TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATUAIS CONCORRÊNCIAS ENTRE EMPRESAS DO MERCADO TECNOLÓGICO E INFORMACIONAL.

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 8

AS ATUAIS CONCORRÊNCIAS ENTRE EMPRESAS DO MERCADO TECNOLÓGICO E INFORMACIONAL.

  1. Introdução

        O verdadeiro mercado da Tecnologia de Informação começou a poucas décadas, principalmente a dos sistemas operativos de computadores, é sobre essa tecnologia que iremos discutir o atual cenário de concorrência de mercado entre as principais empresas que se destacam por inovar trazendo novas ideias que se adequem a realidade atual.

        Os computadores ao longo de sua história de criação e desenvolvimento foram marcados por fascinar seus usuários, hoje em dia não é diferente, ainda mais que eles estão presentes em nossa vida de uma maneira jamais vista anteriormente. Não é difícil se deparar com a imagem de um computador, seja na recepção de um escritório, em um supermercado, ou em uma biblioteca, eles invadiram e chegaram a todas as camadas da sociedade, sendo de fundamental importância, e quase que indispensáveis nos dias de hoje, por isso nos chama atenção o fato de se discutir esse desenvolvimento do mercado de TIC's.

        O que motivou essa expansão da informática foi uma necessidade de se desenvolver algo que pudesse mudar a forma como agimos para resolver os problemas do nosso dia a dia, e que muitas vezes são casos de extrema complexidade para resolvermos, sendo assim os computadores têm o objetivo de nos auxiliar nessas atividades.

        É com essa visão que foram surgindo diversas empresas que enxergaram ali uma oportunidade de desenvolver um mercado que tomaria rumos impressionantes, sendo essa atividade de mercado formada principalmente por algumas empresas que souberam se mantiver nesta atividade desde o começo desse novo ramo de negócios.

        Hoje em dia as principais empresas que atuam no setor estão mais ligadas às tecnologias móveis, o desenvolvimento de aparelhos portáteis está em amplo crescimento e hoje é considerado como os novos computadores, esse novo caminho que foi aberto serviu para estas empresas entrarem de vez na briga por uma fatia de mercado.

        Iremos mostrar a competitividade de duas empresas que possuem duas plataformas tecnológicas mais utilizadas atualmente, estamos falando das gigantes, Google Inc., detentora do sistema operacional para dispositivos, o Android, e a Apple Inc. empresa que desenvolveu o sistema IOS para os dispositivos da marca, falaremos dessas duas, porém ainda há outras que estão nessa briga, entretanto o principal cenário de disputa está associado às duas maiores.

        Adiante iremos abordar os principais aspectos que diferenciam e tornam essas organizações diferentes das outras, indicaremos as principais características, qualidades e desvantagens de cada uma, para podermos apontar o nosso ponto de vista sobre elas.

  1. As empresas

2.1- Apple Inc.

        É uma corporação multinacional americana sediada em Cupertino, Califórnia, EUA, que projeta e vende bens de consumo eletrônicos, softwares para computadores, dispositivos móveis, e computadores pessoais. Os produtos mais conhecidos da companhia são a linha dos computadores Macintosh, o IPod, o IPhone e o IPad. Seus software incluem o sistema operacional Mac OS X e o browser de mídia ITunes; o browser da web Safari; e o sistema operacional para celulares IOS.

        Dessa empresa falaremos especificamente sobre o IOS, é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o smartphone IPhone, que também tem versões para  iPod touch, iPad e Apple TV.  Um fato que diferencia o sistema da Apple é que ele não permite que seja executado em hardware de terceiros, ou seja apenas aparelhos da marca são possuidores desse sistema.

2.2- Google Inc.

        É uma corporação multinacional americana com sede na Califórnia, EUA, que provem produtos e serviços relacionados com a Internet, incluindo busca na Internet, cloud computing, e tecnologias de software e de propaganda. As receitas de propaganda do serviço Adwords geram quase todos os lucros da companhia.

        Apesar de a Google não produzir hardware próprio, ainda é a que mais distribui o seu sistema, o Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pela empresa para smartphones e vários outros dispositivos.

        O Android surgiu em 2003, na cidade de Palo Alto na Califórnia e foi desenvolvido por Andy Rubin, Rich  Miner, Nick Sears e Chris White

        O sistema Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV, carro e relógio de pulso. O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.

        Atualmente o Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, e, em 2013, já possuía a maior porcentagem das vendas mundiais de sistemas móveis. Dispositivos com o sistema Android vendem mais que os eletrônicos com Windows, iOS e Mac OS X juntos.

  1. Início do mercado

        A Apple foi a que iniciou a criação sistemas avançados para dispositivos, e Google tendo se destacado na indústria de serviços para à Internet, ou seja, serviços que estão diretamente ligados à nossa atualidade, hoje estas organizações estão trabalhando em mercados cada vez mais convergentes.

        Após a criação do primeiro aparelho, o iPhone, como um smartphone que transformou a indústria das telecomunicações, já que é um dispositivo que soma a telefonia móvel, os serviços voltados para Internet e os artigos da computação, estes dois gigantes estão entrando numa competição que está redefinindo a rumo da indústria de tecnologias de informação e comunicação.        A Google em busca de se manter à altura da Apple, chegou a comprar a Motorola Mobile em 2011, com isso passou a desenvolver aparelhos com o próprio sistema, buscando se igualar à concorrente .

  1. A disputa de mercado

        A batalha entre os sistemas móveis tem muitas semelhanças com a disputa entre as plataformas computacionais, atualmente podemos dizer que a disputa entre Google e Apple é de certo modo muito parecida com a da Apple e Microsoft no início dos computadores pessoais.

        O Iphone, que foi lançado em 2007, como o primeiro smartphone a ser desenvolvido, fornecendo a um usuário normal ter um computador em seu bolso. As pessoas adotaram o Iphone, os desenvolvedores criavam aplicativos para o sistema IOS, e os concorrentes tiveram que buscar uma forma de tentar acompanhar esse novo software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com