TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica brasil

Por:   •  16/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de politica 1

Marx hoje (de Eric Hobsbawm)

No livro como mudar o mundo, Eric Hobsbawm retrata diversos assunto dentre eles a importância de Karl Marx em diferentes épocas incluindo os dias atuais.

O autor começa o texto relatando um evento que acontecera em Londres de  homenagem ao aniversario de morte de Karl Marx. Ele ressalta a pouca importância dada a suas obras quando Marx encontrava-se ainda em vida. Nada havia ele escrito senão alguns panfletos magníficos e sua obra prima O capital encontrava-se inacabada e com pouco progresso em seus últimos anos de vida.

Obteve algum reconhecimento póstumo. O cenário alguns anos após sua morte era a existência de diversos partidos políticos operários fundados em seu nome e influenciados por suas obras, partidos que conquistavam cada vez mais espaço e representação no cenário politico de diversos países. Os partidos comunistas de ser apenas oposição e ganhará força nos mais variados países alguns deixaram de lado sua inspiração original, outros se tornaram revolucionários em países onde não havia democracia.  

Na prática o socialismo que vimos no século xx foi muito diferente daquele pensado por Marx, governos como o de Stalin na, União Soviética, criaram diversas fissuras com o pensamento marxista rompendo com este em diversos aspectos. O fato é que durante esses governos sua obra era reconhecida apenas por suas contribuições para as ideologias partidárias dos regimes socialdemocratas.

Com o fim do regime socialista na União Soviética Marx deixou de ser visto apenas como o mentor da ideologia politica e social daquele país e todos passaram a entender que existia muito mais que isso em suas obras. Devido a sua assertiva acerca do mundo globalizado do final do sec. xx, previsto por ele no Manifesto Comunista, capitalistas passaram assim a se interessar por seus trabalhos.

Marx ressurgiu em diversos momentos em que o capitalismo passou por colapsos, sendo este sistema posto em cheque quanto a sua capacidade de alocar os recursos sociais. Como na época definida por Eric como “ era das catástrofes” entre 1917 e 1945, período devastado por guerras e pela maior crise sofrida pelo sistema capitalista, fatos que fizeram muitos ver no socialismo a solução para o mundo em crise. Para Marx tudo isso não significava que o capitalismo havia chegado em seu limite de desenvolvimento dos fatores de produção, mas que toda irregularidade de crescimento trazia consigo crises periódicas de superprodução, própria natureza do sistema gerava conflitos e incapacidade de estruturação, fato que segundo ele só poderia ser remediado pelo socialismo.

A grande divergência entre o modelo comunista proposto por Marx e o modelo posto em pratica na União Soviética foi o fato de Marx pouco der dito sobre como seria uma economia socialista. Tanto que após a Revolução socialista na Rússia foi improvisado um modelo econômico para o país, sendo adotada uma economia planificada de produção estatal.

O que ficou de Karl Marx para o século xxi, segundo Attali o que ficou foi um legado de abrangência universal, por entender que Marx via o mundo como um todo mais ao mesmo tempo, via como politico, econômico, cientifico e filosófico. É certo que muitos de seus textos tornaram-se obsoletos e não se aplicam aos nossos dias. No entanto diversos aspectos da analise de Marx continuam validos e relevantes. Uma delas a analise feita acerca da dinâmica global do desenvolvimento capitalista e sua capacidade de destruir tudo que se anteponha a ele. E a outra sua analise acerca do crescimento capitalista e suas recorrentes crises e mudanças, tendo como produto uma concentração econômica numa economia completamente globalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com