TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REDES DE COMPUTADORES .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

REDES DE COMPUTADORES

ANÁPOLIS GOIÁS

2014

Atividades práticas supervisionadas

Trabalho de atividades práticas supervisionas, apresentado como exigência parcial para a obtenção da nota do sexto período no curso de Bacharel em Ciência da Computação, na faculdade Anhanguera de Anápolis.

ANÁPOLIS GOIÁS

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, veremos vários conceitos utilizados em Redes de Computadores, desde simples instalação do Sistema Operacional, até estruturas mais complexas, como foi pedido no ATPS, criaremos uma Rede coorporativa com suas devidas definições, e trabalharemos com a manipulação de seus protocolos de endereçamento, além de abordarmos vários recursos utilizados no processo de otimização da rede e seus principais conceitos e definições.

1. Histórico da Empresa

2.

1.1 Características da Empresa

Começamos em 2012 uma microempresa de desenvolvimento de software que tem como nome insigne desenvolvimento que foi fundada por um grupo de estudantes de ciência da computação que tem muito interesse na área de programação e estamos trabalhando no desenvolvimento de software para pequenas empresas e empresas de médio porte.

Estamos com sete funcionários todos desenvolvedores contamos com pretendemos expandir o nosso negócio não só para desenvolvimento local mas queremos globalizar o nosso sistema de Desenvolvimento que no futuro estaremos também trabalhando com sistemas que serão feitos atualizações via internet e expandiremos o nosso setor de desenvolvimento com a contratação de novos funcionários para o aprimoramento de evolução e crescimento da empresa.

Nessa empresa contamos com o presidente(fundador), um engenheiro de software, um gerente te Ti, dois analistas de sistema, um gerente de redes, dois técnicos de redes, dezesseis programadores sênior e 4 programadores júnior (ou estagiários).

Portanto a estrutura da empresa e mapeada da seguinte forma:

 Escritório da Presidência;

 Escritório de TI;

 Sala do servidor;

 Sala de projetos;

 Sala de desenvolvimento;

 Gerente de redes;

1.2 Objetivos do Projeto

Com o breve crescimento da empresa e com o planejamento de expansão de nossa empresa pretendemos desenvolver o projeto de redes de nosso sistema para melhorar a qualidade e nos proporcionar uma maior capacidade de poder fazer manutenção em nossos software via internet e podermos evitar constrangimento de nosso cliente.

No entanto contaremos com um grande servidor de armazenamento de dados, trinta e quatro computadores, um firewall, cinco impressoras, duas switch, um moldem, dois Rack 19 polegadas, dois nobreak.

1.3 Esboço do Projeto de Rede de Computadores

2. Estrutura Física e Lógica da Rede de Computadores

2.1 Topologia Física do Sistema de Redes de Computadores

O padrão utilizado será Ethernet (Sistema de Cabeamento de Par Trançado – Conectores RJ45) por ser o mais utilizado nas redes atualmente. E das especificações utilizadas em uma topologia física em estrela, pois esta oferece maior flexibilidade, onde os equipamentos são dispostos com a figura do Switch, permitindo assim o segmento da rede em outras sub-redes.

A mesma é caracterizada pela ligação de todos os computadores em um componente central denominado de Switch ou seja: As informações geradas a partir de um computador trafegam pela rede sem o perigo de colisão até o modem e vice e versa.

A grande vantagem dessa topologia do tipo Estrela é a sua robustez. Isso significa que em uma eventual falha de uma das máquinas (P.C), as demais continuam funcionando. Além de oferecer recursos e gerenciamento centralizados.

2.2 Equipamentos do Sistema de Redes de Computadores

Servidor em rack PowerEdge R520

Informações Técnicas

 Processador

Processador das famílias de produtos Intel® Xeon® E5-2400 e E5-2400 v2

Soquetes do processador: 2

Interconexão interna: Link Intel QuickPath Interconnect (QPI): 6,4 GT/s, 7,2 GT/s, 8,0 GT/s

Cache:2,5 MB por núcleo; opções de núcleo: 4, 6, 8, 10

 Sistema operacional

Microsoft® Windows Server® 2012

Microsoft Windows Server 2012 Essentials

Microsoft Windows Server 2008 R2 SP1, x64 (inclui Hyper-V® v2)

Novell® SUSE® Linux Enterprise Server

Red Hat® Enterprise Linux®

Opções de virtualização:

Citrix® XenServer®

VMware® vSphere® ESX™ e ESXi™

Red Hat Enterprise Virtualization®

 Chipset

Chipset:Intel C600 Series

 Memória RAM

Memória RAM:Até 384 GB (12 slots DIMM): DDR3 de 2 GB/4 GB/8 GB/16 GB/32 GB e até 1.600 MT/s

 Armazenamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com