TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da politica no Brasil

Por:   •  14/4/2015  •  Artigo  •  4.461 Palavras (18 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 18

Capítulo I

Fundamentação Teórica

A exigência de bons serviços, bom atendimento, bons produtos pela sociedade exige cada vez mais uma prestação de serviços com qualidade e que venham a satisfazer suas necessidades e demandas, diante disso, a qualificação e a capacitação dos agentes públicos são ações que devem nortear as ações da Administração Pública. Tais atributos são considerados de suma importância para a profissionalização de pessoas que ocupam cargos públicos. E a cada dia estão conscientizando-se da importância do fator humano como “ferramenta” estratégica que agrega valores. Com tudo isso, dá para se analisar como o fator humano pode influenciar o fator técnico nos processos em se tratando de gestão de pessoas na administração pública.

Mudanças eficazes de comportamento a fim de melhorar o desempenho, promover a integração de equipes e aumentar a produtividade precisam de uma mudança de atitude, de postura por parte de cada profissional. Muita das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho diz respeito ao relacionamento interpessoal e ao clima organizacional, entretanto apenas eventos pontuais como: palestras, seminários e workshops podem não levar aos resultados esperados, são considerados estímulos efêmeros, causam impacto, entretanto necessitam de continuidade.

Neste contexto, o Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas apresenta-se como um instrumento capaz de melhorar o desempenho das pessoas, bem como, o aperfeiçoamento dos processos produtivos e de prestação de serviços possibilitando a entrega de melhores produtos e serviços a esta exigente sociedade, segundo Knapik (2008), “as pessoas são os alicerces da organização e utilizam suas habilidades, capacidades, experiências e conhecimentos como ferramentas para conseguir novos recursos e alcançar os resultados esperado pela organização”. É correto afirmar que funcionários mais capacitados têm um espírito crítico mais aguçado, aumentando as probabilidades de se diagnosticar problemas e sugerir aperfeiçoamentos.

O Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas é um dos temas que hoje repercutem na moderna administração ou Gestão de Pessoas, como diz Knapik (2008) “a área de Gestão de Pessoas necessita conhecer bem a organização, seu ambiente de trabalho, suas crenças, seus valores, sua missão e visão, o clima de trabalho e a cultura empresarial para que possa gerenciar seus talentos e criar uma relação de ganha-ganha entre empresa e colaboradores”.

Um dos fatores que marca as atividades de O Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas é a relação entre ética, comunicação e relacionamento interpessoal no trabalho.

A ética, numa abordagem organizacional está cotidianamente na vida das pessoas, em pequenas e grandes decisões que se tomam, na resolução de dilemas do dia a dia e nas várias escolhas que surgem ao longo da vida. O dilema ético surge na escolha entre o caminho mais fácil e o mais correto, entre o sentimento e o dever, entre a obediência e a consciência, enfim, em meio a pequenos ou grandes conflitos de foro íntimo é um tema que sempre acompanhou o ser humano, ao longo de muitos séculos, desde o momento em que ele passa a refletir a respeito das consequências de seus atos sobre outra pessoa e sobre o grupo em que está inserido.

A comunicação é um método que promove  troca de informações entre duas ou mais pessoas. O importante na comunicação é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado, e esse sucesso não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental, lembre-se que vivemos em uma sociedade de cultura diversificada, e o que às vezes parece ser obvio para você, para seu interlocutor não é. Devemos sempre ser objetivos e claros na nossa comunicação. A comunicação depois de transmitida de forma correta ao seu interlocutor deve ter um acompanhamento para ele saber se está agindo de forma correta, ou se precisa corrigir ou melhorar, esse processo chamamos de feedback.

Como afirma Chiavenato, “Comunicação é a troca de informação entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação”.

Já Mendes diz que “A comunicação significa tornar comum, trocar informações, partilhar idéias, sentimentos, experiências, crenças e valores por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens, símbolos, etc”.

Todavia a comunicação insere-se no processo de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas como um fator de apoio e motivação das pessoas, uma vez que possibilita o acesso e o conhecimento dos processos pretendidos e os objetivos da organização.

Da mesma forma a relação interpessoal no trabalho, que na visão de Rocha (2010), “relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio”, é um elemento fundamental para o sucesso do processo de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas uma vez que se alia aos fatores motivacionais que ocorrem inter equipes, inter-departamentalmente ou matricialmente quando a organização trabalha por meio de processos foco ou utiliza-se da gestão por processos.

Rocha acrescenta ainda “que uma boa comunicação e a valorização do profissional permitem maior interação e mais cooperativismo entre o líder e os demais membros, por meio da troca de experiências e conhecimentos, possibilitando uma melhor expressão de suas competências e contribuindo para desenvolver as atividades da equipe de trabalho.”

A compreensão da ética, comunicação e relacionamento interpessoal e sua relevância como recurso indispensável para as relações humanas saudáveis e para a construção da cidadania é o objetivo de estudo deste trabalho.

A Observação desses fatores ética, comunicação e relacionamento interpessoal, diante dos processos de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas apresentam como deficientes quando constituímos falhas como:

  • Infra-estrutura deficiente;
  • Liderança tecnicamente despreparada;
  • Comunicação deficiente;
  • Assédio moral;
  • Imaturidade profissional;
  • Motivação salarial;
  • Reconhecimento do trabalho desenvolvido;
  • Falta de feedback

Assim, conforme observados esses gargalos na administração pública surgiu à ideia de estudar e apresentar, através deste trabalho, os resultados observados em um processo de investigação e pesquisa que verificam como esses fatores, citados acima, interferem e não contribuem para a o bom andamento no serviço público, onde o mundo contemporâneo exige cada vez mais a adoção de padrões de conduta ética que valorizem o ser humano e a vida em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com