TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PROGRAMAÇÃO DE LINGUAGEM COMERCIAL

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE PITAGORAS

ATPS DE PROGRAMAÇÃO DE LINGUAGEM COMERCIAL

BELO HORIZONTE, 2015


[pic 2]

FACULDADE PITAGORAS

Brandon Anderson

Felipe Marcos Eufrânio

Robert Soares Marins

Tayná Lauton R. da Silva

Tiago da Silva

Wagner Gomes - Orientador

ATPS DE PROGRAMAÇÃO DE LINGUAGEM COMERCIAL

BELO HORIZONTE, 2015

INTRODUÇÃO

A programação comercial como o próprio nome diz baseia-se no uso de uma determinada linguagem de programação e a sua implementação em um ambiente comercial, voltado inteiramente para o mercado de trabalho.

Um sistema de informação competente, no mundo dos negócios, é bastante importante pois a partir dele, um sistema pode ser melhor gerenciado, mais seguro mais acessível, isso pode por exemplo alterar o foco da empresa para a revenda dos produtos ou serviços e a obtenção de lucros.

Tendo em vista este conceito de programação comercial a utilização da linguagem C# se tornou bastante usual dentro do universo da programação na criação de softwares voltados para este segmento, uma vez que esta ferramenta está diretamente ligada ao um dos principais produtos da Microsoft o Windows, produto este que é bastante utilizado nas grandes empresas pela sua facilidade e interatividade. É possível notar esta semelhança através da IDE de desenvolvimento do C#, o Visual Studio, que oferece uma vasta interatividade com o usuário e mais dinamismo na procura de recursos o que já adianta o processo de criação de software utilizando esta linguagem específica.

Neste trabalho temos o seguinte problema a ser resolvido: Uma empresa está no processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com o intuito de adequar a seus processos, infraestrutura e sistemas de informação para futuramente obter um certificado de qualidade ISO 9001:2008. Na implantação do SGQ, geralmente há consultores que irão avaliar e sugerir diversas mudanças administrativas e operacionais, visando obter maior qualidade e otimização dos recursos da empresa. Para ocorrerem essas mudanças, os colaboradores recebem diversos treinamentos, manuais e orientações para estarem cientes das mesmas. Os treinamentos e procedimentos geram diversos documentos e manuais para os funcionários. Uma das medidas tomadas pela empresa foi solicitar a criação de um Sistema de Informação (SI) para facilitar a disponibilização da documentação e outros materiais para seus colaboradores. É importante citar também o fato da IDE do Visual Studio trazer consigo uma vasta gama de bibliotecas já prontos e que pode muito bem ser utilizados pelo programador facilitando o adiantamento dos processos. Procuramos através deste trabalho entender não só a linguagem C# mais o seu conceito de linguagem comercial e a sua implementação dentro do mercado de trabalho. O desafio proposto é o desenvolvimento de um SI para auxiliar na divulgação e acesso às informações e aos procedimentos do Sistema de Qualidade a serem seguidos pelos departamentos da empresa citada acima

É importante citar também o fato da IDE do Visual Studio trazer consigo uma vasta gama de bibliotecas já prontos e que pode muito bem ser utilizados pelo programador facilitando o adiantamento dos processos.

Procuramos através deste trabalho entender não só a linguagem C# mais o seu conceito de linguagem comercial e a sua implementação dentro do mercado de trabalho.


1. RELATÓRIO 1

  1. DIFERENÇAS ENTRE C# E OUTRAS IDES

C# (CSharp) é uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft, faz parte da sua plataforma .Net. A companhia baseou C# na linguagem C++ e Java.

Ao contrário das outras linguagens de programação, nenhuma implementação de C# atualmente inclui qualquer conjunto de bibliotecas de classes ou funções. Ao invés disso, C# está muito vinculada ao framework .Net, do qual C# obtém suas classes ou funções de execução. O código é organizado em um conjunto de namespaces que agrupam as classes com funções similares. Por exemplo: System.Drawing para gráficos, System.Collections para estrutura de dados e System.Windows.Forms para o sistema Windows Form.

Um nível de organização superior é fornecido pelo conceito de montador (assembly). Um montador pode ser um simples arquivo ou múltiplos arquivos ligados juntos (como em al.exe) que podem conter muitos namespaces ou objetos. Programas que precisam de classes para realizar uma função em particular podem se referenciar a montadores como System.Drawing.dll e System.Windows.Forms.dll assim como a biblioteca core (conhecida como mscorlib.dll na implementação da Microsoft).

Apesar do C# ser semelhante a linguagem JAVA em alguns aspectos, existem algumas diferenças importantes como o fato do C# suportar indexadores e delegados, ser uma linguagem compilada e não interpretada como no JAVA, possui todos os tipos derivados de object, possui passagem de parâmetros por referência, possui operadores de conversão entre outras diferenças.

Além da diferença de linguagem a IDE de desenvolvimento em C#, Visual Studio, que é um programa da Microsoft, é bastante semelhante a alguns aspectos presentes no sistema operacional Windows, como sua facilidade e interatividade.

1.1.1 Quadro de Diferenças entre C# e Java

LINGUAGEM C#

LINGUAGEM JAVA

Trabalha com ponteiros;

Não trabalha com ponteiros, apenas passagem de métodos;

C # permite que várias públicas classes no mesmo arquivo;

Java requer que um nome de arquivo de origem deve coincidir com o único público de classe dentro dele;

Conteúdo dos arquivos são livres;

Conteúdo dos arquivos são restringidos;

A reflexão pode ser utilizada para criar novas realizações para novas combinações de parâmetros de tipo.

A reflexão não pode ser usado para construir novas realizações genéricos. Durante a compilação código extra (typecasts) são injetadas no cliente código de genéricos. Isso impede a criação de novas realizações mais tarde.

Tanto pode definir exceções genéricas e usá-las nas cláusulas de captura.

Excepções genéricos não são permitidos e um parâmetro de tipo não pode ser utilizado em uma cláusula de captura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (404.1 Kb)   docx (246.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com