TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad metodologia de pesquisa

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Raísa da Costa Fortes

Matricula: 10212080390

Pólo: Resende

AD1

Questão 1

O que caracteriza um conhecimento como conhecimento científico?

Resposta: São conhecimentos baseados em provas; é um tipo de conhecimento racional, objetivo que requer exatidão e clareza e dependem de uma investigação metódica.

Questão 2

Defina o que é metodologia da pesquisa.

Resposta: Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

Questão 3

Para fazer uma pesquisa, o pesquisador precisa construir um problema de pesquisa. Quais são as etapas que precisam ser respeitadas para a construção de um problema de pesquisa?

Resposta: escolha do tema, problematização (ou situação – problema), justificativa, definição dos objetivos, objetivo geral, objetivo especifico, hipóteses, revisão de literatura, metodologia, cronograma de execução e referências.

Questão 4

  1. Quando falamos de pesquisa qualitativa, estamos falando de qual tipo de pesquisa? O que a caracteriza enquanto processo de investigação?

            Resposta: A pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, uma vez que estimula o entrevistado a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em questão. Na pesquisa qualitativa, os dados, em vez de serem tabulados, de forma a apresentar um resultado preciso, são retratados por meio de relatórios, levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, como as opiniões e comentários do público entrevistado.

Questão 5

Explique a seguinte afirmação:

“[...] construir um problema de pesquisa não corresponde simplesmente a descobrir a questão e a escrever. É um processo de elaboração que se pode desenvolver em várias fases diferentes da própria pesquisa – evoluindo à medida que estudamos autores, fazemos pré-observações e pensamos metodologicamente sobre como abordar nosso objeto” (BRAGA, José Luiz. Para começar um projeto de pesquisa. Comum. Educ. São Paulo, v. 10, n. 3, p. 291, 2005. Disponível em http://www.scielo.br Acesso em 14 SET 2010.

Resposta: Problema de pesquisa  não se dá somente por identifica-lo e escrever sobre ele, é preciso que se estude, problematize e escute cada entrevistado, considerando suas opiniões e pontos de vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com