TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL PROINTER II - IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  31/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

POLO: SANTA MARIA/RS

2ª SÉRIE

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

TUTOR(A) A DISTANCIA: LUCIANO QUEVEDO

SANTA MARIA/RS

2016.2

JEFFERSON BARBOSA DA SILVA

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Gestão financeira da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

Orientador (a): Tutor(a) a distância Luciano Quevedo.

SANTA MARIA/RS

2016.2

RESUMO

      Com as diversas mudanças climáticas ocorrendo no mundo as pessoas começam a se preocupar cada dia mais com o meio ambiente no qual vivem, e criam diversas soluções para suas ações terem um impacto menor no meio ambiente, e as empresas se tornam mais cobradas para aderirem aos novos padrões e leis respeitando ao meio ambiente. Por isso, neste trabalho temos como objetivo implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa LC Moto peças, uma loja de manutenção e venda de acessórios de motos com grande diversidade de marcas, localizada em Santa Maria, na região central. Pensando em ter como consequência um lucro maior, pesquisamos um sistema que gere melhor resultado para a empresa e tenha menor custo.


INTRODUÇÃO

      A tendência atual é que as empresas façam do seu desempenho ambiental um fator diferencial no mercado. O que significa, em alguns casos, adotar requisitos internos até mais restritivos que os legalmente impostos no país.

      O estudo para implantação de sistemas de gestão ambiental tem, ultimamente, galgado um nível de importância bastante elevado, pois cada vez mais se tornou indispensável às empresas os adequados gerenciamentos dos seus recursos, processo e produtos de forma a não agredir o meio ambiente e obter o melhor desempenho econômico. Desta forma, em todo mundo observa-se uma corrida pela certificação ambiental, como forma de garantir posição no mercado e melhoria do seu desempenho global.

      Essas ações são devidas as pressões da sociedade, que ainda e muito pequeno principalmente Brasil e em outros países em desenvolvimento. Em relação a pressão dos clientes, o que se tem observado e que as maiores empresas estão buscando certificados e ao mesmo tempo estão pressionando seus fornecedores para que assim o façam e assim sucessivamente.

     Consequentemente buscar-se descobrir dentro do tema de empreendedorismo sustentável a melhor maneira de agir no atual mercado, buscando empreender para alcançar a prosperidade financeira, bem como a prosperidade nos diversos ambientes em que a empresa possa se situar, e com isso ganhar e garantir credibilidade de seus colaboradores e clientes para que os mesmos estejam satisfeitos não só com o produto e sim também com a responsabilidade social.

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

  1. ALVO DO PROJETO

Tem como alvo proprietário o Sr. Luciano. Como atua bastante tempo na cidade, tem como ponto forte uma larga experiência e sua principal referência são seus clientes.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

No levantamento de campo, descobriu-se o tipo de atividade exercida pela loja de manutenção e acessórios para motos, maquinas, ferramentas e equipamentos necessários para realização das atividades de reparos de motos.

Conta com cinco funcionários profissionais em mecânica geral, ás vezes com mais depende da demanda de serviços, a instalação da oficina é em um galpão construído na região central da cidade, o espaço destinado para os resíduos não passa de um latão que quando cheio, é levado ao cerrado próximo e às vezes ateado fogo.

Diante e descarte de resíduos extremamente nocivos ao meio ambiente e á saúde humana, tipo:

  • Óleo queimado, querosene, graxa, filtro de ar.
  • Filtro de óleo.
  • Frascos de óleo lubrificante
  • Filtro de ar.
  • papel/papelão (contaminados).
  • Pano, trapos e estopas (contaminados).

Todos esses produtos contaminados, quando queimados, a fumaça torna-se altamente tóxica devido aos o solo como aos mananciais. 

  1. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Nas analises tanto interna quanto externa da empresa, foi notada que não existe uma distribuição correte de produtos resíduos e falta de um local apropriado para o despejo do mesmo.

De acordo com o proprietário, a falta de tempo devido à correria diária para a realização dos serviços leva a esse descontrole.

     O principal objetivo a ser traçado na empresa é orienta cada funcionário trazendo o máximo de conhecimento de como descarta os resíduos deixados na manutenção de motos, separando todos os resíduos em seus devidos recipientes para que depois possam ser levados para a devida reciclagem do material descartado.

  1. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

     Será necessários desenvolver soluções para evitar impactos ao meio ambiente para preservá-lo corretamente, atendendo as necessidades humanas, sem o comprometimento da futura geração, como o que se segue:

•Reduzir os recursos naturais, utilizando tecnologias com foco no crescimento da produtividade, contribuindo para a minimização de água e energia;

•Adoção do sistema de reciclagem, para a diminuição do descarte inadequado de resíduos;

•Garantir ações corretas de acordo com a lei que implementa o programa de riscos Ambientais (PPRA), estabelecido pela Norma Regulamentadora (NR9).

•Visando a preservação da saúde dos funcionários, evitando problemas futuros e acidentes no ambiente de trabalho (DATAPREV, 2015);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (227.2 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com