TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PARADIGMAS DA PROGRAMAÇÃO (ETAPA 1)

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS paradigmas da programação

Passo 2 (Aluno)

A primeira tarefa que a PwC solicitou às equipes participantes do processo de seleção,

foi que respondessem as questões apresentadas a seguir.

1. Defina o que é uma linguagem de programação sob a conotação sintática e também semântica:

Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

2. Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagens de programação: legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade:

Legibilidade

Simplicidade Global é uma das principais características da legibilidade, ela afeta diretamente a facilidade de leitura. As linguagens com um maior número de componentes básicos são mais difíceis de serem aprendidas do que uma com poucos componentes.

Alguns fatores que melhoram a legibilidade: Desenvolvimento e depuração de programas, manutenção de programas, Expressividade, desempenho de equipes de programação, fatores que melhoram a legibilidade, abstração de dados, comandos de controle, modularização de programas, documentação, Estruturas de controle, sintaxe e semântica.

.

Confiabilidade 

A confiabilidade é a medida em que um programa se comporta de acordo com suas especificações sob todas as condições e não deve ser confundida com o conceito de segurança.

Abaixo temos alguns fatores que melhoram a confiabilidade:

Verificação de tipos, legibilidade e capacidade de escrita, manipulação de exceções, verificação de tipos e Apelido.

E o último critério mais importante para se avaliar uma linguagem é a:

Capacidade de escrita:

A capacidade de escrita é uma medida de quão fácil é utilizar uma linguagem para escrever programa para um determinado domínio de problemas.

Fatores da capacidade de escrita:

Simplicidade e ortogonalidade, suporte para abstração e expressividade. O domínio do problema é um fator importante para a avaliação, já que seria injusto comparar uma língua que foi criada para resolver um tipo de problema com outra que não foi.

3. Apresente um exemplo de trecho código fácil e difícil de ler, indique de quais linguagens de programação eles se referem. Explique o porquê da diferença:

No exemplo abaixo temos um programa que calcula a média de três números e nos volta o resultado da média. O programa abaixo foi criado em C++ uma linguagem fácil para esse tipo de problema:

#include

int main(){

     int a,b,c;

     printf("%d", a+b+c/3;);

}

Agora vemos o mesmo problema programado em Assembly:

section .text

global meanf;

meanf:

  fld [dword esp+4]

  fadd [dword esp+8]

  fadd [dword esp+12]

  fdiv [dword CONST_3]

  ret

section .rodata

.align 4

CONST_3  dd  3.0

Nota-se que é bem mais trabalhoso programar em Assembly do que C++ esse tipo de problema.

Passo 3

Etapa 2

Passo 2 (Aluno)

O processo seletivo da PwC continua e solicita aos participantes que analisem o código do programa apresentado na Figura 1 e respondam as questões propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (396.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com