TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (PROINTER II)

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 DESENVOLVIMENTO 05

2.1 Visão geral de sistemas de informação 05

2.1.2 Sistemas de informações empresariais 05

2.1.3 Sistemas de processamento de transações 06

2.1.4 Sistemas de informação gerencial 07

2.1.5 Sistema de apoio à decisão 08

2.2 Tipo de sistema de informação 09

2.3.1 Projeto de armazenamento de dados 11

2.3.2 Projeto de necessidade de hardware para execução do sistema 13

2.3.3 Projeto IHC (interface humano computador) 12

2.3.5 Fluxo de informações 14

2.3.6 Dicionário de dados 15

2.3.7 Fluxograma de sistemas 16

2.4.1 Linguagem de programação C 17

3 CONCLUSÃO 30

4 REFERÊNCIAS 31

1 INTRODUÇÃO

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas engloba entre outras atividades o trabalho PROINTER, atividade está que tem como finalidade desenvolver um software no qual possa administrar as finanças pessoais e familiares.

2 DESENVOLVIMENTO

O sistema que desenvolvemos aplicado na organização familiar, engloba no âmbito geral possibilidades de ampliarmos tecnologicamente novos processos, também proporciona um circulo vicioso entre a família, seus controles de gastos e receitas.

O sistema é composto por mini sistemas em que já relacionamos na fase um, todos estes mini sistemas darão suporte para a nossa visão geral de como o sistema funcionara.

Os mesmos trabalham em um ciclo onde as coletas de informações do processamento e do resultado final formam o nosso projeto como um todo, ou seja, Entrada, Processo e Saída.

A entrega de informações ao usuário final é o objetivo do projeto, uma interação entre todas as fases e processos formando um único sistema.

Processo este que encontrara diversas dificuldades pelo fato da maioria dos usuários serem leigos.

Através de um trabalho de campo com pesquisas e entrevistas tentamos minimizar possíveis e previsíveis erros que irão aparecer no decorrer do projeto, com o pensamento ou compreensão do usuário, dessa forma seria a melhor maneira de se incorporar em um ambiente agradável e possível de ser posto em pratica, tanto viável financeiramente como funcionalmente.

2.1 Visão Geral do Sistema de Informação

Abrange desde o cadastramento de todos os usuários até a tomada de decisões sobre as peculiaridades financeiras, ou seja, o ciclo é complexo, completo e permanente.

Em uma visão geral de sistemas de informações podemos delimitar três principais níveis, que são: ESTRATÉGICO, TATICO e OPERACIONAL, estes níveis se mantem em todas as organizações, amparadas nas habilidades pessoais e necessidades familiares. O projeto não chegara a se aprofundar no nível estratégico, pois é voltada a área governamental.

2.1.1 Sistemas de Informações Empresariais

É um sistema que se aplica dentro de uma organização no qual se percebe o desafio profissional e tomadas de decisões, mas acima de tudo a competitividade interna e externa, criando uma junção de esforços coletivos para o proposito da organização com fins lucrativos. Aliando a tecnologia a organização e aos recursos humanos transformamos de um simples conjunto de subsistemas em uma organização familiar forte, são alguns dos fatores mais característicos de um sistema de informação empresarial.

Os sistemas de informações empresariais trazem informações de extrema importância para a organização tanto no aspecto preventivo como nas informações do resultado final.

O sistema de informação empresarial traz uma divisão citada abaixo:

• Perspectiva de negocio;

o No que se refere à parte de recurso familiar;

• Perspectiva funcional;

o Tem uma abrangência maior, onde envolve finanças, marketing, produção e recursos humanos;

• Perspectiva organizacional;

o São sistemas mais complexo que veremos mais adiante detalhadamente cada um (SPT, SIG, SAD).

Em nosso projeto criamos algumas metas onde envolve algumas das perspectivas aludidas, metas essas que afloram quando falamos de organização familiar, ou seja, uma maneira responsável de se organizar com o orçamento, sopesando o que se recebe e o que se gasta, garantindo com isso um permanente equilíbrio no orçamento.

2.1.2 Sistemas de Processamento de Transações

São processamentos da rotina de uma organização seja empresarial ou familiar, em nosso projeto o SPT estará sendo desenvolvido principalmente pelo usuário do terminal o qual terá a missão de inserir dados das receitas e das despesas bem como dos produtos, fornecedores, cadastrar compras entre outras atribuições, processamento este que dará suporte ao sistema gerencial através de relatórios e dados estatísticos.

A padronização de procedimentos também é uma das vantagens quando se implanta um SI na organização, sendo que o SPT proporciona esta atividade já que todos os procedimentos são gerenciados e controlados, nesta situação pelo gestor familiar que é o responsável de todas as despesas e receitas.

2.1.3 Sistemas de Informação Gerencial

O projeto da organização familiar por se tratar de um sistema com ciclo quase completo, pois os usuários não terão acesso a alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com