TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento Do Comércio Digital: Um Estudo De Caso Da Magazine Luiza-Magalu

Por:   •  21/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO NORDESTE

 

 PROCESSOS GERENCIAIS

Larissa Lino de Sousa

(Projeto integrador III - Noturno)

O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO DA MAGAZINE LUIZA-MAGALU

    Fortaleza – Ceará

2022

[pic 2]

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO NORDESTE

 

PROCESSOS GERENCIAIS

Larissa Lino de Sousa

(Projeto integrador III - Noturno)

O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO DA MAGAZINE LUIZA-MAGALU

Projeto integrador apresentado ao Curso de Graduação Tecnológica da Faculdade de Ciência e Tecnologia do Nordeste, em cumprimento ao requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo.

Prof.(s) Orientador(es): Prof. Álvaro Pereira da Costa &  Profª. Ms. Larissa Torres Ferreira

[pic 3]

                                                             Fortaleza – Ceará

2022

SUMÁRIO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO.................................................................................................04

2 JUSTIFICATIVA..............................................................................................................04

3 OBJETIVOS.....................................................................................................................05

3.1 Objetivo Geral................................................................................................................05

3.2 Objetivos Específicos.....................................................................................................06

4 CRONOGRAMA..............................................................................................................06

5 REFERENCIAL TEÓRICO……………….…………………..………………...............07

6 METODOLOGIA………………………………………………………………………..09

REFERÊNCIAS....................................................................................................................10

1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Não é de hoje que notamos a constante evolução do homem, seja ela englobada à ciência, linguagem ou genética. Com as mudanças influenciando na adaptação do indivíduo em meio a sociedade, estamos nos tornando mais ajustáveis às esferas sociais.        

Assim como as espécies mudam, as condições em que elas vivem devem ser aprimoradas, para suprir suas necessidades. No empreendedorismo não é diferente, já que o mercado vem evoluindo, inovando e aumentando as expectativas do que antes era apenas um termo, criado pelos franceses, para distinguir o empreendedor do capitalista. Segundo o Portal Educação, na década de noventa houve a abertura da economia no Brasil, o que acabou impulsionando as atividades empreendedoras, revelando assim, diferentes categorias nessa área, o mercado desde então, fazendo-se rigoroso, torna assim imprescindível a personalidade criativa e inovadora.

Baseado no Consultor e treinador Diego Arruda (2021), muitas pessoas decidem abrir um negócio para realizar um sonho e, também, para ter mais qualidade de vida. Ele ressalta que desde 2020, com a nova era digital surgiram novas oportunidades para quem deseja empreender, eliminando assim a necessidade de locação do imóvel comercial para começar seu negócio, já que a internet passou a possibilitar isso. Tendo em vista essas melhorias hodiernas surge a indagação de como serão as características do empreendimento varejista que obteve sucesso na adequação desse contexto tecnológico?

2 JUSTIFICATIVA

Segundo o artigo Empreendedorismo e Crescimento Econômico: Uma Análise Empírica, é citado que um dos principais veículos da atividade empreendedora é a pequena empresa. Nos últimos anos, as pequenas empresas brasileiras geraram mais empregos do que as empresas com 100 ou mais empregados (Barros & Sidsamer, 1983, p. 50). O ressurgimento da importância dos pequenos negócios no mundo está documentado em diversos estudos (Thurik, Wennekers, & Uhlaner, 2002).

O empreendedorismo é extremamente importante para a economia do Brasil, pois é comprovado que um dos principais meios de atividades empreendedoras são advindos das empresas de pequeno porte (Barros & Pereira p. 978, 2008).

Hodiernamente, o surgimento de novos empreendedores têm aumentado, são amplas as oportunidades fornecidas para empreender, principalmente por meios digitais, pois a sociedade busca frequentemente avanços tecnológicos no âmbito empresarial, com isso as características do empreendedor tradicional torna-se melhorada para esse novo segmento, para que seu novo perfil seja comunicativo, criativo, conhecedor do nicho em que deseja engajamento, fazendo assim o uso da ousadia, preparando-se para arriscar-se em prol da melhoria contínua.

Nos últimos dois anos, o Brasil vem passando pela Pandemia mundial do novo COVID-19, surto esse que impactou a economia do país. Durante esse fenômeno muitas empresas tiveram suas atividades interrompidas, e outras fecharam. Em contrapartida, "nos tempos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços” (autor desconhecido). À medida em que empreendimentos entravam em colapso, outros surgiam da oportunidade que os meios virtuais trouxeram com a evolução do mercado. Nesse período atípico para o comércio varejista, acelerou-se a busca pelo marketing digital e procura online. É de suma importância a adaptação do empreendedor, tomando como exemplo a pandemia, várias empresas tiveram que adaptar sua prestação de serviço para meios digitais e de delivery, já que seus possíveis clientes estavam em quarentena em suas residências.

Para se adequar a esse cenário, um varejista atento às mudanças e necessidades da sociedade, deve sempre apresentar estratégias de marketing particulares, já que esse segmento exige respostas rápidas no que sucedem as ações para o público alvo.

O empresário do Varejo encontrou uma nova maneira de empreender em tempos difíceis, ampliando seus horizontes, inovando sua contribuição para o mercado, ajudando a gerar emprego e girando a economia do País.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

  • Analisar a evolução do comércio varejista através dos canais digitais.

3.2 Objetivos Específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (266.3 Kb)   docx (141.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com