TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética - PTI

Por:   •  25/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

Primordialmente, as mulheres viviam uma cultura totalmente distinta á de hoje, o seu papel era voltado apenas para a família e para o lar, elas eram impedidas de realizar tudo o que os homens exerciam na sociedade. Já na época atual devido ao avanço social, as mulheres estão cada vez mais ganhando espaço na sociedade, trabalhando fora de casa, possuindo sua independência financeira, sua autonomia e exercendo seus direitos. No entanto, ainda há quem discrimine e menospreze as condições femininas, chegando ao ponto de ceifar a vida de uma mulher apenas por conta de machismo.

Analogamente, de acordo com o 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2019), os registros expõem que em 88,8% dos casos de feminicídio, as vítimas foram assassinadas pelos próprios companheiros ou ex-companheiros. Em virtude dessa pesquisa, foi identificado que, na maioria das vezes, os assassinatos ocorrem devido paixões não correspondidas ou pelo simples fato de as mulheres decidirem se separar do parceiro. O feminicídio é observado em todas as faixas etárias e em todas as épocas, porém, o ápice da mortalidade veio na pandemia, no ano de 2020.

Diante do exposto, torna-se inadiável adotar medidas preventivas para esses infelizes acontecimentos, tanto no sistema penal quanto na cultura de uma sociedade. Quanto a legislação, essa deverá adotar leis ainda mais severas para com o agressor, não havendo espaço para impunidade. É importante ressaltar que, além da criação de leis rígidas, as delegacias devem prestar total apoio à mulher, disponibilizando de suporte psicológico e enfatizando a humanização do atendimento a vítima, desde os meios de comunicação até chegar ao ambiente físico.

No que diz respeito a cultura de uma sociedade, o machismo é fundante das nossas relações e como resultado disso a violência contra a mulher é algo que se torna natural no dia a dia, logo, é extremamente necessário que esse comportamento machista tenha um fim. Portanto, é indispensável que na área da educação seja abordada a questão de gênero com a intenção de que, ainda na infância, seja discutido os papéis de masculino e feminino, bem como, a realização de campanhas voltada para toda a população com o propósito de que essa cultura machista e misógina seja dissipada com urgência.

REFERÊNCIAS

ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2019. Anual. Disponível em: < https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2019/10/Anuario-2019-FINAL_21.10.19.pdf.>. Acesso em: 10 maio 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com