TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Metodologia e Projeto de Software

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 10

Visão Geral do Sistema

A empresa a 10 anos no mercado “Flores S.A “realiza a venda de flores ornamentais e artigos voltados ao processo de jardinagem. O dono da floricultura pretende com o sistema obter um melhor controle de seu estoque e de suas vendas aumentando a eficiência no atendimento.

O sistema deve permitir a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) de clientes da floricultura. Os atributos para cada cliente são: nome, endereço, cidade, estado, telefone, e-mail, documento de identificação (CPF ou RG), data de nascimento.

O sistema deve permitir a manutenção de todos os produtos vendidos na floricultura com os seguintes atributos: código do produto, descrição, custo , data de recebimento do produto, prazo de validade, quantidade, fornecedor.

O sistema deve permitir o controle de vendas dos produtos emitindo cupom fiscal, controle do caixa, relatórios estatístico dos produtos mais vendidos dentro do período informado.

É fundamental para a floricultura o controle de produtos que estão com sua validade vencida ou ainda a vencer dentro de um período.

O sistema deve permitir o controle da entrega do produto no cliente. A empresa possui 4 entregadores que se revezam nas entregas ao cliente sendo que o mesmo realiza a cobrança fazendo o acerto no caixa no momento de seu retorno à loja. O cliente ao receber a entrega assina o canhoto de recebimento. É fundamental para a floricultura o controle da hora de saída, hora de recebimento da entrega para o cliente. Ao sair, o atendente informa ao sistema que entregas foram destinadas a cada entregador. Ao retornar o entregador informa ao sistema o seu retorno, a data e a hora em que a entrega foi realizada.

O sistema deve permitir o pagamento por cheque, cartão e dinheiro. As entregas poderão ser pagas por cheque ou cartão somente no ato da compra ou no ato da encomenda. Produtos a serem pagos no ato da entrega, serão faturados somente em dinheiro. Serão aceitos cheques somente de clientes previamente cadastrados e aprovados pelo gerente.

Caso ocorra problemas na entrega (não encontrou o endereço do cliente) o sistema deve permitir a baixa do produto e sua reentrada no estoque.

Confiabilidade

O sistema deve ter capacidade para recuperar os dados perdidos da última operação que realizou em caso de falha.

O sistema deve possuir senhas de acesso e identificação para diferentes tipos de usuários: gerente, funcionários da floricultura.

Eficiência

O sistema deve responder a consultas on-line em menos de 5 segundos.

Portabilidade

O sistema deve ser capaz de executar em sistema operacional Windows XP e Linux.

Usabilidade

O projeto de interfaces deve ser centrado no usuário sendo que o mesmo será modelado a partir da modelagem das tarefas.

1. Identifique todos os requisitos funcionais no texto do estudo de caso “Floricultura Flores S.A.”, apresentando-os de forma padronizada (Requisito Funcional + numeração sequencial) (ver página 133 do livro) (1,0 ponto)

Requisito Funcional Nº Sequencial

Cadastro de clientes

RF01

O sistema deve permitir a Inclusão, alteração e exclusão de clientes, contendo endereço, nome, CPF e RG, data de nascimento, telefone, etc.

Cadastro de Produtos

RF02

O sistema deve permitir a inclusão, alteração e exclusão de produtos, contendo informações a respeito do produto como validade, código, nome etc.

Cadastro de Entregadores

RF03

O sistema deve permitir cadastrar os entregadores, com nome, CPF.

Cadastrar usuário do sistema

RF04

Deve permitir o cadastro de novos usuários no sistema, podendo definir permissões de acessos a cada usuário, podendo alterar nome e senha se necessário.

Login de Usuário

RF05

Efetuar login para identificar quem está usando o sistema, para controlar o que fez, e para definir suas permissões de acesso.

Controle de Vendas RF06

O sistema deve emitir cupom fiscal, para ter um controle de quanto e o que foi vendido.

Gerar Relatório RF07

O sistema deve gerar relatórios de vendas, podendo definir data, de produtos mais vendidos em um dia, relatório de entregas efetuadas.

Controle de Entrega RF08

Sistema deve ter um campo para preencher dados da data e hora da entrega, quem entregou, e caso não concretizou a entrega o sistema deve dar baixa no produto e recadastrar no estoque.

Receber RF09

Sistema deve dar a opção de vendas por cheque (consultando automaticamente o CPF para ver se esta tudo ok com seu cadastro e não contendo dividas atrasadas ou até mesmo processos em seu nome em outros estabelecimentos), cartão ou dinheiro, caso o cliente queira efetuar o pagamento no ato da encomenda ou no ato da compra. Compras realizadas para serem pagas apenas na entrega devem ter a opção apenas para dinheiro.

2. Identifique todos os requisitos não funcionais no texto do estudo de caso “Floricultura Flores S.A.”, apresentando-os de forma padronizada (Requisito Não Funcional + numeração sequencial) (ver página 134 do livro) (1,0 ponto)

Requisito Não Funcional Nº Sequencial

Tempo de Resposta RNF01

O tempo de resposta para consultas on-lines deve ser menor que 5 segundos.

Compatibilidade RNF02

O sistema deve ser compatível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com