TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL CONTRIBUIÇÕES DA DOMÓTICA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  6/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 11

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL[pic 1]

Senai Dendezeiros

Egno Queiroz Almeida

Fábio de Carvalho Santos

Jeferson Takahashi de Souza filho

Pedro Rómulo Araújo Cunha

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

CONTRIBUIÇÕES DA DOMÓTICA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

Salvador

2022

Egno Queiroz Almeida[pic 2]

Fábio de Carvalho Santos

Jeferson Takahashi de Souza filho

Pedro Rómulo Araújo Cunha

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

CONTRIBUIÇÕES  DA DOMÓTICA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI como pré-requisito para a obtenção do Diploma de Técnico em eletrotécnica.

Orientador(a): Prof.(a) Sandro Tiago Pereira dos Santos.

Salvador

2022

Sumário

Resumo        4

Abstract        4

1. INTRODUÇÃO        5

2. AMBIENTE        5

2.1. Iluminação        5

2.2. Climatização        6

3. SISTEMA DE SEGURANÇA        5

3.1. Alarme e Intrusão        6

3.2. Incêndio        7

4.MONITORAMENTO DE DADOS        7

5.DOMÓTICA PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA        8

5.1. Pessoas idosas        8

5.2. Pessoas com deficiência        9

6.COMPONENTES DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL        10

6.1. Sensores        10

6.2. Controladores        11

6.3. Atuadores        11

7.CONCLUSÃO        11

8.REFERÊNCIAS        12

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA DOMÓTICA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

Egno Queiroz Almeida

Fábio de Carvalho Santos

Jeferson Takahashi de Souza filho

Pedro Rômulo Araújo Cunha

Orientador(a): Prof.(a) Sandro Tiago

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discorrer sobre automação residencial abordando as suas aplicações e como ajuda a melhorar a qualidade de vida dos moradores de uma casa inteligente. Toda casa automatizada é interligada, onde de forma remota pode-se ter acesso ao ambiente pelo acionamento e seccionamento da iluminação e controle de climatização, sistema de segurança através de alarmes sonoros e visuais, além de sistemas que imitam a presença de pessoas na residência e acompanhamento de dados residenciais que ajudam na organização e personalização da casa. Todos esses fatores proporcionam uma facilidade sem igual para qualquer pessoa, e, no caso de pessoas idosas ou com deficiência, representam a chance de uma vida mais independente.

Palavras-chave: Ambiente, sistema de segurança, acompanhamento de dados, autonomia.

Abstract

This article aims to talk about home automation addressing its applications and how it helps to improve the quality of life for residents of a smart house. Every automated house is interconnected, where you can remotely access the environment by activating and deactivating the lighting and climate control, security system through audible alarms and visuals, in addition to systems that mimic the presence of people in the house and monitoring of residential data that help in the organization and customization of the house. All these factors provide unparalleled practicality for anyone, and, in the case of elderly or disabled people, represent the chance of a more independent life.

Keywords: Environment, security system, monitoring, home automation.

  1. INTRODUÇÃO

A automação residencial consiste de vários sistemas interligados entre si que podem ser programados para atuar em momentos específicos. Esse sistema pode ser utilizado para vários fins, a exemplo da climatização e iluminação de um local, dos sistemas de segurança contra acidentes domésticos e invasões de pessoas indesejadas, do acompanhamento de dados como consumo de energia ou água, além de facilitar a vida das pessoas idosas e com deficiência, proporcionando assim uma maior facilidade, conforto e autonomia para quem o utiliza em sua residência. Desde que foi implantada, essa tecnologia foi se expandindo e trazendo novas funcionalidades que ajudam as atividades do quotidiano.

  1. AMBIENTE

  1. Iluminação

Com o avanço e o sucesso da automação residencial, muitas empresas buscaram evoluir junto ao mercado e, com isto começaram a desenvolver sistemas automatizados na área de iluminação, nos quais os componentes podem ser incorporados às luminárias que já possuem um sistema eletrônico integrado possibilitando novas aplicações.

Os sensores de presença são componentes muito usados na iluminação aos quais atuam por meio de detectores de calor emitido pelo corpo, transmitindo uma mensagem em formato de sinal elétrico que por sua vez acionará a luminária. Assim tornando desnecessário o uso de interruptores de acionamento manual.

As aplicações da automação utilizadas no setor de iluminação não são restritas apenas por acionamento, pois temos funções como a dimerização, a mudança de temperatura de cor, o temporizador e a agenda e programação de todas essas funções personalizadas de acordo com o ciclo circadiano do usuário, tudo isso utilizando um simples e pequeno equipamento que hoje é parte essencial em nossas vidas, a exemplo do aparelho celular, ou seja, de forma fácil e prática pode-se customizar toda a iluminação de uma residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com