muito valor a empresa principalmente após covid-19 (3). Com a evolução da plataforma a empresa lançou na sequência a MagaluPay como nova funcionalidade do super aplicativo da companhia. No mês passado e empresa anunciou a compra da ComSchool, plataforma de cursos voltados para e-commerce e performance digital. Em comunicado, a rede varejista afirmou que a aquisição é mais um passo da companhia na digitalização do varejo brasileiro. Além disso, recentemente, o Magalu adquiriu as startups AiQFome, Hubsales e Stoq, a GFL Logística, uma das principais plataformas de logística para o e-commerce, a plataforma de mídia da Inloco e o site de notícias de tecnologia Canaltech. A realização desses negócios, fazem parte da estratégia de formação de um ecossistema digital com o intuito de atingir as metas de crescimento da empresa. (14)

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

A Magalu possui mais de 60 anos, mas principalmente nos últimos 4 anos vem trabalhando com base em cinco pilares de transformação digital: a inclusão digital, a digitalização das lojas físicas, a multicanalidade, a transformação do site em uma plataforma digital e a cultura digital em si. O Laboratório de Tecnologia e Inovação (LuizaLabs) é considerado uma startup que ajuda a empresa a caminhar de forma mais acelerada no viés tecnológico e trabalha com o objetivo de construir uma estratégia baseada em APIs - Interface de Programação de Aplicativos. Foi o laboratório que capitaneou a incorporação da startup IntegraCommerce, que imprimiu ainda mais celeridade à expansão do Marketplace da companhia. (4, 6)

A empresa utiliza as mais diversas ferramentas, trabalhando com Back-End, onde as principais tecnologias utilizadas são Java e Python, Front-End, Mobile e dados. Além disso, para atuar na área voltada tecnologia na empresa é recomendado que a pessoa entenda sobre métricas e métodos ágeis (Scrum, XP e Kanban). (11) Além dessas tecnologias uma aposta da empresa é a implementação de análise de dados por meio do Big Data, analisando dados sobre o comportamento de compra dos clientes em canais online e offline. Essa tecnologia inclusive possibilitou que a loja ganhasse o prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” na categoria Varejo e Consumo com o sistema de recomendação de produtos. Os dados de interações do usuário são coletados e avaliados para então se ofertar algum tipo de recomendação. Além disso, o Cloud Computing tem ajudado bastante na viabilização destes projetos voltados a digitalização da empresa, oferecendo inovação, escalabilidade e flexibilidade. (5)

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

Uma das principais vantagens referentes ao modelo de negócio da Magalu é que ela é uma empresa que começou no modelo tradicional varejista e que busca agora combinar os processos digitais com as lojas físicas. Essa integração é um dos principais motivos que fazem o aplicativo da empresa ter o potencial de um super aplicativo, oferecendo diversos produtos e serviços tais como: a realização de pagamentos, sistemas de chat, solicitação de táxi, entre outros. (7)

Desde o início das operações on-line a Magalu, opera com os canais de forma integrada, ou seja, os nove Centros de Distribuição, o backoffice, e as mais de 1.000 transportadoras terceirizadas distribuem os produtos da empresa pelo país sustentando as operações on-line e físicas.(6) Essa integração entre as lojas físicas e a plataforma online garante uma entrega rápido, uma vez que as 1.100 lojas funcionam como mini-hub de distribuição. (12) Além disso, outra possibilidade que otimiza a logística de compra é a parceria com a 99 Táxi, que dá um bônus de R$ 20 ao consumidor, de maneira que ele tenha o menor gasto para se deslocar até a loja e realizar a retirada do produto. (6)

Outra vantagem é a utilização do conceito de recomendação comentado anteriormente, que acaba servindo como um assistente de compra ao consumidor e ajuda o cliente a escolher o melhor produto. Além disso, a empresa oferece serviços de configuração de smartphone, instalação de aplicativos, antivírus e atendimento por telefone 24 horas. Outro benefício ao cliente é o fornecimento da “Navegação gratuita”, que permite ao consumidor navegar no site e no aplicativo da companhia sem precisar estar conectado à internet. (6)

O Parceiro Magalu é uma plataforma que permite varejistas físicos, pequenos e médios venderem produtos através da divulgação de seus catálogos dentro do ecossistema digital. Assim, eles podem vender tanto para os clientes da Magazine Luiza, que são mais de 20 milhões, como para os seus próprios clientes. Essa tecnologia permite que o varejista possa vender seus produtos sem abrir uma loja, sem colocar em risco os seus funcionários e clientes, fazendo tudo remoto e digitalmente. Além disso, a proposta de um ecossistema digital que vende múltiplas categorias de diversos varejistas traz a vantagem de se ganhar escala muito rápida. (12)

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

Desde os anos 90 a empresa direcionou o foco para as pessoas e implementou diversas medidas inovadoras com o objetivo de modernizar seus processos. Isso aconteceu porque a empresa foi visionária e percebeu uma nova tendência de consumo no mercado.

