TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Sistema de Informação.

Por:   •  9/8/2019  •  Resenha  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Capítulo 1 da Obra: Administração de sistemas de informação

O'BRIEN, James A.; MARAKAS, George M.

Aluno: Vinicius Cozim Lima.

A obra

A obra analisada, trata-se da 15ª edição, impressa em 2013, traduzida por Rodrigo Dubal

e revisada pela Universidade Anhembi Morumbi, localizada em São Paulo, Brasil. Esta obra apresenta 12 complexos capítulos tratando detalhadamente a relação com o seu tema, e possuindo o total de 539 páginas.

O autor

James O’Brien é professor e coordenador de sistemas de informação na Universidade no Norte de Arizona. Sua formação se deu na Universidade do Hawaii e seu mestrado e Ph.D. pela Universidade de Oregon. Seu campo de trabalho é voltado para a área de Marketing e gerenciamento de sistemas de informação, como se destaca o título do livro.

George Marakas é professor na Universidade de Kansas. Tem como formação Ph.D. em sistemas de informação pela Universidade de Flórida e apresenta a titulação de MBA na Universidade do Estado de Colorado. Sua experiência é destacada mesmo antes de sua formação, em que atingiu o cargo de CEO em uma renomada empresa. Hoje contribui com o tema sistemas de informação, bem como áreas atreladas a esta.

Resumo

O capítulo analisado deste resumo é o 1º do livro, identificado por Conceitos fundamentais: sistemas de informação nos negócios.

Sistemas de informação, como descreve o primeiro capítulo do livro, são de extrema importância no mundo dos negócios, uma vez que abrange todas as áreas de uma empresa em um só lugar, de modo que estas relacionam-se entre si, o que contribui para tomadas de decisões e outras funções com mais praticidade no dia a dia. Atualmente é possível descobrir como funciona um sistema de informação com um simples clique na internet, o que torna este acessível a todos membros da empresa.

A relação deste tema com computadores, é óbvia, uma vez que o instinto atual nos direcionam para este fim, porém antes mesmo dos computadores, já havia trocas de informações, como cita o capítulo. Eram feitas com conjuntos de informações importantes, seja em papéis, em sinais de fumaça ou outra forma.

Um caso citado nesta parte do livro é do site eCourier, que resumidamente, obteve um novo software em que poderia salvar informações dos clientes, mas não simples informações, e sim informações de quando compraram algo, de modo que quando deixam de fazer o pedido como de costume, a empresa recebe alertas para saberem o que aconteceu e incentivar a realização de pedidos dos clientes, caso seja a insatisfação destes, ou outro assunto pessoal. Com estes avisos, a referida terá uma base de quando, como e porque clientes desistem de seus pedidos, ou simplesmente deixam de fazer ao longo do tempo, podendo entrar em contato com estes e por fim a empresa reconquistar este cliente.

Lojas de compras on-line e lojas físicas comuns têm ativamente softwares de sistemas de informação, uma vez que necessitam de saber o que vendeu, para quem vendeu (público- alvo), o que comprar de mercadorias, o que está na moda etc. O sistema auxilia muito todas as áreas da empresa, e o melhor disso, reúne em um só lugar, tornando uma vantagem exclusiva para a loja, além de obter outros benefícios, tais como a fidelização de compradores, com novos e diferentes recursos que o sistema pode apresentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com