TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REGRAS PARA O REGISTRO DE UM DOMÍNIO NO BRASIL

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

REGRAS PARA O REGISTRO DE UM DOMÍNIO NO BRASIL

Jeferson Cerqueira Bispo

Tutora externa: Ivonete Maciel Lima Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Gestão de Tecnologia da Informação (GTI 0091) – Aspectos Legais em Informática e Ética

05/12/2017

RESUMO

A presente pesquisa apresenta uma análise sobre as regras para o registro de um domínio br. Mas, espere um momento, você sabe o que significa um domínio? Qual a sua função? O domínio é uma maneira pela qual os sites são apresentados na internet, o qual tem a finalidade de fazer a ligação entre o usuário que utiliza a internet e os servidores encarregados de hospedar os sites, tudo de forma exclusiva, fáceis de memorizar e mais amistosos aos seres humanos. A conclusão dos resultados obtidos aponta que, o domínio, tornou-se parte fundamental da web e mesmo que despercebidamente integra a vida de boa parcela da população.

Palavras-chave: Usuário. Domínio. Internet. Regras. Registros.

1. INTRODUÇÃO

        O domínio é um nome exclusivo que tem por finalidade localizar e identificar você ou sua empresa rede mundial de computadores, e que se apresenta logo após o www. em sites ou após o @ em e-mails. É o endereço pelo qual as pessoas usam para conectar-se na web, sendo assim, tornou-se indispensável para quem deseja obter um site ou blog.

          É o modo pelo qual todas as paginas da web estão disponíveis. Segundo Corrêa (2008), o domínio tem a função principal de materializar a conexão entre o usuário de internet e o servidor responsável pelo alojamento do site.

         

Demais considerações a respeito da temática proposta, seguem ao longo deste paper.

2. HISTÓRICO:

                  Para os usuários de modo geral, tornou-se algo natural, simples e de certo modo, algo automático o uso de um domínio, seja ele “.com”, “.com.br” dentre outros, ao querer acessar um determinado site. Frisando o domínio BR, o mesmo representa todas às paginas brasileiras na rede mundial de computadores, a internet.

Faz-se necessário, voltar um pouco no tempo, para compreender a historia do domínio br. Tudo começou dentro das universidades, na busca por inovações tecnológicas unindo e conectando os alunos.

Na década de 1980 o governo e pesquisadores brasileiros uniram-se para planejar e organizar a construção de uma rede que interligasse as universidades. Mas, foi somente quando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Laboratório Nacional de Computação Científica fecharam parcerias com instituições de pesquisas dos Estados Unidos que a internet efetivamente foi implantada no Brasil. (Rafael, maio 25, 2017).

Conforme o Registro.br, departamento do NIC.br, responsável pelas atividades de registros e manutenção dos nomes de domínio quem usam o .br e executora dos serviços de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos no pais. O primeiro domínio br foi criado em 18 de abril de 1989, antes, inclusive, da primeira conexão de internet no Brasil, que só ocorreu dois anos mais tarde.

Ainda conforme o Registro .br, em 1989, o cientista da computação estadunidense e conhecido mundialmente pela contribuição no desenvolvimento das normas para a rede, Jon Postel, incluiu o Brasil em seu mapeamento global da internet.

Rafael ( 2017),  afirma que Desta forma, o cientista, por meio da IANA, criou o ccTLDs (Country Code Top-level Domain, em português, domínio de topo de código de país) específico para o Brasil. Como os identificadores de ccTLDs são compostos por duas letras, naturalmente, o domínio brasileiro ficou sendo .br.

No ano de 1991, o Brasil fez seu primeiro tráfego IP com uma rede internacional, no mesmo ano Jon Postel estabeleceu junto a comunidade acadêmicas brasileiras a primeiro estruturamento de nomes sob o .br:

  • Universidades e Institutos de Pesquisa ficariam diretamente sob o .br, como usp.br, ufsc.br, inpe.br.
  • Assim como nos Estados Unidos seriam criados domínios de primeiro nível (TLD) sob o .br. TLDs, resumidamente, são a parte do endereço que vem depois do ponto, como por exemplo, google.com. Neste caso, o TLD é o .com. O domínio de segundo nível, por exemplo, é, basicamente, seu nome de domínio (www.nomededominio.com.br). Assim criaram-se TLDs como com.br. net.br, gov.br e mil.br.
  • O gov.br ficou destinado exclusivamente a entidades do Governo Federal. Já para as instituições da esfera estadual surgiram os domínios vinculados às siglas de cada estado, como sp.gov.br, sc.gov.br.

Assim em 1992, os domínios .br conseguiu atravessar as paredes das universidades e as esferas governamentais e chegar ao corpo social civil. Com realizações de conferencias como o Eco-92, conquistando cada vez mais espaço no Brasil.

Hoje, conforme dados do Registro.br, órgão responsável pelo registro no Brasil, o domínio .br é o domínio mais utilizado no país, totalizando 92,07% do total. Equivalente a um total de registro de 3.918.671, até o momento, com 25 anos de ativação e serviço prestados.

3. REGRAS PARA O REGISTRO DE UM DOMÍNIO NO BRASIL

          Buscando melhor organização e padronização dos serviços, o nome do domínio deve observar os padrões estabelecidos pelo protocolo denominado DNS (domain name system), sendo tais requisitos estipulados no Brasil pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, por meio da Resolução CGI.br/RES/2008/008/P de 28 de novembro de 2008. (Corrêa, 2008)

Sendo assim, conforme Resolução CGI.br/RES/2008/008/P, todo nome de domínio disponível para registro será concedido ao primeiro requerente que satisfizer, quando do requerimento, as exigências para o registro do mesmo, conforme as condições descritas na resolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (358.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com