De forma geral a cultura da empresa é baseada na meritocracia, valorizando o talento e o desempenho dos funcionários, na comunicação eficaz e transparente, implementada através do Portal Luiza, a Rádio Luiza e a TV Luiza e pelo emprego de uma gestão participativa que promova as informações de forma acessíveis e delegue de forma planejada as responsabilidade entre seus colaboradores. Além disso, a cultura preza pelo autodesenvolvimento de seus funcionários, incentivando o crescimento pessoal e profissional de todos.

Em 1991, a empresa abriu as portas para a contribuição dos colaboradores na melhoria do clima e dos processos da empresa baseada na valorização das pessoas, desenvolvimento e qualidade de vida. Os gerentes das lojas têm autonomia e uma tradição empreendedora voltada a atender as expectativas dos clientes. Os líderes são motivamos a atuarem como educadores promovendo constantemente reuniões para compartilhamento dos resultados, celebrações (aniversários, conquistas, reconhecimentos, destaques, recepção de novos colaboradores...), alinhamentos e mobilização dos grupos. Atualmente a Magalu é destaque entre as organizações varejistas devido a práticas de gestão flexíveis e participativas.

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

Frederico Trajano, sobrinho-neto dos fundadores da empresa, assumiu a companhia em 2016 impulsionado por uma recessão da economia brasileira, no entanto, para ele o diferencial diante de uma crise sempre foi a inovação. Com essa visão, naquele ano a estratégia partia do princípio de compreender que os clientes podem estar em múltiplos canais, como redes sociais, lojas online, marketplace e na própria loja física, ampliando assim o mercado e dando mais oportunidades da empresa se recuperar de um cenário hostil. (7)

As mudanças do Magazine Luiza começaram quando Eduardo Galanternick, que já havia sido diretor de e-commerce da empresa, foi chamado de volta por Frederico Trajano com o objetivo de recuperar o crescimento e dar início ao seu plano de transformação digital. A estratégia de Eduardo foi reforçar a equipe comercial, mudar processos de venda e investir em marketing digital focado em promoções. Para alcançar seus objetivos, ele desenvolveu um plano baseado em cinco pilares de transformação digital:

1) Inclusão digital com o intuito de trazer os imigrantes digitais para o comércio eletrônico. 2) Digitalização das lojas físicas afim de melhorar a experiência dos clientes com ajuda da tecnologia. 3) Multicanalidade, conectando todos os pontos da loja. 4) Marketplace, se tornando uma plataforma que conecta vendedores e compradores e por fim 5) Cultura digital, deixando de ser um consumidor de tecnologia para ser um produtor. (10)

O laboratório de inovação ganhou força dentro da empresa e Frederico Trajano deu novas funções para o LuizaLabs fazendo com que o time originalmente digital fosse atuar muito no físico da empresa. Esses desafios extrapolavam o mundo digital e fizeram a varejista avançar a passos largos. (4) Além disso, diante de um cenário onde há constantemente o surgimento de novas startups competindo com as empresas tradicionais a busca pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo do seu aplicativo foi uma etapa importante para toda a transformação digital na Magalu.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

O processo de transformação digital permitiu que a companhia deixasse apenas as lojas físicas para ser uma referência no e-commerce.  Para isso a companhia procurou ao longo do processo de transformação atingir os consumidores que passaram a adotar o comércio eletrônico, além de oferecer melhor experiência nas lojas físicas. Para se tornar, efetivamente, multicanal, a Magazine Luiza conectou todos os pontos de contato da loja.

Com a adoção de uma cultura digital, a Magalu adotou uma plataforma de dados, para definir os clientes com maior potencial de compra, rentabilidade e relevância. A partir dessas informações, é feita a comunicação com esses consumidores por meio de mídia programática, canais de vendas e listagem. A principais estratégias de digitalização da Magazine Luiza, estão na aposta na multicanalidade para atender às particularidades do mercado nacional, o desenvolvimento de uma cultura com espaço para buscar a inovação e aceitação de riscos e a internalização do desenvolvimento de tecnologia, com a criação de uma equipe de programadores para criar e aprimorar os canais digitais da empresa. (9)

Com essa estratégia a empresa deixou de ser uma varejista que vende só seu produto para ser um ecossistema digital nos moldes dos grandes marketplace mundiais, como Alibaba, Amazon, entre outros. (12)

