TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explicar os 5 S e como ele contribui para a melhoria do ambiente de trabalho

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Explicar os 5 S e como ele contribui para a melhoria do ambiente de trabalho.

Administração Geral                                         Professor: Roberto

Aluno: Paulo da Rosa e Silva Junior                        ADS 1° Semestre

5 Sensos

Os 5 S’s, ou 5 Sensos (5 palavras que começam com a letra S), conceito japonês, é uma filosofia voltada não apenas a melhoria do ambiente de trabalho, mas também a vida pessoal.

Os Sensos são:

1° Senso - Seiri: Senso de Utilização. Este senso não apenas menciona a necessidade de manter por perto o que deve ser utilizado, mas o ganho com essa prática, tais como reduzir itens próximos do local de trabalho, ganho de espaço, agilidade ao encontrar o item que se precisa.

2° Senso - Seiton: Senso de Organização. Este senso não apenas menciona a necessidade de se colocar o que será utilizado no local de trabalho, mas define a ideia que existe um lugar para cada coisa e cada coisa tem o seu lugar. Ao definir o local exato para cada idem necessário ao trabalho, o tempo para se encontrar a ferramenta, por exemplo será imensamente reduzido, pois se sabe exatamente onde está por definição.

3° Senso - Seiso: Senso de Limpeza. Este senso não apenas menciona a necessidade de se limpar o ambiente de trabalho, mas de mantê-lo limpo, sendo uma responsabilidade coletiva, tanto daqueles que trabalham no local quanto daqueles que vêm até ele. Ao se manter o local limpo, uma sensação de asseio e conforto é percebida e todos se beneficiam em manter a higienização.

4° Senso - Seiketsu: Senso de Padronização. Este senso define a necessidade do trabalho coletivo. Nada dentro de uma organização, por exemplo, pode ser feito sem o comprometimento de todos. Logo os três primeiros sensos devem ser praticados de maneira consciente e uniforme por todos na organização com a finalidade de ser alcançado este senso - Padronização. No fim todos acabam ganhando com a prática deste senso, pois praticas similares, acabam por trazer retornos positivos e semelhantes a todos.

5° Senso - Shitsuki: Senso de Autodisciplina. Este senso ascende uma luz permanente em cada indivíduo na organização, pois ninguém precisa lembrar ninguém do comprometimento quanto aos sensos anteriores. Se os resultados existem é por que cada um dá a sua parcela de contribuição. E, neste contexto, nasce a autodisciplina, onde o indivíduo faz porque sabe que tem que ser feito e não porque alguém está lembrando ele. O benefício deste senso é que um indivíduo se preocupa com o todo e não apenas com ele próprio, tornando o ambiente de trabalho mais humano e proativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com