TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO - EVOLUÇÃO DAS PLACAS DE VÍDEO (2016)

Por:   •  5/4/2020  •  Artigo  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DAS PLACAS DE VÍDEO OFFBOARD

Carlos Henrique Mélo Ourives¹ - UNITOLEDO

RESUMO

Com o avanço da tecnologia tornou-se possível a concepção de dispositivos de hardware cada vez mais complexos, sofisticados e poderosos. Foi exatamente o que aconteceu com os adaptadores gráficos ao longo dos anos. Tais dispositivos são comumente conhecidos como placas de vídeo. São espetados em slots específicos das placas mãe dos computadores, e a cada dia vêm sendo aperfeiçoados para atender à exigente demanda tecnológica da atualidade.

A função principal de uma placa de vídeo é processar e preparar as imagens e modelos gráficos que serão exibidos pelo monitor. Com o advento de jogos e softwares que exigem cada vez mais do hardware dos computadores, tornou-se indispensável a utilização destes equipamentos gráficos, que hoje são dotados de incrível poder de processamento e desempenho assombroso, mas que nem sempre foram assim.

Este trabalho apresenta a evolução tecnológica das placas de vídeo através dos anos, bem como as principais fabricantes do passado e da atualidade que se envolveram nesse processo, além das contribuições que essas empresas trouxeram para o surgimento e aperfeiçoamento destes dispositivos, até eles chegarem ao patamar em que se encontram hoje.

Palavras chave: placas de vídeo; hardware; software; tecnologia.

ABSTRACT

With the advancement of technology has made it possible to design hardware devices increasingly complex, sophisticated and powerful. That's exactly what happened to the graphics adapters over the years. Such devices are commonly known as video cards. They are needled in specific slots of motherboards of computers, and every day has been optimized to meet the demanding current technological demand.

The main function of a video card is to process and prepare the images and graphics models that will be show by the monitor. With the advent of games and softwares that requires more and more of the computer hardware, it has become indispensable the use of these graphics equipment, which today are endowed with incredible processing power and stunning performance, but that was not always so.

This work presents the technological evolution of the video cards through the years, as well as the main manufacturers of the past and present who have been involved in this process, in addition to the contributions that these companies had for the emergence and improvement of these devices until they reach the level they are in today.

Key words: video cards; hardware; software; technology.

¹ Graduando em Engenharia Civil – Centro Universitário Toledo (2016)

1. INTRODUÇÃO

Nos computadores simples e mais baratos, as placas de vídeo normalmente são incorporadas à placa mãe, são as denominadas placas onboard. Já nos computadores mais sofisticados e mais caros, os adaptadores de vídeo podem possuir um processador próprio, que é o GPU (Graphics Processing Unit,ou Unidade de Processamento Gráfico) que se dedica exclusivamente para aliviar o trabalho do processador principal do computador. Estes tipos de adaptadores avulsos são conhecidos como placas de vídeo offboard. Dispositivos estes, que são justamente o objetivo de estudo deste trabalho.

O papel fundamental de uma placa de vídeo offboard é o de gerar imagens e efeitos visuais em três dimensões e acelerar os efeitos bidimensionais. Deve trabalhar em paralelo ao processador central (CPU), gerando assim um resultado final melhor e mais rápido.

Com o notável avanço da tecnologia, os games e aplicativos de renderização estão exigindo cada vez mais do poder de fogo dos computadores. Ferramentas de animação e renderização profissional como o Autodesk Maya, 3D Studio Max e Unreal Engine 4 demandam uma configuração robusta  para serem executados com fluidez e sem “lags”. Do mesmo modo, jogos atuais com altíssimos efeitos de iluminação, movimentação e física dinâmica necessitam de um forte processamento gráfico para executar todos esses efeitos em tempo real e sem travamentos.

Para atender a essa demanda tanto profissional quanto do ramo do entretenimento, a NVIDIA e a AMD (duas maiores fabricantes de chipsets gráficos da atualidade), competem pau à pau pela liderança no mercado. Porém, o mercado nem sempre foi monopolizado por essas duas gigantes da tecnologia.

As primeiras placas de vídeo contavam com recursos limitados, mas que eram revolucionários para a época em que foram lançadas. A primeira GPU dedicada integralmente para tarefas gráficas foi a S3 Trio, lançada em 1995 pela extinta fabricante de chipsets S3. NVIDIA e ATI (atual AMD) entrariam para a briga apenas alguns meses mais tarde.

Figura 1 – Logomarca da S3 Graphics

[pic 1]

http://www.download.net.pl

Contudo, toda essa evolução ocorreu aos poucos, e com o passar dos anos, muitas empresas saíram do mercado. NVIDIA e ATI (que posteriormente foi comprada pela AMD) foram as duas únicas que permaneceram firmes, lançando placas de vídeo com chipsets cada vez mais sofisticados. Hoje em dia estes dispositivos estão tão avançados, que uma placa de vídeo topo de linha pode chegar a custar uma bagatela de até R$13.000,00.

Figura 2 – AMD E NVIDIA – líderes no mercado de GPU’s

[pic 2]

http://www.deskdecode.com

2. OBJETIVOS

Visando o entendimento acerca do modo como os chips gráficos atingiram o nível que se encontram hoje, este trabalho tem como objetivo apresentar de maneira breve a evolução tecnológica dos adaptadores gráficos ao longo dos anos, bem como a importância que tiveram para o desenvolvimento dos diversos segmentos da tecnologia envolvidos com a sua utilização. Em conjunto, também serão apresentadas as empresas que foram destaque na época do surgimento destes dispositivos, além das que permanecem até os dias atuais no mercado com constantes e significativos lançamentos.

3. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a construção deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Foram consultados artigos em sites especializados em tecnologia de hardware.

4. EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

As primeiras placas gráficas 2D a serem fabricadas foram da empresa S3 Graphics. Considerada por muitos como a primeira placa de vídeo propriamente dita, a S3 Trio foi uma verdadeira revolução na década de 90. A novidade da época era que, pela primeira vez um chip de vídeo reunia os três componentes básicos de vídeo nos computadores: o processador propriamente dito, o RAMDAC (conversor entre os sinais digitais dos chips e os sinais analógicos do monitor) e o gerador de freqüência. Ao todo, foram lançadas três diferentes versões da S3 Trio, que marcaram presença nessa época juntamente com os chips Mach8, Mach32 e Mach64 da ATI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (733.7 Kb)   docx (674.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com