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

Com esse case é possível perceber como as transformações digitais podem transformar as empresas, pois mesmo não sendo originalmente digital, ou seja, nasceu antes do “boom” dos e-commerces, a Magalu foi capaz de se manter relevante e em destaque no mercado por meio da inovação. (8) Nota-se que hoje a Magalu trabalha com o intuito de sempre melhorar a experiência do cliente e crescer através do emprego de novas tecnologias. Dessa forma, pode-se esperar que a varejista esteja sempre em busca de novas tendências digitais que impulsionarão seu crescimento. (7) O último anúncio da empresa, inclusive, foi a abertura de mais um laboratório de tecnologia no interior de São Paulo com o objetivo de criar novos produtos e serviços ao mercado do varejo e acelerar os processos de inovação. (15)

A integração de atividades on e off-line viabilizou com que todos os pontos de venda físicos tenham alguma ação digital e isso faz com que a empresa consiga se organizar em uma grande plataforma. (8) Muitas empresas acham que é só lançar um app e está resolvido, mas esse case da Magazine Luiza nos mostra que a transformação digital vai além da transformação para mobile, é necessário cuidar da integração sistêmica e do gerenciamento correto do back-office e seus estoques. Além disso, as tendências inovadoras de coleta e análise de dados por meio da IoT, permite otimizar a receita e ampliar o alcance do varejo físico. (10)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1)  Rubens Eishima, Magazine Luiza cria programa para pequenas empresas e autônomos venderem de casa, disponível em: https://canaltech.com.br/e-commerce/magazine-luiza-cria-programa-para-pequenas-empresas-e-autonomos-venderem-de-casa-162705/, consultado em 20 de novembro de 2020.

2) Magazine Luiza, disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/magazine-luiza/, consultado em 20 de novembro de 2020.

3) O Magazine Luiza - Nossa história, disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/Nossa-Historia?=maMhsoEQNCOr/Wxrb98OXA==, consultado em 20 de novembro de 2020.

4) Leonardo Araujo, Como a tecnologia revolucionou o Magazine Luiza, disponível em: https://propmark.com.br/digital/como-a-tecnologia-revolucionou-o-magazine-luiza/, consultado em 20 de novembro de 2020.

5) Magazine Luiza investe em projeto de big data, Canal Comstor - O blog dos negócios de TI. Disponível em: https://blogbrasil.comstor.com/bid/372093/Magazine-Luiza-investe-em-projeto-de-Big-Data, consultado em 21 de novembro de 2020.

6) Camila Mendonça, 6 Estratégias que fizeram o Magazine Luiza ser um negócio digital, disponível em:

https://www.consumidormoderno.com.br/2017/08/09/estrategias-fizeram-magazine-luiza-ser-negocio-digital/, consultado em 21 de novembro de 2020.

7) Luiz Felipe S. Dantas, A transformação digital do Magalu e seus impactos nos negócios, disponível em: https://usemobile.com.br/magalu-trasnformacao-digital/, consultado em 21 de novembro de 2020.

8) 5 empresas inovadoras e o que podemos aprender com elas, disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/5-empresas-inovadoras/, consultado em 22 de novembro de 2020.

9) 7 cases de empresas que passaram pela transformação digital, disponível em: https://digilandia.io/transformacao-digital/empresas-que-passaram-pela-transformacao-digital/, consultado em 22 de novembro de 2020.

10) Tiago Magnus, Transformação Digital no Brasil: as empresas que se destacam em território nacional, disponível em: https://transformacaodigital.com/transformacao-digital/transformacao-digital-no-brasil/#, consultado em 24 de novembro de 2020.

11) Como é trabalhar com programação no magazine luiza, disponível em: https://www.alura.com.br/guia-empresas-magazine-luiza, consultado em 24 de novembro de 2020.

12) Transformação digital de verdade. Conheça o case da Magazine Luiza, disponível em: https://www.institutodatransformacao.com.br/as-transformacoes/noticias/transformacao-digital-de-verdade-conheca-o-case-da-magazine-luiza, consultado em 24 de novembro de 2020.

13) Rede Linkedin, disponível em: https://www.linkedin.com/company/magazine-luiza/?originalSubdomain=br, consultado em 24 de novembro de 2020.

14) Rui Maciel, Magalu compra plataforma de cursos online focados em e-commerce e performance, disponível em: https://canaltech.com.br/negocios/magalu-compra-de-plataforma-de-cursos-online-focados-em-e-commerce-e-performance-173122/, consultado em 24 de novembro de 2020.

15) Rui Maciel, Magazine Luiza inaugura novo centro de inovação no interior de São Paulo, disponível em: https://canaltech.com.br/inovacao/magazine-luiza-inaugura-novo-centro-de-inovacao-no-interior-de-sao-paulo-174742/, consultado em 24 de novembro de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (973.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com