TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variação da Temperatura

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Variação da Temperatura

Durante o dia na Terra, a temperatura sofre variações que acontecem devido a diversos fatores, como por exemplo, a hora e local analisados.Em geral, a menor temperatura do dia é registrada antes do nascer do sol, por volta de 6 horas da manhã, já que durante a noite, não há radiação solar, apenas perdem o que foi acumulado durante o dia. A temperatura máxima, porém, é registrada entre 13 e 15 horas do dia, pois é nessa hora que a radiação solar recebida se junta à radiação terrestre e tomam a maior temperatura do dia.

Essa variação da temperatura é explicada através do movimento de rotação da Terra, que faz a sucessão de dias e noites, além de variar a inclinação dos raios solares ao longo do dia natural. Quando há menor inclinação dos raios, a espessura da atmosfera para ser atravessada é menor e consequentemente, a área receptora de energia é concentrada em pouco espaço e a temperatura se eleva muito. Ao contrário disso, quando há maior inclinação, maior espessura da atmosfera e a área receptora é expandida, a temperatura é baixa.

Conforto Térmico através de Equipamentos

Durante a variação de temperatura do dia, sempre se tenta buscar comodidade onde quer que vá. Seja ao buscar uma sombra num dia calor ou colocar um casaco nos mais frios.

Porém, existem equipamentos que foram criados para saciar essa necessidade e oferecer maior comodidade a todos. Na hora de se construir uma casa ou estabelecimento comercial, o conforto térmico tem sido muito priorizado, ainda mais quando aspectos naturais (insolação, ventos) e artificiais (construções ao redor, tipo de fachada, espessura das paredes) interferem no ambiente e proporcionam determinada temperatura em cada lugar.

Procurando alcançar essa comodidade, os projetos tentam se adaptar para aceitar as formas ideais de se obter o conforto. Realiza-se buscas pelos melhores equipamentos, além de analisar o custo benefício do mesmo e reduzir interferências com outros sistemas. Desta forma, garante-se o bem estar e conforto térmico e também possibilita economia quando o equipamento está em funcionamento e quando houver a necessidade de manutenção.

Alguns exemplos de equipamentos que proporcionam tal conforto:

1. Ventiladores Axiais

São muito populares devido à facilidade de se adaptarem em qualquer ambiente, como paredes e tetos. Os ventiladores axiais têm bastante espaço no mercado e suas principais utilizações são a exaustão de gases quentes, a ventilação e, obviamente, o conforto térmico.

2. Ventiladores Centrífugos

São populares devido à sua ampla versatilidade e eficiência para alcançar o conforto térmico em áreas onde há serviços industriais. Esse equipamento também é considerado em regime de baixa, média e alta pressão com possibilidades de simples ou dupla aspiração. A exaustão de gases, odores e fumaça e o transporte de materiais e gases corrosivos são suas principais aplicações.

3. Ventilador Axial Encapsulado

É aplicado para a exaustão de gases contaminados e com óleo, assim, o equipamento é montado com transmissão direta e motor fora de fluxo de ar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com